Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Saiba por que sua empresa precisa de um blog


Se você acompanha o marketing digital e tem alguma ideia da importância de diferentes ações virtuais para o sucesso da sua empresa, certamente sabe que ter um blog para empresa hoje é fundamental.


Como não poderia deixar de ser, é cada vez mais comum que um estabelecimento, independentemente do segmento em que ele atue, encontre grande parte do seu público na internet.


Tudo isso se dá graças ao fácil acesso à tecnologia, que permite que as pessoas utilizem um smartphone em qualquer lugar e a qualquer momento.


Isso quer dizer que sempre que elas estiverem precisando contratar uma empresa de dedetização, por exemplo, a primeira ação que ocorrerá é justamente a de abrir um buscador e inserir os termos que correspondem ao que ela quer encontrar.


Vale dizer que essa pesquisa pode servir tanto para quando ela quer adquirir um produto, como para quando precisa contratar um serviço e, inclusive, quando quer ler sobre um determinado tema.


Afinal, a internet não é composta apenas de plataformas de vendas. Ela possibilita que qualquer usuário tenha acesso a uma vasta quantidade de materiais de qualidade e de conteúdos importantes.


Justamente nessa linha entra a importância de ter um blog para a sua empresa: é por meio do compartilhamento de assuntos relevantes que você conquistará a atenção do seu público, de diferentes formas.


Por isso, se você quer entender quais os motivos que levam uma empresa a precisar de um blog e saber como criar uma página de sucesso na internet, siga na leitura deste artigo.

Por que ter um blog?

Vamos supor que você, como empresário, deseja investir no segmento químico industrial. Ter algum conhecimento sobre o nicho é importante, mas certamente você ainda não está habituado ao setor, o que exigirá estudos da área.


Nesse processo, será indispensável conhecer, por exemplo, as leis ambientais que regem o negócio, ou seja, entender o que deve e o que não deve ser feito levando em conta a linha de atuação da empresa.


Para tanto, você certamente buscará no Google pelo assunto, encontrando uma série de páginas de diferentes empresas de consultoria ambiental, que vão fornecer informações importantes sobre o nicho.


Agora fica a pergunta: onde esses materiais foram encontrados? Provavelmente, você teve acesso a vários endereços na web, ou seja, foi impactado por blogs de diversos estabelecimentos.


É isso o que vai garantir que uma empresa ganhe visibilidade na internet, afinal, ela está garantindo que o público-alvo do seu negócio tome conhecimento sobre a sua existência e permitindo que ele a encontre e contrate os seus serviços.


Mas os motivos para se ter um blog não param por aí. Há ainda:


  • Fidelização de clientes;

  • Consolidação da marca;

  • Aumento da visibilidade da empresa;

  • Melhorar o relacionamento com seu público;

  • Entre outros pontos.

01. Fidelização de clientes

Uma empresa de comunicação visual pode ter como meta alimentar o seu blog para fidelizar os clientes. E isso é possível por uma questão muito simples: conteúdos de qualidade chamam a atenção das pessoas.


Se um cliente já fez uma compra com uma gráfica, por exemplo, certamente ele buscará por esse serviço novamente daqui a um determinado período, e se ele continua em contato com a empresa no dia a dia, é possível que se fidelize ao negócio.


Isso se torna eficaz quando o consumidor está sempre em contato com o blog, de modo que cada novo artigo postado deve chegar ao conhecimento do cliente e, quando existe relevância nesses conteúdos, eles garantem que a empresa seja vista com bons olhos.


Esse processo pode ser fundamental para uma fábrica de estofados, que sendo bem avaliada pelo público, conquistará a confiança e a fidelidade dele, garantindo futuras compras.


02. Consolidação da marca

Investir em um blog não tem como objetivo apenas o aumento de vendas. Ele é, também, uma das maneiras mais simples de fortalecer uma marca.


Ao ter um bom posicionamento na internet, a página pode ser responsável por mostrar ao público o domínio que a empresa tem do seu segmento, o que a torna uma referência no setor.


Com isso, a sua marca começa a ganhar maior valor, o que faz com que ela se consolide no mercado.


03. Aumento de visibilidade

O blog pode ser uma maneira eficaz de garantir o aumento de visibilidade de uma empresa de piso laminado na internet, por meio de algumas técnicas importantes do marketing digital.


Gerar bons conteúdos é fundamental para fazer com que a sua página receba um grande número de acessos. Esse tráfego faz com que o blog ganhe relevância, e por isso ele é bem avaliado dentro dos parâmetros dos buscadores, subindo de posicionamento.


Assim, sempre que o cliente realizar uma pesquisa sobre o tema ou produto relacionado ao seu segmento, a página poderá ser vista entre as primeiras posições no resultado de uma busca, o que aumenta a visibilidade do blog na internet.


04. Melhorar o relacionamento com o público

Assim como outros canais de relacionamento, o blog pode ser um meio interessante de melhorar a comunicação de uma produtora de filmes com o seu público, dando ouvidos para as principais dúvidas e escrevendo sobre os assuntos mais pedidos pelas pessoas.


Além disso, em geral, as postagens de um blog oferecem campos para comentários, de modo que a interação da marca com os clientes é muito mais simples e dinâmica, podendo acontecer em qualquer postagem.


Depois de conhecer alguns dos principais motivos pelos quais é importante ter um blog, saber como garantir o bom desempenho do site é fundamental.


Dicas para um blog empresarial de sucesso

Ter um blog de sucesso vai muito além de escrever postagens. É preciso trabalhar a página adequadamente, para assim conquistar a confiança do público e ter a certeza de que ele está sendo encontrado e acessado pelos seus potenciais clientes.


Sendo assim, um estabelecimento especializado em montagem e manutenção industrial que quer ter um endereço na web movimentado e atrativo, deverá apostar em algumas ações, conforme veremos a seguir.

Frequência de postagens

Para que o blog tenha visibilidade, alcance o público e possa ser responsável pela fidelização de clientes, é de suma importância que se mantenha uma frequência ideal de postagens.


Criar um cronograma e escrever vários artigos previamente, de modo que mesmo em semanas mais corridas você já tenha conteúdos prontos para postar, são dicas valiosas para engajar os seus leitores e manter a página sempre ativa.


Fazer linkagens

Para alcançar um bom posicionamento do blog, uma empresa de reciclagem deve garantir que ele consiga bons números no tráfego da página, e fazer linkagens pode ser uma ótima forma de garantir isso.


Tanto as linkagens internas quanto as externas podem ajudar. Por isso, não deixe de firmar parcerias com estabelecimentos que atuam em segmentos próximos ao seu, inserindo links que levem os leitores de uma página para a outra.


Internamente isso também funciona, já que o leitor pode complementar o conhecimento dele sobre um conteúdo ao clicar no link que o leva a outro artigo do seu blog, onde se explica um outro tema de relevância para ele.


Essas linkagens ajudam no posicionamento da página na internet, justamente porque quanto maior a qualidade e o conhecimento proporcionados pelos seus textos, maior será o número de pessoas que vai querer acessá-lo.


Técnicas de SEO

O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é fundamental para qualquer blog que queira ser visto pelo seu público.


Essas técnicas são aplicadas para que cada página na internet possa atender aos parâmetros estabelecidos pelos buscadores, onde a experiência do usuário vem em primeiro lugar.


Isso quer dizer que o seu blog deve ser elaborado para garantir uma boa navegabilidade, como o formato responsivo, o carregamento rápido e um bom layout.


Além disso, é possível potencializar o posicionamento do site ao inserir palavras-chave do seu segmento no decorrer de um artigo, permitindo que as pessoas encontrem ali o que elas estão buscando.


Nesse sentido, as técnicas de SEO são indispensáveis para qualquer blog, podendo ser um fator determinante do sucesso da página.


Relevância de conteúdos

A relevância dos conteúdos é de extrema importância para uma empresa, de modo que os materiais postados no seu blog podem ser o motivo pelo qual você conquista a atenção e a preferência dos clientes.


É necessário levar em conta os interesses da persona da sua marca, ou seja, o que o público quer ler e saber sobre o seu segmento, já que esse é o melhor meio de atrair a atenção dos potenciais consumidores da sua marca.


Ter um blog pode ser o caminho mais simples de alcançar clientes para o seu negócio, em um mundo cada vez mais tecnológico e digital.


Por isso, não deixe de construir uma página interessante e informativa para o seu público, garantindo a visibilidade da empresa, o fortalecimento da marca e um relacionamento cada vez mais produtivo com os clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

11 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign