Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

Saiba como construir posts para redes sociais que realmente engajam


Qualquer empresa que tenha o objetivo de crescer e expandir cada vez mais a sua marca tem de estar nas redes sociais e saber trabalhar com o público que lá se encontra. Hoje, veremos como os seus posts para redes sociais podem se tornar mais interessantes.


Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, tornou-se cada vez mais comum todos procurarem se integrar com o meio digital e construir sua imagem online, podendo ser uma grande corporação ou uma simples pessoa que queira conversar com seus amigos.


Um ponto de encontro entre todos esses tipos de pessoas são as redes sociais, tendo se popularizado em épocas anteriores com o Orkut, atualmente, explodido com a chegada do Facebook, tornando-se cada vez mais comum no dia a dia de qualquer pessoa conectada.


Empresas de consultoria ambiental ou de qualquer outro ramo, viram aí uma oportunidade de crescimento, afinal, mesmo quem não tem interesse por redes sociais admite sua influência na vida de outras pessoas, inclusive, nas estratégias empresariais.


Estratégias de marketing de conteúdo se tornaram cada vez mais comuns dentro das redes, pois, cada uma das empresas busca chamar atenção de seus seguidores e atrair novos, tornando-se uma disputa bastante acirrada e diária.


Porém, com tantas empresas disputando o mesmo espaço, mesmo que sejam de ramos diferentes, tornou-se necessário um maior planejamento para que o conteúdo postado pela empresa seja realmente interessante para os seguidores da página.


Portanto, seja o seu negócio uma empresa de terceirização de limpeza SP ou uma vendedora de canecas personalizadas, confira agora algumas dicas e orientações para criar posts de qualidade que realmente engajem nas suas redes sociais.


Conceito de marketing de conteúdo

Para que você possa compreender como engajar o seu público com suas postagens, é necessário entender o conceito de marketing de conteúdo e como aplicá-lo nas redes sociais, afinal, ambos os assuntos estão interligados.


Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que tem como objetivo entregar conteúdo relevante e de qualidade para os seus seguidores e possíveis clientes, ajudando o seu público-alvo de forma indireta e aumentando o alcance de sua marca.


A vantagem é que pode ser aplicado quase em todas as situações, desde escolas de cursos profissionalizantes SP até empresas que vendem cosméticos, afinal, cada uma delas tem um público específico que se interessa por temas relacionados ao ramo da empresa.


Pense agora que, aproximadamente 69% dos brasileiros utilizam as redes sociais e estão boa parte do seu tempo navegando pela linha do tempo, sendo essa, então, a oportunidade perfeita para que sua empresa chame a atenção do seguidor.

Quando pensamos em estratégias de marketing de conteúdo, existem alguns padrões que podem ser seguidos para se conseguir maior efetividade no processo. Tais passos seriam:

● Estudar o público-alvo;

● Estudar o tema que será abordado;

● Criar conteúdo baseado nos resultados;

● Consolidar os feedbacks e melhorar o conteúdo.


Seja uma fábrica de camisetas lisas para sublimação ou qualquer outro tipo de empresa, esses passos servem como um guia para que o conteúdo criado seja mais interessante, mas eles não são uma regra talhada em pedra.


O mais incrível ao se utilizar a internet é que diversas ideias são testadas diariamente, portanto, você pode tentar aplicar novas estratégias sempre que achar necessário. Essa ideia de criação de conteúdo está relacionada a práticas de gestão de projetos.


Existe uma metodologia chamada PDCA, onde as suas siglas significam plan (planejar), do (fazer), check (checar), analyse (analisar). Consiste em fazer exatamente o que o passo a passo citado indica, aumentando a chance de sucesso.


Ou seja, você planeja o que será postado, estudando o seu público e conteúdo; depois faz a postagem; verifica os resultados obtidos; analisa o que é bom e o que pode ser mudado, criando assim um ciclo de melhoria contínua.


Dicas para aumentar o engajamento de suas postagens

Desde divulgar o serviço de portaria em condomínio até mostrar o quão importante é adotar uma política de segurança nas empresas, daremos a você algumas dicas para facilitar a sua caminhada em meio a criação das postagens.


O objetivo é entender melhor como funcionam os mecanismos e o que o seu público quer, fazendo com que eles engajem cada vez mais com seu produto, empresa ou conteúdo, e compartilhando de forma espontânea, usando o famoso marketing boca a boca.


01 - Conheça muito bem o seu público

Assim como um coaching executivo precisa saber como funciona o seu público para que ofereça um serviço efetivo, a sua empresa deve saber dos interesses de seus seguidores para que possa criar um conteúdo que realmente seja relevante para eles.

Pesquise e entenda a melhor forma de se comunicar com seus seguidores, afinal, o público que se interessa por tecnologia, por exemplo, é diferente do público que se interessa por culinária caseira. Encontrar o melhor tipo de linguagem é extremamente necessário.

A criação de algumas personas pode ser a decisão ideal para que você entenda os seus seguidores, o que eles gostam, se eles preferem postagens por fotos ou por vídeos, se preferem um top cinco ou outro tipo de informação. Enfim, pesquise!

02 - Entenda como funciona a sua empresa

Seja o seu negócio um escritório de contabilidade e consultoria ou uma empresa que busca entretenimento através de tecnologia, alinhar a criação do conteúdo de qualidade com as estratégias de marketing da sua empresa é essencial.

Criar conteúdo por criar pode não ser tão atrativo quando se é criado para lançar uma campanha, por exemplo, embora seja importante manter uma constância e qualidade do conteúdo postado, afinal, quem não é visto não é lembrado.

Lembre-se de utilizar as orientações já fornecidas e sempre estude os resultados obtidos e as postagens criadas. Toda ação empresarial tem um objetivo claro, desde lucrar a engajar, portanto, dê a devida atenção a esse tópico para que não ocorra o efeito inverso ao que se busca.

03 - Explore a criatividade de seu negócio

As pessoas passam muito tempo no Facebook e Instagram, sendo que, no primeiro, esse período pode ser algo entre 12h a 13h mensais. O usuário recebe muita informação nesse período, então é importante que o seu conteúdo tenha um determinado destaque.

Essa imensa quantidade de informações, muitas vezes, é visualizada no momento e, logo em seguida, cai no limbo do esquecimento, até porque nem tudo que é compartilhado e curtido nas redes sociais realmente agrega a vida ou cotidiano do indivíduo.

Para que isso não aconteça com a sua marca e que seu conteúdo fique na memória e comece a fazer parte do cotidiano do usuário, é necessário um bom trabalho de marketing de conteúdo, além de bastante criatividade.

Uma boa dica é utilizar memes ou até mesmo postagens, referências e termos que tenham relação direta ou indireta com o público-alvo. Tal prática é bastante utilizada principalmente em meio a cultura geek e pop.

O conceito de criatividade é juntar duas referências diferentes e criar algo novo, algo inovador. Por que não tirar tais referências do seu ramo e com o gosto de seus clientes e seguidores? Afinal, são os gostos e vontades deles que movem o mercado.

04 - Seja simples e objetivo

Existe um ditado popular que diz “menos é mais” e ele está completamente certo. Às vezes procurando inovar ou trazer um novo conceito, nos perdemos em meio a tantas ideias e informações e podemos acabar passando um pouco do ponto.

Isso afeta diretamente o primeiro tópico que é o tipo de linguagem utilizada. Utilizar de muitos adjetivos, verbos e termos para demonstrar o quão sua marca é sabida se torna mais um revés do que, de fato, algo positivo.

Procure por ser simples e direto na forma como você se comunica e apresenta o conteúdo, tentando atingir o máximo de pessoas possíveis com aquelas imagens, textos e designs.

Ademais, é muito provável que essa postagem seja compartilhada, portanto, precisa conversar com todo tipo de pessoa.

Igualmente, o design utilizado pode ser algo que misture muitas cores, estilos de moldura e fontes diferenciadas, mas a chance de ocorrer poluição visual na sua postagem é grande, portanto, contrate um profissional de design ou tente ter um pouco de visão empresarial.

Lembre-se de ter humildade artística e não fazer apenas o que a empresa quer ver, mas sim, o que o público quer. Ou então, tente mostrar algo inovador que faça-os querer consumir, porém, existe um risco e você deve estar disposto a aceitar as consequências.


Conclusão

Agora que você já entendeu como construir postagens que ajudam no engajamento do público, só resta tomar atitude e colocar a mão na massa. Coloque as suas ideias na mesa e comece a desenvolver o seu próprio estilo de marketing de conteúdo.

Independentemente se a prática é realizada por empresas de contabilidade ou outro ramo, ela é muito válida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 visualizações