Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

Veja as razões para construir um aplicativo para empresa


Veja as razões para construir um aplicativo para a sua empresa
Possuir um aplicativo para empresa pode ser um grande diferencial para o seu negócio, tendo em vista que cada vez mais as pessoas estão conectadas. Então, possuir um avanço tecnológico que auxilie as duas as partes é uma ótima opção.

Possuir um aplicativo para empresa pode ser um grande diferencial para o seu negócio, tendo em vista que cada vez mais as pessoas estão conectadas. Então, possuir um avanço tecnológico que auxilie as duas as partes é uma ótima opção.


Inclusive, a tecnologia mobile está sendo cada vez mais difundida no mundo todo. Ademais, hoje em dia, a maioria das pessoas possui um smartphone, independentemente de gênero ou classe social.


Por isso, este equipamento tem se tornado cada vez mais parte fundamental da vida das pessoas. Assim, até mesmo uma empresa de serviços de contabilidade em geral pode oferecer seus serviços diretamente por meio de aplicações para este aparelho.


Além do que já foi dito, muita gente, hoje, nem mesmo possui mais um notebook ou computador, acessando a internet exclusivamente pelo aparelho telefônico. Fora que as pessoas ficam muito tempo com o dispositivo na mão, acessando redes sociais, jogos e apps.


A tendência dos aplicativos

Criar um aplicativo exclusivo para sua empresa acaba sendo uma excelente vantagem competitiva no mercado, permitindo um engajamento muito maior com seus clientes através das ferramentas de utilização.


Ainda que você possua um site responsivo, ele terá suas restrições, sendo que algumas coisas podem continuar difíceis de acessar, o que gera desinteresse da parte do público, que procura soluções rápidas e práticas para resolver suas necessidades.


Já o aplicativo é criado pensando na utilização por aparelhos móveis, o que garante uma usabilidade muito maior, garantindo que o usuário consiga explorar todo o potencial de seu conteúdo.


Se você está oferecendo um produto ou serviço para vendas, esse recurso é ainda mais importante, uma vez que seu catálogo e até mesmo a etapa de pagamento podem ser incluídos no app, garantindo mais tranquilidade para quem está fazendo a compra.


O aplicativo para empresa possui uma série de funcionalidades que permitem uma interação muito maior com seus clientes. O primeiro ponto a prestar atenção é o poder de personalização que a criação de app possui.


Você pode estilizar todo o aplicativo para deixá-lo com a cara da sua empresa, inserindo as cores e logos definidos em sua identidade visual. Dessa forma, quando o cliente ver essa paleta se lembrará imediatamente de você, seja uma empresa de gestão empresarial ou qualquer outra.


Além disso, você terá uma ferramenta otimizada para a utilização em equipamentos móveis, que podem ser de diferentes modelos e muitas vezes até de sistemas operacionais distintos, sem perder a qualidade do aplicativo.


Um aplicativo de empresa permite que você utilize uma área dele de maneira similar a um blog, onde pode colocar conteúdos úteis relacionados ao seu conteúdo de vendas, o que ajuda muito como uma técnica de marketing, atraindo novos clientes.


Isso sem contar que você pode usar a tecnologia de push notification, que é ideal para chamar a atenção dos clientes. Aqui, toda vez que você publica uma novidade interessante, como um novo produto ou uma promoção, o usuário recebe uma notificação no celular.


Para evitar transtornos que podem fazê-lo tirar o aplicativo do celular, você deve permitir que o usuário configure se deseja estas notificações, e para quais motivos.


Assim, ele só receberá aquelas que o interessam e não ficará insatisfeito com este serviço. Ademais, alguns fornecedores de brindes corporativos, ou de outros itens, podem até mesmo oferecer condições especiais para compras dentro do aplicativo.


Quais as vantagens de usar um aplicativo?

Uma das principais vantagens dos aplicativos para empresas é justamente a facilidade de utilização, bem como a variação de funcionalidades disponíveis para o acesso dos clientes.


Nestes casos, a ferramenta é versátil e apresenta todas as soluções em um mesmo local. Isso elimina a necessidade de sobrecarregar o celular abrindo abas de navegador e outras ferramentas junto do aplicativo.


A experiência do aplicativo também é superior a de um site, mesmo que responsivo, por conta de sua velocidade de carregamento. A navegabilidade pelo aplicativo é muito melhor, possuindo até mesmo opções offline, quando não há conexão disponível.


Assim, você pode programar todo o seu serviço PABX, por exemplo, enquanto está offline, permitindo que com a conexão simplesmente envie o pedido.


Isso proporciona uma experiência do cliente muito mais satisfatória, de acordo com os conceitos do smartphone de mobilidade e versatilidade. A utilização não é comprometida mesmo quando você está sem internet.


Por que aderir ao aplicativo?

Para você compreender melhor todas as possibilidades do que sua empresa pode se beneficiar com a criação de um aplicativo, é preciso identificar suas principais qualidades e como você pode aproveitar junto ao público.


Dessa forma, você consegue criar um produto de qualidade que terá boa aceitação no mercado e aumentará seu potencial de vendas, uma vez que as pessoas terão um contato mais direto com sua empresa.


Capacidade de integração

Uma das principais funcionalidades desse tipo de aplicativo é sua integração com outros sistemas que a empresa utiliza. Quando você efetua a transformação digital em sua empresa, começa a aplicar várias ferramentas importantes no seu trabalho.


A automação acaba se tornando parte importante de sua produção, e quanto mais tecnologia você envolve no processo, maior a necessidade de conseguir integrar sistemas para que todas as ferramentas funcionem corretamente.


O aplicativo para empresa tem como função integrar estes sistemas, facilitando assim que processos sejam automatizados e a eficiência geral da empresa seja ampliada, eliminando tarefas manuais repetitivas e outros elementos desnecessários para o negócio.


Através do app é possível que o cliente faça toda a jornada de compra, com relatórios sendo enviados constantemente para os sistemas de avaliação e manutenção da empresa, seja ela de software de call center ou de qualquer outra frente de atuação.


Os dados coletados durante esta operação podem não só auxiliar a fechar o negócio, eles também atuam caso o consumidor decida solicitar ajuda através de uma guia de conversas, onde sua equipe ajudará a finalizar a compra.


Ele também serve como uma forma de apurar estas informações para elaborar novas estratégias de marketing, que serão planejadas com base nestas informações para um resultado ainda melhor mais na frente.


As equipes de venda das empresas de seguros, assim como de outras companhias, também são beneficiadas com o aplicativo, principalmente em questão de vendas externas.


Quando o colaborador vai até algum lugar ofertar seus produtos e serviços, através do app ele terá informações importantes sobre:

  • Estoque disponível;

  • Preços atualizados;

  • Tempo de entrega;

  • Formas de pagamento.

Além disso, ele pode enviar sinais para a empresa diretamente de sua localização, bem como relatórios de venda após finalizar o negócio, o que acaba tornando a ferramenta essencial para este tipo de trabalho.


Melhora na tomada de decisões

Tomar decisões empresariais é um processo que demanda muita concentração e conhecimento, uma vez que a decisão errada pode gerar sérios prejuízos para a empresa. Por isso, é preciso pautar estas decisões com informações de qualidade.


O aplicativo permite um registro dos processos e dos clientes, desde informações de contato até perfil de rede social, além de todo o histórico de compras no aplicativo.


Dessa forma, você consegue traçar um perfil muito mais completo para seu público-alvo. Pensando nisso, os clientes de seu escritório de assessoria contábil, por exemplo, poderão ser muito melhor definidos assim.


Mobilidade constante

Esta é uma vantagem clara do ponto de vista negocial, uma vez que o consumidor tendo acesso a um aplicativo pode passar por todo um processo de compras com muito mais facilidade.


Entretanto, a mobilidade também é uma grande vantagem para a equipe interna. Através de um bom aplicativo de trabalho, você consegue explorar diversos recursos, como o home office, uma vez que não há a necessidade de estar em um escritório o tempo todo.


Além disso, você pode adotar o método Bring your Own Device, ou traga seu próprio dispositivo. Isso facilita muito o trabalho de uma empresa de fomento mercantil, por exemplo, assim como de outras companhias.


Novas possibilidades de marketing

O aplicativo é uma lembrança constante de sua empresa dentro do aparelho de cada cliente. Por isso, quanto mais você utiliza a ferramenta de forma inteligente e relevante, mais os consumidores manterão a ferramenta em seus dispositivos.


Isso gera uma série de novas possibilidades para aplicar estratégias de marketing digital com seus consumidores. Você pode criar campanhas inteiras baseadas nas funcionalidades do aplicativo de sua empresa, angariando muito mais fãs.


Dessa forma, você consegue conquistar um espaço único no mercado, apresentando seus conceitos para cada vez mais pessoas.


Considerações finais

Os avanços da tecnologia têm permitido cada vez mais interações, através de equipamentos e ferramentas disponíveis para os mais variados meios.

Então, pensar em estratégias para alavancar sua empresa usando estas ferramentas, é fundamental.

Por isso, os aplicativos têm ganhado muita força no mercado, tornando possível utilizá-los de diversas formas para conseguir explorar seus resultados de maneira mais adequada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 visualização