Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

O Instagram como ferramenta para alavancar seu negócio


O Instagram como ferramenta para alavancar seu negócio

O Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. Desde que foi comprado pelo Facebook, em 2012, a rede teve um crescimento exponencial, chegando a mais de 1 bilhão de usuários.

Segundo um levantamento da Opinion Box, 70% dos entrevistados usam a rede social, sendo a preferida entre 1 em cada 4 internautas. No ranking das redes sociais, o Instagram perde apenas para o Facebook, em termos de uso.

A pesquisa também mostrou que 67% dos participantes acessam o Instagram várias vezes ao dia e que essa frequência aumentou muito nos últimos anos. As mulheres são as principais usuárias (29%), bem como os jovens (35%).

Diante dessa realidade, as empresas se voltaram para o Instagram. De acordo com dados da própria rede, já são mais de 5 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes em todo o mundo, representando a maior taxa de crescimento em todas as redes sociais.

Hoje em dia, já é fácil encontrar todos os tipos de negócios no Instagram - desde empresas de engenharia elétrica, até lojas de roupas, profissionais autônomos, entre outros.

Cerca de 83% dos usuários seguem alguma empresa ou marca na rede social. Além disso, 48% das pessoas já compraram algum produto ou serviço pelo Instagram.

A grande vantagem da rede está no seu grande apelo visual, o que ajuda na divulgação e na promoção da marca. As imagens e vídeos também colaboram com maior engajamento dos usuários e, por conta disso, o Instagram é a mídia preferida pelos negócios.

No artigo de hoje, conheça o Instagram como ferramenta para alavancar seu negócio e saiba como usar a rede social para aumentar as chances de venda. Acompanhe a leitura!


Como usar o Instagram para promover o seu negócio?

O alto poder de monetização do Instagram fez com que a rede social lançasse várias atualizações, que permitiram o aprimoramento das vendas e a produção de anúncios. Entre elas, destaca-se o Instagram for Business, próprio para uso empresarial.

Com essa funcionalidade, uma empresa de móveis planejados, por exemplo, tem à disposição algumas ferramentas de negócio, que não estão presentes em perfis pessoais.

Por esse motivo, o primeiro passo para a promoção de qualquer empreendimento no Instagram, é começar uma conta com perfil corporativo.

Não é preciso pagar nada por esse feature. O Instagram é um serviço gratuito, disponível para sistemas Android e iOS. Assim, depois de criar o perfil da sua empresa, acompanhe algumas dicas para promover o seu negócio na rede social:

Escolha um nome de usuário adequado

O ideal é usar o mesmo nome da empresa em seu perfil no Instagram (e nas demais redes sociais). Isso ajuda o público a encontrar o seu negócio mais facilmente, criando uma identificação mais próxima com a marca.

Além disso, vale a pena investir em um nome simples e explicativo, pois isso facilita o entendimento da audiência.

Faça uma descrição explicativa

Caso trabalhe como fornecedor de esquadrias de alumínio, por exemplo, é necessário deixar isso claro na descrição do seu perfil no Instagram.

Todos os seguidores e usuários que entram na sua conta verão essa descrição, por isso, ela deve ser breve, clara e objetiva. Outra dica é incluir hashtags (#) que podem ser associadas à empresa.

Defina uma boa foto de perfil

Para as empresas, o ideal é que a foto de perfil seja o logo da marca, justamente para criar uma identificação no público.

Recomenda-se usar uma imagem nítida, de fácil assimilação e compreensão. Caso o seu negócio tenha um logo colorido, melhor ainda.

Torne o seu Instagram uma revista online

Como todo usuário na internet, os seguidores do Instagram não estão interessados somente na venda de produtos e serviços. Por esse motivo, não adianta nada ficar publicando somente anúncios e postagens publicitárias.

A dica é investir em conteúdo relevante, com materiais informativos e atrativos que possam conectar as histórias da marca com o público. A melhor forma de fazer isso é pensando que o Instagram é uma revista, com várias seções.

Dessa maneira, é possível elaborar um cronograma com as postagens diárias, alternando entre anúncios e marketing de conteúdo.

Assim, uma distribuidora de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) pode criar materiais sobre a importância da segurança do trabalho, dicas para uso correto dos acessórios, entre outros.

Utilize hashtags nas publicações

As hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo #, que conectam outros usuários à sua publicação, abrindo novas oportunidades para o crescimento de seguidores, aumento de curtidas e maior engajamento do seu conteúdo.

O Instagram permite que as empresas utilizem 30 hashtags por postagem. No entanto, usar toda essa quantidade não é uma prática bem vista.

Por isso, algumas recomendações para o uso das hashtags são:

● Utilize palavras relacionadas ao seu negócio ou assunto;

● Busque quais hashtags são populares no seu segmento;

● Intercale menções mais gerais, com termos específicos;

● Crie uma hashtag do seu negócio para divulgar o perfil.

É importante que as empresas fiquem atentas ao shadowban (banimento dos usuários). Embora o Instagram não assuma essa prática, ela realmente existe e bloqueia o desempenho de algumas postagens, de modo implícito.

Ou seja, há uma diminuição do alcance das publicações no feed, bem como de comentários e visualizações. Muitas vezes, essa prática pode ser causada pelo uso incorreto das hashtags, pois o Instagram passa a considerar o seu conteúdo como spam.

Divulgue conteúdo no Stories

O Stories do Instagram surgiu para competir com outra rede social, o Snapchat. Em pouco tempo, a função se tornou uma das mais usadas pelos usuários e pelas empresas, devido à sua dinâmica rápida, simples e eficiente.

Por meio dela, é possível compartilhar conteúdos reais sobre o seu negócio. Por exemplo, uma distribuidora de lampadas led pode usar o stories para mostrar o dia a dia da empresa, aproximando o público da marca e humanizando o serviço.

O stories também pode ser usado para transmissão de mensagens rápidas, divulgação de produtos e, até mesmo, para exibição de resultados de serviços.

Faça anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados do Instagram são bastante eficientes para aumentar a taxa de conversão e melhorar o alcance do seu negócio. Assim como as postagens do Facebook, eles podem ser segmentados de acordo com os interesses do público-alvo.

Por exemplo, uma empresa de terceirização de serviços pode orientar um anúncio no Instagram com recorte de localidade, escolhendo a divulgação somente para uma região específica, que abrange o seu atendimento.

Dessa maneira, a conversão é muito maior, pois o anúncio tem um direcionamento e orientação, ao contrário do que ocorre nas publicidades tradicionais.

Como produzir conteúdo para engajar o público? Conheça 3 dicas

Como dito anteriormente, é preciso alimentar o Instagram com conteúdo relevante, para que os seguidores tenham interesse nas publicações da sua empresa.

Entretanto, a rede social está imersa em um mar de informações, sendo imprescindível investir em uma produção de qualidade, para se destacar da concorrência.

Abaixo, acompanhe algumas dicas para elaborar materiais interessantes e atraentes, com grande capacidade de engajamento do público.

1 - Determine a frequência de publicações

O primeiro passo é observar os melhores horários para realizar as postagens, levando em consideração as horas de pico. Esses dados podem ser vistos no próprio perfil comercial das empresas, pois o Instagram gera relatórios detalhados com informações dos usuários.

A partir disso, é possível determinar uma frequência das publicações. Nesse sentido, caso as empreiteiras para reforma residencial percebam que há um aumento do tráfego de visitantes a partir das 18h, podem programar as postagens para esse horários.

2 - Defina uma linguagem padrão para os posts

O Instagram permite que as empresas adotem uma linguagem mais informal, mas isso não quer dizer que “vale tudo” na hora da postagem. Ao contrário, é fundamental determinar um tom de voz para a marca, pois isso gera identificação e proximidade com a audiência.

O ideal é levantar as informações a respeito do público-alvo e, desse modo, escolher uma linguagem que melhor representa os seus seguidores.

3 - Use fotos de alta qualidade

O Instagram é uma rede social altamente imagética. Por esse motivo, deve-se usar fotos de alta qualidade, bem como vídeos produzidos com boa resolução, estrategicamente pensados para causar uma boa impressão nos usuários.

Assim, ao divulgar uma foto de um closet sob medida, escolha um ângulo que favoreça o móvel e faça uma edição fina, para conquistar os olhos dos seguidores.


Conclusão

O poder das redes sociais é enorme. Hoje em dia, as empresas que desejam se destacar no mercado precisam investir em marketing para essas plataformas, principalmente no Instagram, que é o aplicativo que mais cresce no mundo.

Com as dicas acima, o seu negócio já pode começar a usar o Instagram e, em pouco tempo, vai perceber o quanto a rede social vai ajudar no crescimento da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 visualização
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign