Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Por que integrar o Youtube a sua estratégia de marketing?


Por que integrar o Youtube a sua estratégia de marketing?

Integrar Youtube às suas estratégias de marketing é uma boa alternativa, pois esta plataforma tem uma das maiores audiências do mundo.


Empresas que investem nesse canal conseguem aumentar a visibilidade da marca, melhorar o relacionamento com o público-alvo e converter mais visitantes em leads, bem como leads em clientes.


Quem ainda não usa o YouTube em suas estratégias de marketing precisa repensar essa atitude. Trata-se de uma plataforma poderosa, capaz de influenciar seus usuários em muitos aspectos.


Além disso, é bastante versátil, podendo ser usada por empresas de todos os portes e segmentos. Ou seja, engana-se quem acredita que o YouTube foi feito apenas para as grandes empresas.


Contudo, é preciso entendê-lo melhor para saber como trabalhar esse tipo de marketing. É assim que você vai fazer com que os usuários se interessem pelo seu vídeo e consumam os conteúdos que você publica.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do YouTube para o marketing das empresas, os motivos para investir nele e ainda daremos algumas dicas para você aumentar a audiência.


Se você tem dúvidas em relação a essa prática, acompanhe a leitura até o final e poderá elaborar uma boa prática nesta plataforma.


A importância do YouTube para o marketing

Os vídeos se tornaram o formato de conteúdo mais consumido pelo público. Antigamente, vídeos na internet eram sinônimos de materiais precários e mal feitos, mas hoje em dia, isso mudou.


As plataformas streaming e a melhoria da internet permitiram que os vídeos passassem a ter mais qualidade. É por isso que atualmente esse tipo de material é considerado o melhor investimento em marketing.


O YouTube, podemos dizer, é um dos maiores responsáveis pela ascensão dos vídeos. Com uma grande variedade de conteúdos, ele se tornou ponto de encontro entre diferentes perfis de usuários.


Devido a isso, acabou sendo referência de local adequado para divulgação de marcas, como de um escritório de consultoria trabalhista para empresas, publicidade on-line e geração de leads.


Pensando por esse lado, somos capazes de entender porque, então, essa plataforma se tornou tão importante para o marketing.


Vamos pensar numa plataforma e-commerce, por exemplo, que por meio dos vídeos consegue divulgar o que vende. Mas não somente ela, como também diversos outros tipos de negócio, físicos ou virtuais.


Entendendo a sua importância, vamos falar um pouco, no próximo tópico, sobre os motivos para uma empresa ter um canal no YouTube. Confira.


Motivos para investir em marketing pelo YouTube

Existem várias razões para considerar fazer marketing por essa plataforma. Uma delas é o fato de que é capaz de aumentar o engajamento do público.


Isso acontece porque os usuários da internet preferem os materiais em formato de vídeo, pois, para se ter uma ideia, essa plataforma é a segunda mais procurada pelas pessoas para pesquisarem a respeito dos mais variados assuntos.


Então, se uma empresa de seguros de autos está lá, ela consegue interagir com seu público-alvo e, consequentemente, consegue aumenta a sua visibilidade.


Aquele ditado que diz “quem não é visto não é lembrado” passou a fazer ainda mais sentido depois do YouTube e do marketing digital como um todo.


As empresas precisam usar essa plataforma para que possam se manter na mente dos consumidores.

Pelo fato de muitas pessoas acessarem a rede diariamente, aproximadamente 18 minutos por dia, as chances de terem contato com a sua marca são muito grandes.


Não apenas em formato de anúncios, mas também de conteúdos exclusivos do canal da companhia, as pessoas podem esclarecer dúvidas acerca do mercado que o seu negócio atua.


O YouTube permite a interação entre seus usuários, eles podem curtir e comentar os vídeos, então essa prática permite que as organizações conheçam melhor os seus clientes.


Vamos supor que uma fabricante de itens para médicos poste um vídeo falando sobre calibração de equipamentos médicos. Os usuários podem comentar e fazer perguntas que ajudam a empresa a definir novas pautas do interesse deles.


Todos os comentários ajudam, também, a descobrir suas necessidades e expectativas, o que pode ajudar a companhia a adaptar melhor suas campanhas e, até mesmo, seus produtos e serviços.


Além disso, a interação também pode reunir alguns feedbacks que ajudam a melhorar processos e a elevar a qualidade da marca perante o público e, claro, à concorrência.


Ademais, a cada novo material, a companhia aumenta sua credibilidade e autoridade acerca do que faz. Isso é importante porque o consumidor moderno precisa confiar na empresa antes de adquirir os produtos e serviços que ela tem a oferecer.


Para ter acesso a esses benefícios, além dos vídeos no canal, é possível lançar mão de outras práticas, como:

Anúncios;

Parcerias;

Influenciadores;

Interação com escritos;

Dentre outras.

No entanto, toda empresa, como uma que ofereça curso de quiropraxia, precisa saber trabalhar as estratégias para essa plataforma, enxergando o YouTube como uma oportunidade de negócio.


Pensando nisso, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para aumentar a audiência do canal da sua marca no YouTube, confira.


Dicas para aumentar a audiência

Não basta ter um canal nessa plataforma, é preciso que ela tenha uma boa audiência, para alcançar um número maior de usuários. Para conseguir isso, algumas dicas são:


Integrar o YouTube a outros canais

O Marketing Digital se utiliza de diferentes canais. Isso quer dizer que por mais que você priorize apenas um, é preciso estar presente em outros também. Dentre eles:

Site;

Blog;

Redes Sociais;

E-mail marketing.

Todos estes e qualquer outro que a empresa use, como uma administradora de condominios SP, precisam se comunicar de forma integrada.


Por exemplo, a publicação no YouTube pode complementar um post do blog criado para educar o cliente e que também será enviado por e-mail.


Fazer parcerias com outras marcas

Sua audiência também pode crescer muito se você fizer parcerias com outras marcas e influenciadores. Exemplo disso é a estratégia de Guest Post, em que você produz um conteúdo para o seu parceiro e ele produz outro para você.


Ou seja, é a publicação de vídeos em canais parceiros que tenham o mesmo perfil de público que a sua marca, mas sempre pensando na relevância deles para o público-alvo de ambos.


Outro exemplo seria uma fábrica de camisetas personalizadas convidar para entrevistas e webinars alguns profissionais da área. Essas práticas ampliam a visibilidade dos envolvidos e atraem novos clientes para o canal.


Incluir CTA no vídeo

O CTA é uma chamada para ação que induz o seu visitante a realizar uma ação que você deseja. Se você quer que seu público faça alguma coisa no seu canal, precisa pedir para eles.


Exemplo disso é a inclusão de algumas falas durante o vídeo, incentivando os usuários a assistirem outros conteúdos que estejam relacionados ao vídeo que eles estão assistindo no momento.


Outra dica é pedir para que os visitantes deixem seus comentários. Ao fazer isso, uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, passa a conhecer melhor a opinião deles.


Não se esqueça de pedir para que compartilhem o conteúdo, assim mais pessoas poderão acessá-lo. Nos outros canais, inclua CTA que instiguem a audiência a acessar o canal da sua marca no YouTube.


Otimizar o vídeo com SEO

O SEO é uma estratégia que otimiza suas páginas e conteúdos para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.


Assim como ele é importante no Google, também precisa ser aplicado ao seu canal no YouTube. O primeiro passo é escolher adequadamente as palavras-chave que serão usadas.


É por meio delas que o seu conteúdo será associado aos termos usados pelos usuários para esclarecer uma dúvida.


É preciso fazer uma pesquisa para saber quais palavras o seu público-alvo utiliza para pesquisar assuntos no YouTube.


Depois de descobrir qual palavra-chave será usada, é o momento de pensar no título e na descrição do vídeo.


Esses campos são importantes e o Google dá muita atenção a eles. Dessa forma, as empresas de contabilidade ou qualquer outra precisam pensar em algo que seja atrativo e informativo ao mesmo tempo, deixando claro do que se trata.


O SEO para vídeo também envolve a duração deles, legendas e transcrições, bem como o engajamento do seu público com os materiais publicados.


Tudo deve ser trabalhado de forma a otimizar os conteúdos para que eles apareçam entre os primeiros resultados quando alguém pesquisar.


Conclusão

Como vimos, qualquer tipo de negócio pode aproveitar os benefícios do YouTube, desde que utilize as melhores estratégias, como as que mencionamos aqui.

Então, é só aproveitar os benefícios dele e oferecer ao seu público o formato de conteúdo que mais agrada, aumentando a relevância, a visibilidade e o engajamento da sua marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

4 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign