Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Vantagens de usar links patrocinados em seu site


Vantagens de usar links patrocinados em seu site

Os links patrocinados são frequentemente usados por empresas dos mais variados segmentos em suas estratégias de marketing. Inclusive, você já reparou que toda vez que faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados nem sempre são orgânicos?


Os primeiros links, na maioria das vezes, são identificados como “anúncios”, sendo que este formato é um dos mais utilizados quando se trata dos links patrocinados. Mas também é possível trabalhar com outras opções.


Essa mídia paga sai do contexto de estratégia orgânica que muito se prega hoje em dia. Com certeza, o marketing orgânico é muito importante para qualquer tipo de negócio, mas ele precisa de tempo para gerar frutos maduros.


Até lá, a espera pode ser um pouco longa, o que segura o seu negócio na sua condição atual. Os links patrocinados são muito usados para ganhar tempo enquanto as estratégias orgânicas não dão resultados.


Não apenas isso, eles também ajudam em práticas mais agressivas de venda e vão direto ao ponto. Só que tudo isso é feito de maneira direcionada, levando suas campanhas a quem realmente tem interesse.


Neste artigo, vamos explicar o que são links patrocinados, suas vantagens e quais são os principais canais. Acompanhe.

O que são links patrocinados?

Os links patrocinados nada mais são do que anúncios veiculados na internet, que geralmente são em formato de texto.


Os mais comuns são aqueles que aparecem nos resultados de busca do Google quando você pesquisa alguma coisa.


Por exemplo, se pesquisarmos sobre vantagens de contratar um escritório de contabilidade, vamos encontrar anúncios de escritórios e logo em seguida alguns conteúdos sobre o assunto.


Muitos especialistas também consideram que qualquer tipo de anúncio pago que você publique na web se configura como link patrocinado.


Portanto, esses resultados que vemos no buscador são apenas uma das possibilidades. Também é possível que eles circulem em outras plataformas, como:

● Sites;

● Blogs;

● Redes Sociais;

● Rede de display;

● Portais de notícias.


Independentemente de qual formato você escolha, existem diferentes possibilidades de pagamentos desse tipo de anúncio. São elas: CPC, CPM E CPA.


CPC significa Custo Por Clique, ou seja, você pagará apenas quando o usuário clicar no seu anúncio, que o direciona ao site. Ele é recomendado quando desejamos saber os resultados obtidos, bem como para aumentar o tráfego.


CPM significa Custo Por Mil Impressões, ou seja, o anunciante paga a cada mil exibições do anúncio. A quantia é predeterminada e seu uso é recomendado quando você tem certeza do público que será impactado.


Por fim, CPA é o Custo Por Aquisição, ou seja, o anunciante paga quando seu anúncio sobre locação de carretas, por exemplo, alcança seu objetivo. Dentre esses temos download de materiais, concretização de vendas, etc.


É indicado para quem já tem uma boa margem de lucro, visto que esse tipo de campanha é um pouco mais cara.


Vantagens dos links patrocinados

Empresas dos mais variados portes e segmentos têm investido nesse tipo de campanha, principalmente tendo em vista a concorrência pelo alcance das marcas.

Sendo assim, eles trazem diversas vantagens, tais como:


Segmentação do público

Quando se trata de marketing digital, é extremamente importante conhecer bem o seu público-alvo, o que nem sempre acontece.


Por meio dos links patrocinados, uma empresa de uniformes, por exemplo, consegue entender melhor as características de seus potenciais clientes, como idade, gênero e localização, além de seus interesses.


Aumento de tráfego

Ter um site com um bom tráfego é essencial para qualquer marca, só que pode ser difícil conseguir isso em pouco tempo, usando apenas as estratégias orgânicas.


Os links patrocinados são muito úteis nesse sentido porque eles direcionam os usuários para as suas páginas. Além de aumentar o tráfego, também são uma excelente oportunidade para gerar leads.


Aumentar as conversões

Todos os dias, milhares de pessoas pesquisam sobre os mais variados assuntos na internet, como empresas de jardinagem, passagens aéreas e muitos outros produtos e serviços.


Sendo assim, ao escolher boas palavras-chave, as chances de alguém encontrar o seu negócio são muito maiores, o que aumenta as possibilidades de novos negócios por meio das conversões.


Melhora o posicionamento da marca

Por meio dos links patrocinados, é possível exibir anúncios para milhares de usuários conectados diariamente. Um mesmo link pode ser visualizado diversas vezes e, ao ser clicado, seu negócio pode conquistar um novo cliente.


Mesmo que a pessoa não clique no anúncio por estar apenas pesquisando algumas informações, de qualquer forma ela já passou a conhecer um pouco mais a sua empresa e vai ficar com ela registrada na memória.


Quanto mais ele pesquisa, mais vai visualizar o seu anúncio, assim a sua marca começa a ganhar credibilidade.


Fácil mensuração

As plataformas de anúncios permitem que as companhias, como uma fabricante de materiais de limpeza para empresas, acompanhem em tempo real como está o desempenho de suas campanhas.


Então, você pode avaliar o número de tráfego, vendas e geração de leads. Isso é importante porque permite mudar as campanhas para que elas tragam resultados melhores, evitando investir em algo que não vale a pena.


Agora que você já sabe o que são os links patrocinados e as vantagens de seu uso, vamos mostrar os canais que você pode investir. Leia o próximo tópico.

Principais canais de links patrocinados

Existem diferentes canais pelos quais você pode veicular suas mídias pagas. Sendo que entre os principais nós temos:


Google Ads

O Google AdWords surgiu nos anos 2000 e foi se aprimorando ao longo do tempo. Hoje, ele é líder no que diz respeito aos links patrocinados.


As empresas de serviços terceirizados e muitas outras podem usar essa plataforma como uma verdadeira ferramenta de destaque na web.


Tudo é feito de maneira segmentada, o que permite atrair um público qualificado por meio dos anúncios, bem como pessoas que realmente tenham interesse nos produtos e serviços da marca.


Seu funcionamento é simples, sendo que é o próprio anunciante quem cria sua campanha e escolhe onde ela será exibida, como resultado de pesquisa, Gmail, YouTube e rede de display.


A rede de display é interessante para quem quer aumentar o alcance da marca e pode ser usada em formato de banner, texto e G-mail.


Os resultados de pesquisa, por sua vez, são links que aparecem no início ou final da página de maneira destacada, sendo indicado para atingir pessoas de maneira mais segmentada.


No YouTube, as campanhas são mostradas antes, durante e depois da exibição dos vídeos. Neste caso, são indicadas para quem já tem informações mais precisas sobre seu público, como idade, localização e interesses.


Facebook Ads

Quando navegamos por essa plataforma, podemos nos deparar com publicações marcadas como “Patrocinado”. Esses são os anúncios veiculados na maior rede social do mundo atualmente.


Se uma empresa de aluguel de tendas, por exemplo, anuncia no Facebook, ela tem acesso a uma campanha bem segmentada, assim como no Google Ads.


É possível escolher diferentes formatos para atingir os mais variados objetivos, como aumento de curtidas nas páginas, gerar leads, aumentar as vendas, etc.


Os diferentes tipos de anúncio ajudam a chegar mais rapidamente a um resultado esperado. Por exemplo, um anúncio para reconhecimento de marca é indicado para alcançar pessoas que realmente se interessem pelo seu negócio.


Ao criar um anúncio de alcance, ele será exibido para o máximo de usuários possível, mas sempre de maneira segmentada. Então, é ideal para quem quer divulgar mais a sua empresa.


Anúncios para aumento de tráfego também são uma opção, além de serem ótimos para empresas e clientes.


Por exemplo, alguém que pesquisou sobre onde encontrar compressor de ar, ao entrar no Facebook, pode se deparar com anúncios de empresas desse segmento e ser direcionado para o site.


Ou seja, você pode direcionar as pessoas que visualizam esse tipo de campanha para seu site, blog, página de vendas e landing pages.


O aumento do tráfego é importante para suas estratégias de SEO, então, mesmo que você esteja usando uma mídia paga em outra plataforma, suas estratégias orgânicas serão beneficiadas também em outros canais.


Conclusão

Os links patrocinados são muito importantes para as marcas, visto que eles circulam pelas principais plataformas da web dos tempos atuais.


Além do Google e do Facebook, você também pode anunciar no Instagram, LinkedIn e Native Ads. Independentemente de qual canal você escolha, sempre estará presente na web e divulgando seu negócio para um público bem segmentado.


A internet é onde os consumidores estão, então, é preciso marcar presença nela por meio dos melhores recursos, e sem dúvidas os anúncios pagos estão entre eles.


É uma maneira de chegar mais rápido até o seu público-alvo, fortalecendo sua marca e também outras estratégias de marketing digital.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


2 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign