Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Saiba o que são pop-ups e como utilizá-los em sua estratégia


Saiba o que são pop-ups e como utilizá-los em sua estratégia

Ao navegar em um site, certamente você já teve a experiência de ser impactado por janelinhas que surgiram na página com algum tipo de informação. Elas se tratam dos famosos pop-ups, recurso interessante para qualquer plataforma virtual.

Nem sempre os pop-ups foram vistos com bons olhos. Em um tempo passado, eles chegavam a ser considerados inconvenientes, justamente porque podiam atrapalhar a navegação de um usuário.

Seja pela quantidade ou pela qualidade, o uso das janelinhas deve ser estratégico, para que os visitantes do site de uma empresa de cotação de seguro auto, por exemplo, tenham uma boa experiência com esses avisos que aparecem durante a navegação.

Entender como aplicar os pop-ups na página pode fazer toda a diferença para o estabelecimento, de maneira que se consiga utilizá-lo de forma produtiva no negócio.

Afinal, quem nunca teve uma experiência ruim ao tentar realizar uma leitura e ser interrompido por um aviso, sendo que nem sempre ele tinha relação com o que estava sendo consumido na página?

Dessa maneira, torna-se possível perceber a importância de utilizar pop-ups no momento e nos locais corretos, garantindo assim que eles tragam os resultados esperados com o uso dessa ferramenta.

Para tanto, é fundamental ter bem esclarecido quais são as estratégias de marketing digital que a empresa deseja inserir nessas janelinhas, permitindo assim que elas sejam aplicadas no pop-up e que tenham um aspecto indispensável da sua função: a relevância.

Se você já estava pensando em utilizar os pop-ups na sua página, mas ainda não tem os conhecimentos necessários para aplicar a estratégia, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.


O que são pop-ups?

Quando você está navegando pelo site de um pet shop, pensando em comprar colar elizabetano para gatos, pode ser que você já tenha consultado seções diferentes da página, buscando outros produtos do seu interesse.

No entanto, se você ainda estava pesquisando preços e decidiu ir até o site de outro estabelecimento do setor, pode ser que ao levar o cursor do mouse até o botão “voltar” do navegador tenha surgido um aviso na sua tela, oferecendo um desconto para a sua compra.

Isso pode ter feito com que você decidisse permanecer na página, justamente porque o valor do produto se tornou mais atrativo e compensador para finalizar o pedido.

Esse alerta visto no site é o pop-up: uma janelinha que tem por meta levar alguma informação de maneira destacada para o usuário, fazendo com que ele tenha acesso a algo relevante que provavelmente não tinha visto até aquele momento.

De fato, o uso do pop-up requer cuidado, uma vez que inseri-los de modo exaustivo pode prejudicar a experiência do visitante e fazer com que ele desista de navegar na página.

Mas é necessário ressaltar que ele não possui a única função de oferecer promoções para os clientes, sendo também importante para várias outras estratégias de marketing de uma empresa.

Afinal, se um escritório de assessoria contábil entende que alguns elementos disponíveis no seu site podem ajudar o usuário a entender melhor sobre os seus serviços, ela deve apostar no pop-up como uma ferramenta indispensável para o crescimento do negócio.


As principais funções do pop-up

Por ser um recurso interessante para as companhias, sendo utilizado de forma produtiva na comunicação do estabelecimento com o público, o pop-up pode ser aplicado para diversas finalidades. Algumas das principais são:

● Enviar notificações de postagens novas;

● Assinar newsletter de blog;

● Promover conteúdos exclusivos;

● Oferecer produto ou serviço;

● Gerar leads para landing pages.


1. Enviar notificações de postagens novas

O site de uma empresa de contabilidade em São Paulo, por exemplo, pode ter uma seção especial de conteúdos, onde aborda diferentes temas do setor e oferece maior conhecimento para os seus clientes.

A depender da frequência em que ela atualiza as suas postagens, pode ser que os visitantes da página não saibam de um novo artigo presente ali, perdendo a oportunidade de adquirir conhecimentos importantes.

Nesse sentido, o uso do pop-up se torna indispensável, sendo exibido durante a navegação de um usuário para mostrar que existe um conteúdo recente que merece ser lido.


2. Assinar newsletter do blog

Para um blog, o fluxo de leitores é um elemento essencial que precisa estar em constante crescimento, o que quer dizer que ele precisa de ações de marketing que informem ao seu público sobre a existência de novidades na página.

Sendo assim, é fundamental que a página ofereça uma newsletter para os seus visitantes, sendo essa uma estratégia importante para criar um relacionamento com os visitantes e fazer com que eles criem um vínculo contínuo com a página.

Uma forma eficaz de fazer com que os leitores assinem a newsletter é inserindo um pop-up na página, que facilitará o processo de inscrição.


3. Promover conteúdos exclusivos

Se uma empresa de impermeabilização de caixas d'água deseja se manter sempre à frente das suas concorrentes, ela precisa investir em diversas ações de marketing, sendo a produção de conteúdos exclusivos um diferencial possível nesse cenário.

Dessa forma, é essencial que estes materiais ganhem destaque no site, como forma de fazer com que os visitantes também aproveitem esses conteúdos oferecidos de modo exclusivo.

Assim, uma estratégia do uso do pop-up inclui promover esse tipo de artigo, de ebook ou de webinar, fazendo com que as pessoas saibam da existência dele na página.


4. Oferecer um produto ou serviço

Um estabelecimento educacional que está lançando o seu curso segurança do trabalho à distância, por exemplo, deve encontrar meios de divulgar essa novidade, para conseguir atrair um grande número de alunos.

Entre o envio de e-mail marketing, o uso de anúncios patrocinados e a elaboração de postagens nas redes sociais, outro recurso interessante é o uso do pop-up, que pode dar um destaque maior para o curso durante a navegação dos potenciais alunos no site.

5. Gerar leads para landing pages

Trabalhar os clientes nas diferentes etapas do funil de vendas é essencial para que eles cheguem no momento da compra, e parte desse processo pode ser feito com o desenvolvimento de conteúdos voltados para essa finalidade.

Dessa forma, ao estar pronto para realizar um pedido de sistema Erp no seu estabelecimento, o cliente pode ser impactado por um pop-up que o leve até a landing page, de maneira que ele consiga realizar a ação que deseja para adquirir o produto.

Além disso, o pop-up pode ser aplicado em outras etapas do funil, fazendo com que os visitantes da página se tornem leads do seu negócio, sendo conduzidos por um processo coerente de conquista de clientes feito pela sua empresa.

Essas são apenas algumas das principais funções que um pop-up pode ter dentro de um site, mostrando que pode ser utilizado para as mais variadas ações de marketing de um negócio.


Os tipos de pop-ups

Tão importante quanto conhecer as finalidades de um pop-up para uma empresa de locação de tendas é saber quais são os tipos principais, de maneira a aplicá-los conforme a necessidade do estabelecimento. Confira-os a seguir.

Pop-up Click

O pop-up click é aquele que surge na página sempre que algum visitante realiza uma determinada ação no site.

Assim, ao clicar em um link ou imagem da plataforma, a janelinha aparece para ele com o intuito de sugerir outra ação possível no site.

Pop-up Scroll

O scroll é outro tipo de pop-up, que é exibido após um determinado período de navegação de um usuário na página.

Para essa estratégia ser eficiente, é indispensável que a oferta contida no aviso seja interessante, uma vez que pode influenciar em uma ação do usuário ou simplesmente fazer com que ele feche a janelinha.

Pop-up Exit intent

Ao navegar em um determinado site em busca de um produto ou serviço, pode ser que o visitante não tenha encontrado o que procura, ou ainda que ele estivesse apenas fazendo uma pesquisa de preços e de características de itens comercializados ali.

Assim, quando ele decide sair da página, um pop-up surge na tela com a intenção de fazê-lo permanecer, ou de estimulá-lo a fazer um pedido na plataforma.

Por ser um formato menos intrusivo, o pop-up exit intent é uma das melhores opções, pois garante uma boa experiência aos visitantes, ao mesmo tempo em que pode oferecer um desconto atrativo para ele.

Pop-up Timed

O pop-up timed é apresentado depois de um tempo de permanência na plataforma ou em uma determinada página do site.

Por isso, é essencial que ele seja utilizado dentro do contexto do que está sendo exibido ali, para que o alerta emitido faça sentido com o que está sendo apresentado naquele momento.


Considerações finais

As janelinhas de aviso exibidas em vários sites da internet já fazem parte da rotina das pessoas, de maneira que saber utilizá-los da maneira correta faz toda a diferença para os usuários e para a empresa em si.

Nesse caso, os tipos de pop-ups abordados neste artigo devem ser aplicados no site da empresa, sempre considerando o que se quer promover ou divulgar para os visitantes, para que eles ofereçam o retorno que se espera.

Sendo assim, selecione os que fizerem mais sentido para cada página do seu site, aliando-os à estratégia que se deseja alcançar, e conquiste bons resultados com o uso dessa ferramenta interessante para a comunicação com o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign