Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

O que é marketing de relacionamento e como aplicar em sua empresa


Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano de todos e, para que as empresas continuem sendo relevantes para as pessoas, algumas estratégias foram adotadas, entre elas, o marketing de relacionamento.


Antigamente era comum que as empresas mantivessem um contato mínimo com o cliente, no sentido de criar campanhas chamativas para ele, para que somente então, conseguisse se tornar mais próxima aos leads e conseguisse, de fato, entender o que ele pensa.


Porém, hoje em dia as coisas não funcionam de um jeito tão simplório, principalmente com a chegada da tecnologia e da internet. Com tanta informação e tantas empresas chamando a atenção do lead, tornou-se cada vez mais difícil ser atraente.


Independentemente se o seu negócio seja uma empresa de máquina de suco de laranjaou prefira focar seus serviços em dispositivos eletrônicos, todas as organizações devem ter uma boa estratégia de marketing de relacionamento com o cliente.


Afinal, pensemos que o cliente é a alma do seu negócio. É ele que guiará a forma como a sua empresa toma as decisões, quais produtos e serviços devem ser prioridade e como você quer ser visto em um mercado cada vez mais competitivo.


Um erro de muitas empresas novatas é subestimar o poder que o cliente tem sobre o negócio, podendo ele elevar a níveis absurdos a sua reputação, autoridade relevância e, ao mesmo tempo, tendo a capacidade de deixar a sua empresa esquecida no limbo.


Claro que isso não são medidas que dependem apenas deles, porém, a sua empresa tem grande responsabilidade quando pensamos neste aspecto, afetando desde uma organização que vende produtos cosméticos até uma empresa de call center SP.


Para que não haja dúvidas referentes a esse assunto e que seu negócio consiga prosperar em meio a este turbilhão de possibilidades, vamos entender o que é marketing de relacionamento, sua importância e como aplicá-lo.


Marketing de relacionamento: conceito e definição

De forma resumida, o marketing de relacionamento tem como objetivo construir um relacionamento forte, duradouro e benéfico com os seus clientes, aumentando assim a relevância da marca e a autoridade dela perante o mercado.


É possível dizer que tal estratégia faz com que o cliente se torne uma espécie de fã da empresa, criando fidelização da pessoa com a marca, podendo também ser aplicada desde uma empresa de design de games até uma empresa de consultoria contábil.


Diferentemente do marketing tradicional, que busca realizar a venda, ou seja, conduzir o cliente até o último ato de negociação, o marketing de relacionamento busca fidelizar o cliente para que ele goste tanto da empresa que sempre dê preferência a ela.


Então, enquanto o primeiro modelo de negócio é um fluxo de atrair, negociar e vender, o segundo busca criar uma certa intimidade com o cliente desde o momento em que chama a sua atenção até a hora do pós-venda, utilizando diversas estratégias.


Dessa forma, fica um pouco mais claro a importância que o marketing de relacionamento tem perante as empresas nos dias atuais, já que os leads procuram sempre um diferencial na empresa, sendo que ser bem tratado e respeitado é o mínimo que se espera.


Dicas de investimento em marketing de relacionamento

Toda prática ou estratégia empresarial tem como objetivo trazer algum benefício para o negócio, podendo assim variar entre dinheiro e, até mesmo, aumento de relevância e mais autoridade da marca dentro do mercado em que atua.


Portanto, seja sua empresa uma vendedora de equipamentos de higiene hospitalar ou uma transportadora, confira agora algumas dicas que podem te ajudar a investir no marketing de relacionamento de forma eficaz e inteligente.


Reduza os gastos com marketing convencional

Caso decida investir no marketing de relacionamento, orientamos que você mergulhe nessa ideia e esqueça do marketing convencional, afinal, todo o esforço em aplicá-lo pode atrapalhar o seu progresso com a primeira estratégia.


Nos dias de hoje, é extremamente comum que os próprios clientes que gostam dos serviços acabem divulgando o seu trabalho de forma mais dinâmica e orgânica, principalmente quando o trabalho é bem-feito, reduzindo os gastos com marketing a um valor muito baixo.


Tal estratégia pode ser aplicada até mesmo em escolas de cursos profissionalizantes SP, e, por economizar uma certa quantidade de capital, este pode ser investido em outros setores da empresa.


Aumento significativo do LTV

A sigla LTV é derivada do inglês Lifetime Value, que em uma tradução literal seria como Valor por Tempo de Vida ou Valor Vitalício. Quando trazemos esse termo para o meio empresarial, seria algo como o tempo que o cliente gasta consumindo um produto X.


Embora seja mais comum em serviços de assinatura, a estratégia tem como objetivo que o cliente pague um valor pela aquisição do serviço e continue usando por muito tempo, para que o valor gasto com o serviço durante os anos valha a pena.


Pensando em uma aplicação em, por exemplo, serviços de auditoria tributaria, o objetivo é fidelizar o cliente a um ponto que ele não cogite em cancelar o serviço, aumentando o seu valor ao longo do tempo para a empresa.


Para isso, é necessário um produto de bastante qualidade e que sempre esteja inovando, desta forma, o cliente não cansa e continua enxergando motivos para seguir com o serviço prestado.


Maior alinhamento das expectativas do cliente

Quando pensamos em marketing de relacionamento, existem diversos elementos que estão envolvidas no processo, podendo citar alguns dos principais como:

● Empresa que oferece a mercadoria;

● O cliente que contratou a empresa;

● Expectativas do cliente sobre o produto;

● Qualidade do serviço entregue ao cliente.


Uma das maiores vantagens do marketing de relacionamento é que a empresa pode entregar exatamente o que o cliente busca, principalmente se o que for contratado seja um serviço ou projeto que necessita ser desenvolvido ao longo de um certo período.


A sua organização pode, por exemplo, ter diversas reuniões com o cliente para decidir qual o melhor rumo dos serviços contábeis que serão prestados para o problema dele, fazendo com que aumente a confiança e que seu negócio entregue o que ele precisa.


Aplicando o marketing de relacionamento

Mesmo que agora esteja mais fácil compreender o que é o marketing de relacionamento, de nada adianta tanto conhecimento se você não souber como aplicá-lo de forma que seja eficiente e traga bons resultados. Confira agora algumas dicas que podem lhe ser úteis.

01 - Conheça muito bem o seu público

Para que qualquer uma das estratégias já citadas anteriormente funcione e que de fato a sua empresa seja beneficiada por ela, é necessário entender e conhecer o seu público, fazendo com que fique muito mais fácil atraí-lo e fazer com que ele se sinta confortável.

Independentemente se você vende canecas personalizadas ou serviços de locação de impressora multifuncional,é necessária uma análise demográfica e bastante densa dos motivos pelos quais o cliente compra de você e volta para realizar outra compra.

Quando entender isso, ficará mais simples criar as estratégias de marketing de relacionamento. Uma boa alternativa é criar personas que atendam as características de seus clientes, ficando mais palpável entender e se comunicar com eles.

02 - Faça um bom planejamento

Qualquer empresa que tenha como objetivo atrair e fidelizar mais clientes deve ter um bom planejamento de todas as etapas do processo, mesmo que as estratégias e práticas sejam diferentes entre si, afinal, como já dito anteriormente, o cliente é a alma do negócio.

Planejar a abordagem, como conduzirá ele para conhecer os produtos, como irá conversar com os leads, o que utilizará como “isca” para atrair a sua atenção, quais ações serão realizadas para fidelizar o cliente, tudo isso deve ser muito bem pensado.

Embora seja bastante difícil acertar de primeira, conforme você vai aperfeiçoando a técnica, ela se desenvolve e fica mais apurada.

03 - Utilize as redes sociais

As redes sociais, atualmente, são o epicentro da maioria dos acontecimentos do mundo. De forma resumida, é o lugar onde todas as pessoas comentam sobre todos os possíveis assuntos, dando suas opiniões e pontos de vista sobre algum acontecimento, produto, serviço, entretenimento e até mesmo política.

Pensando nisso, utilizar estratégias de inbound marketing, nada mais é do que criar um conteúdo relevante e interessante para o público-alvo da empresa, aumentando o engajamento e a relevância da marca.

Quanto mais conhecida e relevante for a sua marca no mercado, com a ajuda das redes sociais, maior será o valor que o cliente dará à empresa e, consequentemente, mais fácil será de realizar o processo de marketing de relacionamento com o cliente.

Considerações finais

O marketing de relacionamento é uma prática que vem sendo utilizada com cada vez mais frequência e é muito provável que, com o passar de alguns anos, venha a extinguir o marketing tradicional, que já vem perdendo bastante espaço no meio digital.

Desta forma, adapte as informações obtidas no decorrer do texto para a realidade do seu negócio, afinal, ninguém conhece melhor a sua empresa do que você mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 visualizações