Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Tik Tok for business: como vender na rede social que explodiu em 2020?


Hoje em dia ninguém mais ignora o quanto as redes sociais mudaram nosso modo de comunicação, de lidar com a internet e até de fazer contatos, profissionais ou pessoais.


O que pouca gente sabe é o papel de algo como o Tik Tok for business.


De fato, essa rede social foi criada em 2016, na China, porém só a partir de 2020 é que ela se tornou conhecida no mundo todo, logo se tornando uma das maiores opções de entretenimento desse mercado de mídias sociais.


Lembrando que “entretenimento” não quer dizer, de modo algum, que tais plataformas sirvam apenas para compartilhar vídeos engraçados ou trocar informações entre amigos e parentes. Pelo contrário, o que elas geram é um tráfego enorme de audiência.


Imagine, por exemplo, o interesse que uma fabrica de mochilas tinha de aparecer na televisão perto da época de volta às aulas. Antes a televisão monopolizava os canais de mídia, e o foco dela também era, no fundo, gerar entretenimento.


Depois do poder de entreter as pessoas e cativar a audiência, aí é que ela começava a vender esse tráfego, que na época se chamava “ibope”. Quanto mais pontos no ibope uma emissora conseguia, mais caro era anunciar nela.


Com as atuais redes sociais não é diferente. Aí é que entra o TikTok for Business. Que empresa não quer estar presente em uma das maiores vitrines digitais do mundo, que hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em cerca de 150 países?


Aliás, a internet pode trazer muitas novidades, mas algumas verdades nunca mudam, como a de que fazer marketing e publicidade nada mais é do que encontrar maneiras de fazer a marca estar presente onde seus clientes estão.


Portanto, é preciso aparecer para a pessoa certa, na hora certa. O mais bacana é que isso independe de segmento e nicho de mercado. Ou seja, as empresas que fazem camisetas personalizadas podem ter tanto sucesso quanto qualquer outro usuário.


Por isso, mesmo se você nunca tiver ouvido falar no TikTok, saber que se trata de uma tendência já é o suficiente. De fato, hoje em dia as coisas mudam muito depressa no universo digital, então não é possível estar por dentro de tudo o tempo todo.


Daí que decidimos escrever este artigo, trazendo os principais conceitos da área e as dicas mais valiosas. Então, se você quer aprender a vender na rede social que explodiu em 2020, basta seguir adiante na leitura.


O que exatamente é o TikTok?

Trata-se de uma rede social chinesa (lá chamada “Douyin”), voltada para criação e disseminação de vídeos curtos, que tenham no máximo 60 segundos. A empresa que a detém é a ByteDance, uma das maiores de TI do mundo, fundada em 2012.


Isso já aponta para um futuro em que o TikTok deve apenas crescer e se firmar no mercado, em vez de apontar para algo meramente sazonal. O bacana é o alto engajamento que a plataforma gera, tanto que celebridades migraram para ela, tais como:

● Dançarinas;

● Cantores;

● Atores;

● Esportistas;

● Modelos.


Muitos desses hoje marcam presença ali, fomentando ainda mais o cenário para geração de tráfego e de anúncios de qualquer tipo de empresa. Além disso, a rede tem forte sinergia com as gerações atuais.


Se tem algo que os compradores buscam são soluções marcantes, com alto teor de customização e de entretenimento. Por exemplo, uma marca de sacola ecologica personalizada precisa ter um logo ou um slogan brincalhão.


No caso do TikTok, tudo isso está integrado, pois os vídeos permitem a aplicação de músicas como plano de fundo, tornando os vídeos ainda mais dinâmicos. Além disso, há filtros e edições que permitem que os vídeos chamem mais atenção.


Outro grande diferencial é a função crossover, que permite uma integração com várias outras redes sociais, algo que nem todas permitem ou estimulam. Com isso, já entramos nos elementos técnicos da ferramenta, que serão aprofundados adiante.


Como dar os primeiros passos

Criar uma conta no TikTok é bem fácil, basta baixar o aplicativo no celular e fazer o cadastro, de modo totalmente gratuito e intuitivo. Também é possível definir seus interesses, para o algoritmo indicar apenas o que mais agradar.


Uma dica de ouro é verificar a conta, sobretudo se isso já for solicitado de cara. Vincular seu login ao seu e-mail pessoal ou mesmo ao celular é bom para manter sua conta segura, tanto perante à plataforma quanto perante ameaças digitais.


Se a empresa trabalha com equipamentos de segurança eletronica, por exemplo, a sua própria segurança deve ser uma prioridade. Mas não somente nesse caso, pois todos os demais negócios precisam de segurança e solidez.


Para começar a criar e fazer parte dessa história, é muito fácil: basta clicar no botão de “mais” que aparece no meio da tela, e pronto, tudo que você postar por esse meio os demais poderão assistir, comentar, curtir e compartilhar.


Tal como outras redes sociais, o TikTok for Business é uma plataforma à parte, que traz várias funções de anúncios e impulsionamento. As formas principais são os vídeos de tipo publicitário e de tipo banners.


Aqui você vai precisar criar outra conta, propondo sua “candidatura”. Eles entendem que um usuário que vai fazer vídeos caseiros é diferente de um negócio da área de empresas de alimentação, que quer promover seu business.


A ideia é manter a espontaneidade da plataforma. Uma vez aprovado, você já pode começar a criar seus anúncios livremente.


Hashtags: alavancando o alcance

Outro ponto forte do TikTok é que ele tem vários modos de ajudar uma marca a alavancar suas propagandas, como por meio das famosas hashtags.


Embora eles não tenham inventado essa função, ela tem um papel muito importante aqui, já que se trata de uma das mídias mais dinâmicas do mundo, extremamente voltada para o elemento visual e ágil.


Além de ampliar o alcance das suas postagens, é possível conseguir mais seguidores e mais compartilhamento. Se uma empresa de paisagismo usa algo como #natureza, junto de qualquer outra extensão que esteja viralizando, o alcance será enorme.


Uma dica de ouro é usar apenas as hashtags mais assertivas, evitando postar muitas no mesmo vídeo, para não soar “desesperado por atenção”.


Tiktokers: quem são eles?

Outro modo de alavancar seus anúncios é por meio dos tiktokers, que nada mais são que os influencers dessa rede social, aqueles que já conseguiram chamar atenção de muito mais gente, e fidelizaram seu público.


Aqui há uma distinção muito importante. Não pense que somente os influencers que contam com milhões de seguidores podem ajudar uma marca a crescer e aumentar seus resultados. Pelo contrário, uma empresa de uniformes pode preferir alguém menor.


A razão é muito simples: geralmente os megainfluencers lidam apenas com marcas consagradas, já os microinfluencers têm um público mais cativo e mais próximo, porque eles dão uma atenção maior para cada seguidor.


Neste caso, é mais fácil uma marca menor conseguir emplacar algo em seu próprio nicho de mercado, em vez de simplesmente “atirar para todo lado”.


Por isso mesmo, fazer parcerias com os tiktokers certos pode mudar sua realidade dentro do TikTok. Alguns trabalham com valores fechados, outros apenas “ganham” o produto para anunciá-lo, então é possível negociar caso a caso.


Quais as vantagens do TikTok?

Entender o seu público-alvo é fundamental, mas isso é importante não apenas para o TikTok, como também para qualquer outra rede social, ou mesmo qualquer outro veículo de divulgação.


Há produtos que, certamente, não conseguiriam um bom resultado na maior emissora do país, em horário nobre, porque seu público talvez não assista televisão nesse horário.


Neste sentido, já falamos das vantagens da sinergia com o TikTok e as novas gerações, bem como sobre o crossover, mas a maior das vantagens são seus algoritmos, que permitem uma segmentação incrível em termos de público-alvo.


Deste modo, se a empresa trabalha com agência de eventos stands, ela não vai querer aparecer para adolescentes em fase de vestibular, ou para idosos aposentados. O que ela quer é impactar empresários que precisam de eventos em stands.


O TikTok for Business permite customizar cada propaganda, filtrando o perfil de interesse das pessoas, a faixa etária, o gênero, a região demográfica e daí em diante.


Considerações finais

Enfim, existem muitas outras vantagens que poderiam ser citadas aqui, como o fato de que é extremamente fácil editar vídeos no TikTok, e por isso algumas pessoas aproveitam ele apenas para isso, depois salvando o material e divulgando em outros lugares.


Também assim, os relatórios que ele emite são completos, e permitem uma qualidade ótima de métricas e indicadores, que ajudam e muito na hora de pensar nas próximas campanhas, para investir apenas naquilo que deu mais certo.


Tudo isso só vem confirmar que o TikTok for Business é uma excelente alternativa para as marcas que queiram vender na rede social que mais bombou em 2020. Com as dicas dadas acima, isso vai ficar ainda mais fácil.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

14 visualizações