Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Inbound x Outbound marketing: veja as diferenças e qual o ideal para seu negócio


Inbound x Outbound marketing: veja as diferenças e qual o ideal para seu negócio

Atualmente, no mercado, existem duas técnicas que ajudam as propagandas, o Inbound e Outbound Marketing. As duas estratégias têm como finalidade atingir o público de alguma forma, são táticas de publicidade para que as vendas de um comércio aumentem.


Com o avanço da tecnologia, o Outbound vem perdendo um pouco de espaço para o nova tática que promete trazer mais consumidores, por meio de produção de conteúdo útil criado no ambiente digital.


Porém, mesmo que já tenha no mercado uma nova opção disponível, a velha tática não perdeu espaço totalmente, tendo ainda muitos usuários adeptos da sua utilização. Esse modelo é conhecido por ser mais tradicional.

Como funciona o Inbound Marketing?

Esse modelo funciona no meio virtual e, por isso, consiste em produzir conteúdos que chamem a atenção do público. Sendo assim, os indivíduos são atraídos pelo o que é produzido e, dessa forma, são levados a concluir uma compra.


Logo, todo o procedimento para que o indivíduo chegue na conclusão do seu trajeto de compra é menos invasivo, não sendo um jeito agressivo para o indivíduo, o oposto de quando ela recebe uma ligação de vendas, por exemplo.


Além disso, esse método é construído em 5 etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Para que todo o processo seja comprido com êxito, é preciso que o método passe por todas essas fases.


A primeira diz respeito à atração de indivíduos que se interessam pelos seus serviços, afinal de contas, são eles que se tornam mais próximos de se tornarem consumidores no futuro.


Por isso, nessa fase é importante que o conteúdo chame a atenção do indivíduo e gere engajamento. Desse modo, aqui o foco deve ser em maneiras de produzir conteúdos e deixá-los bem ranqueados nos buscadores.


A segunda etapa é a fase onde o indivíduo compartilha alguns dados com a empresa em troca de algum conteúdo. Essas informações são importantes porque permitem que o estabelecimento conheça seu público-alvo.


Além disso, com esse dados é possível traçar melhor o planejamento, de forma que ele seja mais assertivo para os clientes. Para conseguir os dados, podem ser usadas landing pages e promoções, por exemplo.


Já o terceiro passo é sobre a comunicação do comércio com o indivíduo, é o jeito como ele é nutrido de materiais, antes de realizar a compra. Isso é importante porque a empresa é sempre lembrada pelo consumidor.


O principal recurso usado nesse momento é o e-mail marketing, logo aquele indivíduo que já se demonstrou empenhado alguma vez, mas ainda está em dúvida sobre a aquisição, consegue ser alimentado com conteúdos que incentivam a compra.


Após isso vem a fase de venda, aqui o indivíduo conclui a compra definitivamente, todo o esforço feito anteriormente dá resultados nesse passo, que é a finalidade principal.


Por fim, a etapa de análise serve de base para que erros e acertos sejam verificados e a tática seja ajustada conforme a necessidade. É possível verificar cada etapa e se certificar se houve bom desempenho ou não.


Sendo assim, empresas de manutenção industrial podem usar esse método para alcançar o seu público e conseguir aumentar as suas vendas, bem como ter um melhor desempenho.

Conheça os benefícios do Inbound Marketing

Com essa técnica é possível aumentar o número de vendas por meio da propaganda para o público certo, isso quer dizer que o seu conteúdo só vai se relacionar com as pessoas que têm interesse e podem ser futuras clientes.


Além disso, a relação com os consumidores é muito mais próxima, tanto que os conteúdos são feitos pensando nos dilemas que eles têm, pensando em resolver os problemas deles. Sendo assim, é estabelecida uma relação de confiança.


Isso ajuda para que o consumidor chegue na etapa de venda. Já que ele confia no estabelecimento, ele se sente mais seguro para realizar uma aquisição. Portanto, é mais fácil convencer o indivíduo da compra.


Por fim, a jornada de aquisição pode ter um tempo menor, já que a pessoa está sendo alimentada com conteúdo relevante com o objetivo de convencê-la mais rapidamente a concluir uma compra.


Desse modo, uma empresa de outsourcing de impressão pode usar esse método para melhorar o seu relacionamento com os clientes e diminuir o tempo para que eles realizem uma compra.

Como funciona o Outbound Marketing?

Se a técnica anterior trabalha para atrair o cliente, com essa outra estratégia o objetivo é ir até o indivíduo, por isso, ela é chamada de tradicional. Ela é feita do mesmo jeito que as propagandas, usando meios de comunicação como televisão e rádio.


Porém, ela também já atua no meio virtual, um exemplo, é quando um vídeo de propaganda interrompe o que você está assistindo. Logo, percebe-se que essa técnica é mais invasiva que a anterior.


Apesar de a internet ser uma realidade e muitas pessoas usarem, ainda existe uma parcela da população que não tem acesso a esse recurso por diversas questões. Por isso, esse método se mostra eficiente por chegar nessas pessoas e naquelas que usam internet.


Desse modo, uma empresa de geradores alcança o sucesso ao aderir esse método, já que vai atingir um público bastante amplo com a sua publicidade.

Conheça os benefícios do Outbound Marketing

Essa é uma técnica que traz retornos rápidos, por isso, uma das suas vantagens é que é possível fazer análise das métricas já na hora.Tudo isso porque os indivíduos são alcançados naquele momento.


É possível conquistar os indivíduos com mais eficiência e ter resultados em até uma semana. Aqui não é preciso se dedicar muito na tática para que ela dê retornos a longo prazo.


Além disso, caso a empresa decida investir nesta técnica, existem muitos especialistas no mercado, já que essa era, até pouco tempo, a forma tradicional de impactar os clientes.


Além de realizar contatos mais certeiros, isso porque você só investe naquelas pessoas que podem virar consumidoras. Se você identificar que aquela pessoa não vai se engajar com o estabelecimento, a abordagem nem é feita, por isso, os contatos são precisos.


Dessa forma, uma empresa que faz camisetas personalizadas pode aproveitar para usufruir das vantagens que essa estratégia pode proporcionar para o seu negócio.

Como usar as duas estratégias juntas?

Desse modo, é possível usar os dois métodos juntos para que o negócio alcance seus clientes, porém para isso é preciso analisar algumas questões como:


● Público-alvo;

● Time de vendas;

● Trajeto de compras;

● Organização.


A primeira coisa a ser observada é o público-alvo, isso porque dessa forma você consegue entender com qual das técnicas impacta mais esse público, além de perceber qual faz mais sentido para o seu negócio naquele momento.


Portanto, antes de iniciar, uma empresa de banner promocional deve analisar o seu público para tomar algumas decisões.


É preciso também fazer uma análise do time de vendas, isso porque você precisa verificar se ele dá conta da estratégia que vai ser abordada. Inclusive, se a técnica for o Inbound é preciso ter um time que se dedique para a produção de conteúdo.


Sendo assim, é preciso se certificar se vai ser possível recepcionar a demanda e se é preciso fazer novas aquisições de funcionários.


Portanto, esse é um ponto que deve ser analisado por uma fábrica de material para merchandising na hora de mesclar as técnicas.


Além disso, é preciso se atentar para a forma como os consumidores fazem a sua jornada de aquisição, sendo assim, a partir dessa análise é possível escolher a união ideal para o estabelecimento.


Por fim, é preciso se atentar para a organização do estabelecimento, isso vai demonstrar a capacidade de administrar as duas estratégias, podendo controlar melhor a forma como cada uma vai ser utilizada.


Desse modo, uma empresa de comunicação visual após fazer a verificação desses pontos pode concluir qual a melhor forma de aderir aos dois métodos em seu estabelecimento, principalmente, como forma de melhorar as suas vendas.


Por fim, a união das técnicas é ótima para estabelecimentos que estão começando, isso pela razão de cada uma poder ser utilizada para uma finalidade. Como tudo é novo, o Outbound pode ajudar nesse primeiro momento a conseguir os clientes.


O outro método como precisa de aplicação na internet e seus retornos são demorados deve ser trabalhado no início para dar retornos no futuro, gerando indivíduos mais interessados e atraídos por conteúdo.


Dessa forma, uma fábrica de etiquetas adesivas que está começando pode usar ambas as técnicas nesse momento para conseguir ter um número de vendas, mesmo que seja baixo, isso é importante para que o negócio possa ter um bom desempenho no início.


Portanto, ambas as técnicas têm as suas qualidades e trazem benefícios para os comércios que utilizam delas. De acordo com cada objetivo, é possível escolher qual melhor se adapta.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



2 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign