Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius

O que é percepção de marca e como trabalhar com ela em sua empresa?


A percepção de marca é uma forma dos clientes se lembrarem de uma empresa, sem que esta se esforce constantemente, já que alguns símbolos e comunicações traduzem o que ela oferece, seja em produto ou experiência.


Entender como chegar até esse resultado é algo essencial para empresas que buscam um constante crescimento em mercados competitivos, ou querem se tornar uma escolha tradicional para seus clientes, resultando em um favoritismo quase fanático.


Mas o que faz essa percepção?

Percepção de marca é algo que nós, consumidores, nos importamos sempre na hora de comprar algum produto ou serviço. Basicamente, essa é a descrição exata sobre como conseguimos reconhecer e diferenciar marcas e empresas.


Por exemplo, profissionais que trabalham com jardinagem sabem rapidamente identificar a melhor empresa de paisagismo de uma cidade, baseados não apenas na qualidade, mas também na fama do negócio no lugar.


Em um outro caso, em sentido mais mundial, sabemos rapidamente escolher em um momento de compra o nome de uma empresa de refrigerantes, que é apontada como preferida e reconhecida por todos, em qualquer lugar do mundo.


Nesses dois casos, temos a percepção de marca a partir do momento que cogitamos uma empresa não apenas pelo que ela é, mas pelo que ela representa, criando em nossa mente uma categorização para sua importância em nossas vidas.


Temos essa noção por conta da marca que o negócio transmite, geralmente agregando um sentimento, uma qualidade ou um especialização diferente, fazendo com que esse negócio seja único, parente outros do mesmo segmento, ou outros produtos.


Isso acontece porque tudo que aquela marca apresenta de novo, diferente e interessante, nos prende. Se um grupo de empresas de etiquetas adesivas faz um atendimento diferenciado, com funcionários vestidos com uma roupa diferente, ela será lembrada.


Mas para além do atendimento, a marca e seus produtos devem ser facilmente diferenciados uns dos outros, algo que faz com que a percepção de marca esteja não apenas na experiência, mas também em seu resultado material ou sentimental em nós.


Uma marca que não se preocupa em manter ou criar uma percepção adequada pode acabar se envolvendo em um problema sem fim, já que com tantas opções de concorrentes, fica quase impossível de um cliente se lembrar dela facilmente.


Qual a importância para a empresa?

Claramente, ser facilmente reconhecido por um público por aquilo que oferece ou por como oferece é um grande ponto positivo para marcas, já que isso, de certa forma, as coloca em um nível de diferenciação e valorização, se comparadas com outras empresas.


Alcançar esse patamar de importância é, de certa forma, uma maneira de comunicação que se tornou eficaz, podendo trazer grandes benefícios, já que a chance de um cliente optar pela empresa, em um momento de compra, é alta e crescente.


Um deles, por exemplo, é a vantagem que uma empresa tem ao ser lembrada e repassada como uma referência a alguém que esteja precisando dela, sendo então uma maneira de divulgação orgânica, feita por pessoas impactadas com a percepção de marca.


Dentro dessa percepção, muitas questões são importantes para uma marca, dentre elas está a consideração dos clientes com alguns pontos interessantes, por exemplo, o compromisso com o consumidor.


Alimentar essa imagem e também as ações da empresa, fazem com que características como essa fiquem cada vez mais evidentes para todo o público, como uma empresa de corte e dobra de aço que pode, por exemplo, devolver metade do valor a cada compra de ferros.


Isso gera, em seguida, um maior sentimento de confiança. Um cliente de uma empresa saberá que terá uma excelente experiência se optar em consumir algo dessa marca, e saberá que havendo qualquer problema, ele será facilmente resolvido.


A percepção de uma marca também é extremamente importante em mercados onde as marcas se misturam com outras, por exemplo uma empresa de contabilidade para pequenas empresas, que mantém inúmeras concorrentes no Centro de uma cidade.


Esses e outros benefícios que as marcas atingem ao serem bem digeridos pelo público são, ao todo, essenciais para o aumento de compras da empresa, algo que favorece todo o crescimento de um negócio, podendo trazer grandes e novas oportunidades.


Principais estratégias

Chegar ao resultado de uma empresa com uma percepção de marca favorável, por parte do público, pode ser encantadora e desejável, mas é um resultado de um esforço coletivo e altamente trabalhado, algumas vezes por anos, ainda que novas companhias alcançam.


Dentre as principais ações, estão questões que fazem com que a empresa seja facilmente reconhecida, altamente sugerida como confiável e resolvedora de problemas, e principalmente, que seja bem organizada para falar uma mesma língua com o cliente.


Conheça abaixo algumas das principais estratégias que grandes marcas já fizeram para chegar a esse resultado, e comece já a trabalhar para que sua empresa se torne uma referência, não somente na área, mas em todo o setor empresarial.


1. Foque na identidade visual da marca

Quando falamos em identidade da marca, podemos entrar em uma concepção que engloba duas questões: o lado visual e o lado proposital. Por exemplo, uma empresa de uniformes pode ser lembrada tanto por sua logo quanto por seu apreço por questões ambientais.


Falando sobre o lado visual, é interessante que uma empresa, assim que se lançar no mercado, invista no trabalho de um designer gráfico ou de uma empresa de comunicação, para produzir a melhor identidade visual possível, pensando na cara do negócio.


Dentro desse tipo de identidade estão questões estéticas mas também sentimentais, que envolvem o cliente com aquilo que a empresa é e o que ela oferece. Além disso, também considera algo que inova e se mostra interessante para um cliente na hora de uma compra.


Isso se deve pela possibilidade de uma pessoa pagar por um serviço de uma agencia de stands que se mostre com uma identidade visualmente bem feita, deixando de escolher outra que nem ao menos possua uma logo ou uma comunicação visual.


Também é importante seguir, após a concepção da identidade visual, com todos os produtos e comunicações comerciais com essa padronização, algo que fará o público se lembrar sempre da sua marca e memorizá-la.


2. Propósito estampado

Sobre a questão do propósito da empresa, que também aparece como uma identidade, é importante que uma empresa exale por suas ações, comunicações orais e físicas com o público, quem elas são e de que modo elas trabalham, encantando o cliente.


É importante saber sobre como uma empresa pensa antes de fazer uma compra, e de que forma seus atos podem nos conquistar e fazer com que ela seja uma preferida, em detrimento de outra que não atue e nem possua as condições que gostamos.


3. Aposte na experiência

Imagine que uma fábrica de camisetas lisas para sublimação faz um atendimento ao público por meio de um aplicativo de mensagens, onde oferece vídeos e Gifs para exposição de produtos e sanação de dúvidas de clientes, inovando e agregando tecnologia.


Com certeza essa empresa será lembrada por essa maneira de comunicação com o comprador, e será lembrada e até mesmo indicada para outras pessoas por essa experiência interessante que trouxe para quem comprou com ela.


Por isso, uma das principais ações que devem ser feitas agregam experiência, atendimentos inovadores e marcantes, que fazem toda a diferença na hora em que uma empresa é lembrada positivamente ou não.


4. Mantenha o padrão em franquias

Empresas que trabalham com franquias, ainda que vendam um mesmo produto, muitas vezes perdem a chance de padronizar seus atendimentos e elementos que integram a comunicação do cliente, perdendo a chance de endossar a presença de uma marca.


Por isso, sempre que for possível, empresas devem focar na padronização, que pode ser concebida por meio de uniformes, tratamentos ao cliente, itens decorativos dentro da loja ou a arquitetura do lugar e até mesmo a cor e o formato do produto ou de sua embalagem.


5. Foque na produção de conteúdo

Uma boa forma de perpetuar e fazer com que a personalização da marca chegue rapidamente aos consumidores é por meio da internet, que hoje é uma das melhores formas de comunicação, ideias e ações de vendas, algo que favorece o reconhecimento.


Por isso, sempre que puder, faça conteúdos e invista em comunicações onde o entendimento da empresa seja facilmente reconhecido, seja por meio de:


Vídeos;

● Imagens;

● Ícones;

● Cores;

● Formas;

● Palavras.


A escolha daquilo ou de todos os itens que vão representar sua marca é algo pessoal de cada empresa, como empresas de manutenção industrial, mas deve ser estrategicamente pensada, para que seja rapidamente fixada na cabeça de quem consome.


Conclusão

A percepção de marca é uma das principais formas de uma empresa ser lembrada, podendo até mesmo entrar dentro de uma estrutura cultural que compõe a sociedade, agregando não apenas compradores, mas fãs do trabalho de uma companhia.


Utilizando as práticas corretas e agregando essas estratégias a um excelente trabalho contínuo de líderes e gestores, com foco nesse objetivo, uma empresa estará prestes a se tornar memorável para todo o seu público-alvo, podendo ir além.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign