Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

Por que sua empresa deve se preocupar com a transformação digital?


Por que sua empresa deve se preocupar com a transformação digital?
Por que sua empresa deve se preocupar com a transformação digital?

A transformação digital é considerada um dos marcos mais importantes dentro de todos os aspectos da sociedade, visto que a partir dessa mudança grande parte dos relacionamentos, rotinas e formas de trabalho foram amplamente modificados.


E quando falamos especialmente das rotinas empresariais e profissionais, essa mudança pode ser ainda mais observada, visto que impactou de forma significativa em tudo que antes entendíamos como normal, induzindo empresários a novos ideais.


Ao longo deste artigo, você poderá entender mais sobre o grande diferencial da transformação digital dentro das empresas, vendo porque negócios devem se preocupar com essa mudança e como podem começar a colocar em prática essa transformação.

Transformação digital nas empresas

Com o advento das tecnologias e principalmente sua popularização, grande parte da população passou, aos poucos, a mudar seus conceitos e também comportamentos sobre ações diárias, como relacionamentos e o próprio trabalho.


Acontece que, com a utilização de novas e interessantes ferramentas, pequenas e grandes rotinas foram sendo modificadas, podendo ser vistas como grandes evoluções, visto que muitas atividades passaram a ser cada vez mais bem executadas.


Um bom exemplo disso são empresas focadas em trabalhar com serviços de desenvolvimento de software, produtos que auxiliam organizações desde o gerenciamento de novos produtos até a manutenção rápida de uma folha de pagamento.


De certa forma, com a utilização de novas tecnologias para a execução de tarefas usuais, pode ser percebida uma maior atividade e também uma melhoria nos trabalhos de cada pessoa responsável por uma tarefa dentro de uma empresa.


Afinal, antes uma tarefa que duraria horas ou dias, como uma anotação de documentos para arquivo, hoje passa a ser realizada em instantes por empresas de serviços de contabilidade, por exemplo, que contam com o princípio dessas ferramentas digitais.


Foram, então, muitas as mudanças proporcionadas às empresas, algo que passou a impactar diretamente nos ganhos das organizações. E um dos motivos principais partiu da escolha dos próprios clientes, que se sentem mais confortáveis com a automatização.


Um exemplo prático dessa intenção de clientes com as novas tecnologias em empresas, é a preferência por administradora de condominios industriais, por exemplo, que utilizem ferramentas digitais para controle de entrada e saída de condôminos.

Por que os negócios devem se preocupar com isso?

Além da preferência do público-alvo e da maior agilidade em trabalhos diários e constantes, são muitos os motivos pelos quais empresários e gestores dentro de empresas devem se preocupar com a transformação digital, entendendo de fato como ela funciona.


Quanto mais se tem a certeza de que o caminho pela tecnologia é benéfico e necessário, mais uma corporação passará a investir não apenas nas tecnologias, mas em uma ampla mudança de pensamento interno, capaz de induzir às novas práticas digitais.


Entenda abaixo cinco motivos pelos quais você, como gestor ou tomador de decisão dentro do seu negócio deve começar a se preocupar com essa mudança:

1. Otimização de processos

Uma das primeiras vantagens com a transformação digital é a mudança dos processos de trabalho e na melhoria de sua atuação e distribuição, quase sempre considerada melhor e mais focada em comparação com rotinas manuais de trabalho.


Essa modificação pode ser chamada de otimização, uma forma de implementar maiores mudanças nas formas de trabalho, retirando grandes processos e abrindo espaço para trabalhos mais focados, bem como tirando essa responsabilidade das pessoas.


Essas mudanças são interessantes não apenas em serviços de alto impacto e risco, onde funcionários têm mais possibilidade de se machucar ou errar, mas também naqueles que são repetitivos, considerados mais fáceis de serem substituídos por tecnologias.

2. Maior produtividade

Com a retirada da necessidade constante de funcionários desenvolvendo atividades repetitivas e por vezes passíveis de erros, acontece não apenas a otimização, mas também a indução de uma maior produtividade dentro das rotinas de trabalho.


Isso acontece porque, assim que uma atividade é deixada para ser realizada por uma tecnologia, como no caso de máquinas de embalagens em uma empresa de fomento mercantil, outras atividades serão focadas e cada vez mais atendidas.


Além disso, grande parte dos funcionários que realizam atividades repetitivas, ou seja, sem nenhuma oportunidade da análise ou da mudança de estratégia, passam a considerar todo o processo desgastante, muitas vezes se sentindo frustrados com a atividade.

3. Aumento da qualidade de serviço

Ainda que a atividade humana seja considerável e altamente vantajosa em trabalhos criativos e mais analíticos, a otimização de atividades por meio de tecnologias faz com que a qualidade possa aumentar dentro dos produtos e serviços entregues por uma empresa.


Por exemplo, em uma empresa de portaria e limpeza, a partir do momento que uma máquina passa a realizar uma higienização de um grande local de forma autônoma, ela consegue fazer o dobro do serviço de um funcionário, com maior rapidez.


Essa é uma das grandes motivações pela qual empresários procuram a transformação digital dentro de suas empresas, visto que poderão fazer entregas mais rápidas e com qualidade, o que leva ao aumento do valor dos produtos ou serviços disponibilizados.

4. Maior satisfação do cliente

Com certeza, uma das principais importâncias da tecnologia para uma empresa é a satisfação do cliente, seja com serviços cada vez mais rápidos e com qualidade, ou pelo fato de tudo ser mais fácil e prático com o uso das ferramentas certas.


Imagine o quanto um cliente de uma empresa de controle de acesso, por exemplo, tem de satisfação ao saber que poderá ter em mãos câmeras 24 horas de locais dentro de um prédio, ou a confirmação de cada pessoa que ali adentra.


De certa forma, a tecnologia também agrega naquilo que a empresa entrega de novo e interessante para um cliente, sendo, então, incluída como uma forma de produto a ser vendido, que promete muitas vezes tudo aquilo que os concorrentes fazem, só que melhor.

5. Redução de custos

Essa é uma das principais motivações, bem como grande aliada de setores comerciais e financeiros no momento em que uma transformação digital é reforçada dentro de uma corporação, como no caso de uma empresa de CFTV em São Paulo.


No momento em que serviços são modificados e uma tecnologia passa a fazer parte da realidade corporativa, quase sempre é possível notar uma significativa mudança nos custos, que passam a compensar mais e, muitas vezes, chegam a ser menores.


Um bom caso dessa redução acontece em empresas que substituem uma fiscalização feita por pessoas por máquinas e robôs, que sobrevoam lugares de grande proporção, realizando as atividades em tempo hábil, apresentando aí um excelente custo-benefício.

Estratégias para adotar a transformação digital

Agora que você entende melhor sobre todos os motivos pelo qual a sua empresa deve começar hoje mesmo uma transformação digital, é preciso entender de que maneiras essas novas atividades podem ser implantadas e quais são as principais preocupações.


Em primeiro lugar, é preciso fazer um bom levantamento sobre as atividades internas e externas, entendendo seus números, resultados e equipes envolvidas, percebendo quais delas podem ser consideradas dentro de uma automação de serviço.


A partir daí, ocorre uma escolha criteriosa sobre quais as ferramentas que devem ser incorporadas à realidade da empresa, e de que forma cada uma delas pode contribuir para uma mudança considerável, mantendo o foco da empresa em primeiro lugar.


A partir daí, é preciso avaliar:


● Motivações;

● Custos;

● Melhores tecnologias;

● Desempenho de cada uma delas;

● Entre outros pontos.


Feita essa escolha e o entendimento de como cada uma delas pode auxiliar os trabalhos, como em um grupo das melhores empresas de consorcio de imoveis, é necessário que haja a preocupação de como ela será recebida e incorporada à realidade dos funcionários.


Ainda que grande parte das tecnologias sejam indutivas e de fácil compreensão, nem sempre elas serão completamente entendidas por todos, ou facilmente adentradas a uma realidade que antes necessitava apenas de pessoas, como em uma fábrica.


Para isso, é interessante que a empresa faça uma boa escolha de um gestor, líder ou até mesmo uma consultoria especializada, com o foco de colocar na empresa um projeto de incorporação de novas tecnologias, pensando sempre na recepção do colaborador.


Para isso, treinamentos e palestras podem ser feitas, sempre com a ideia de mudar o mindset interno, despertando tanto interesse quanto senso de urgência pela utilização de ferramentas tão úteis e necessárias.


Considerações finais

A transformação digital é uma das mais interessantes mudanças nos últimos tempos, sendo considerada uma forma interessante de negócios e colaboradores terem cada vez mais produtividade, ao mesmo tempo que oferecem mais qualidade em serviços.


Por isso, sempre que sua corporação puder, considere essa mudança digital na rotina e principalmente no sistema de trabalho que você realiza, visto que além dos excelentes benefícios para clientes, esse será um grande diferencial dentro da concorrência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 visualização