Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Saiba como fazer uma gestão eficiente de sua equipe de vendas


Saiba como fazer uma gestão eficiente de sua equipe de vendas
Saiba como fazer uma gestão eficiente de sua equipe de vendas

A gestão eficiente de equipe de vendas não é um trabalho simples. No entanto, saber como administrar os vendedores é algo imprescindível para o sucesso dos negócios, uma vez que eles estão em contato direto com os clientes.


Hoje em dia, esse processo se tornou um pouco mais fácil com o auxílio das ferramentas tecnológicas, incluindo os sistemas de gerenciamento (CRM), bem como os softwares para acompanhar a jornada de compra de cada consumidor.


Ainda assim, vale a pena investir em treinamentos e campanhas, para alcançar notoriedade com a marca e expandir a empresa.


No artigo de hoje, saiba como fazer uma gestão eficiente de sua equipe de vendas e conquistar o sucesso no mercado. Acompanhe a leitura!


O que é gestão de vendas?

A gestão de vendas consiste em um conjunto de ações voltada à evolução comercial de um empreendimento. O principal objetivo é melhorar questões relacionadas ao atendimento, abordagem e acompanhamento dos clientes, tornando os processos otimizados e qualificados.


Essa estratégia pode ser aplicada em vários tipos de negócios, desde uma empresa de uniformes personalizados até uma indústria. Contudo, as suas iniciativas não se limitam ao gerenciamento e organização das equipes comerciais, indo muito além disso.


As atividades da gestão podem estar direta ou indiretamente ligadas ao setor de vendas, como as ações de distribuição, marketing, publicidade e precificação. Portanto, é uma estratégia integrada, que visa melhorar o rendimento e desempenho das equipes.


Com a gestão de vendas, a empresa pode identificar os gargalos e, desse modo, propor soluções para otimizar as tarefas do dia a dia, bem como ganhar mais eficiência nos métodos comerciais.


Ou seja, o gestor pode visualizar quais as ações estão gerando melhores resultados, contribuindo para que mais pessoas queiram comprar papai noel inflável, por exemplo, além de verificar o que precisa ser ajustado para alcançar melhores resultados.


Vale dizer que a gestão de vendas exige muito mais do que somente a análise de números sobre a quantidade de produtos ou serviços vendidos. Afinal de contas, saber como vender é mais do que oferecer a mercadoria em diferentes canais de comunicação.


Por esse motivo, a estratégia visa estudar os ciclos de vendas, para que cada empresa possa se adaptar aos novos desafios do mercado e, dessa maneira, aperfeiçoar ainda mais suas campanhas.


Quer dizer que a gestão de vendas é importante porque ajuda a:

● Melhorar os lucros do seu negócio;

● Fidelizar os clientes;

● Aumentar o número de consumidores;

● Expandir o reconhecimento da marca.


Ademais, a estratégia pode ser adequada para outros objetivos mais específicos, como aumentar as vendas de necessaires personalizadas para brinde, atingir novas audiências, entre outros.


Passo a passo para estruturar a sua equipe de vendas

Diante da importância da gestão de vendas, é fundamental que as empresas conheçam como estruturar o planejamento da melhor maneira possível.


Por isso, separamos um passo a passo que pode ajudar o seu negócio a aplicar a gestão, para alcançar bons resultados. Confira!


1 - Estude os produtos e serviços ofertados

Pode até parecer um pouco óbvio, mas conhecer os produtos e serviços ofertados pela empresa é o primeiro passo para iniciar o seu planejamento de gestão.


Muitas vezes, os problemas de vendas são oriundos do desconhecimento da mercadoria e, como consequência, os vendedores acabam não ofertando o item de modo interessante, para convencer o cliente.


Por esse motivo, se o carro-chefe da sua empresa é uma bomba para lama, é importante mostrar todas as características do equipamento aos colaboradores e fazer com que eles conheçam a fundo as especificações do produto.


Sendo assim, a primeira dica é estudar com afinco os seus próprios artigos ou serviços, para que eles possam ser um sucesso de vendas.


2 - Realize o treinamento das equipes

Depois de conhecer o seu produto, é o momento de focar no treinamento da sua equipe. Assim, os vendedores podem oferecer o melhor ao público.


Quanto mais você preparar os responsáveis pelas vendas, mais motivados eles estarão para atender os consumidores e, com isso, alcançar melhores resultados.


Isso vale para todos os segmentos: empresas de alimentação, comércios, lojas de roupas, entre outros. Afinal, há sempre uma equipe que permanece em contato direto com os clientes.


A ideia é preparar um time que domine o produto e o mercado do seu negócio. Por isso, invista em treinamentos de qualificação, capacitação e até mesmo workshops sobre técnicas de venda, atendimento e outros assuntos de interesse.


3 - Defina os indicadores de análise

A gestão de vendas depende diretamente da análise de dados. Afinal de contas, para que uma fábrica de camisetas lisas para sublimação tenha conhecimento do seu desempenho, ela precisa se basear em dados concretos.


Por esse motivo, é importante escolher os indicadores corretos para avaliar os resultados, levantando quais fatores de importância são essenciais para a sua empresa.


Uma dica é elencar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Desse modo, fica mais fácil perceber quais os aspectos precisam ser melhorados e também os diferenciais do seu empreendimento. Assim, as campanhas se tornam mais assertivas e direcionadas.


Fora que a análise com base em dados concretos evita erros, já que muitas falhas ocorrem porque os gestores se baseiam em achismos. Ou seja, os indicadores fornecem as justificativas plausíveis para uma determinada mudança ou abordagem em vendas.


4 - Faça o gerenciamento de recursos e estoque

Após reconhecer as virtudes e explorar as fraquezas do seu negócio, realizando as correções necessárias, é o momento de aplicar a gestão dos recursos e estoque.


Aqui, é a parte em que você coloca “a mão na massa”, organizando o processo comercial para ter controle das vendas.


É importante envolver os diversos departamentos da empresa nesse processo, em especial, as equipes responsáveis pelo estoque dos produtos. Isso evita problemas relacionados à falta de mercadorias e erros na comunicação com os demais setores, ou até mesmo com os clientes.


5 - Produza relatórios de acompanhamento

Por fim, a gestão de vendas requer a análise dos relatórios. Essas informações são fundamentais para todos os segmentos e podem ser usadas para outros trabalhos, como fontes para uma empresa de consultoria contábil, por exemplo.


Quanto mais dados estratégicos você tiver sobre o seu negócio, melhor será a sua análise. Assim, os gestores podem tomar decisões com base em dados, o que contribui para o crescimento sustentável das empresas e abre novas oportunidades para vendas.


Hoje em dia, é possível contar com a ajuda das ferramentas digitais, que geram relatórios precisos, com dados sobre o desempenho de cada vendedor, rentabilidade, lucros e perdas.


Como tornar a sua equipe de vendas mais eficiente?

Seja para a venda de produtos ou para serviços de tradução técnica, ter uma boa gestão de vendas é algo fundamental para o sucesso da sua empresa.


No entanto, mesmo seguindo o passo a passo apresentado anteriormente, nem sempre os resultados são tão bons quanto o esperado.


Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a gerir suas vendas com mais qualidade e eficiência.


Selecione perfis de vendedores diferentes

Na hora de selecionar os vendedores, é importante escolher perfis profissionais diferentes, para que eles possam atender públicos variados.


Além disso, é uma forma de evitar disputas ácidas dentro das equipes, que podem prejudicar a imagem da sua marca. Com comportamentos diversos, o ambiente de trabalho se torna muito mais representativo e dinâmico.


Uma dica é escolher perfis de vendedores que se complementam. Sendo assim, se você tem um profissional muito competitivo, vale a pena contratar outra pessoa mais tranquila.


Organize os vendedores em cada etapa das vendas

O processo de vendas não é algo homogêneo. Por esse motivo, é interessante organizar os vendedores em diferentes etapas da jornada do cliente, para que o consumidor possa ter um atendimento personalizado.


Isso te ajuda a organizar a sua equipe por competência. Com o tempo, todo esse processo será muito mais natural, visto que os vendedores vão saber exatamente como abordar os clientes, de acordo com a dinâmica do processo.


Identifique as lideranças

Contar os líderes é a melhor maneira de melhorar a gestão de vendas. Afinal de contas, eles “guiam” os demais vendedores rumo ao sucesso, além de ser uma maneira de melhorar o ambiente organizacional.


Vale a pena identificar os perfis de liderança e, se for necessário, realizar treinamentos para formação de líderes.


Conclusão

A gestão de vendas é uma das estratégias mais eficientes para alcançar o sucesso com a sua empresa. Por meio dela, é possível obter um ganho nos lucros e tornar a sua empresa reconhecida no mercado.


O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como estruturar a sua gestão de vendas e alcançar o sucesso. Aos poucos, você perceberá a diferença de um bom planejamento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


1 visualização