Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius

Guest posts: Saiba o que são e como eles podem ser úteis para seu marketing


Guest posts: Saiba o que são e como eles podem ser úteis para seu marketing

Se o site da sua empresa produz conteúdos e você não está 100% satisfeito com o nível de tráfego que está sendo direcionado, há uma estratégia alternativa bastante vantajosa para investir: os guest posts.


Essa prática bem característica do marketing digital, ainda é uma das melhores maneiras de aumentar seu público e direcionar tráfego para o seu site.


Então, não importa se o seu negócio tem um site de manutenção de hidráulica industrial ou um site voltado para dicas de moda, mas, sim, a estratégia que será usada.


Dessa forma, separamos abaixo alguns pontos que merecem muita atenção e, que certamente, lhe farão pensar sobre a adoção dessa estratégia em seu negócio.

O que é guest post?

A definição de guest post é bem objetiva, direta e simples: significa publicar um conteúdo, como convidado, no blog de outra pessoa ou empresa.


Dessa forma, você contribui com conteúdo para o espaço de alguém, que julgue benéfica a sua participação no canal, e, em troca, haverá um link para aproveitar o tráfego desse parceiro ao seu site.


É uma forma bastante colaborativa de compartilhar e aumentar os tráfegos. Conceito simples, com uma lógica limpa e com ares de ganha-ganha para ambos os lados da moeda.


Mas por que exatamente o guest post é uma boa ideia?


As vantagens de se fazer guest post

Em primeiro lugar, o guest post é sobre como construir bons relacionamentos para o seu negócio fluir nos meios digitais. Ou seja, você está se relacionando com outras empresas e fazendo novas conexões que podem ser úteis mais tarde.


Esses parceiros, se forem bem escolhidos, podem ser influentes na internet e nas redes sociais.


Através dessa estratégia, tanto de atrair bons convidados quanto ser um convidado em um site com bom tráfego, pode acabar aumentando sua influência na web. E quanto mais tráfego, maiores são as chances de conseguir clientes no futuro.


Por exemplo, um escritorio de assessoria contábil pode muito bem utilizar de sua expertise para procurar outro site e atuar como convidado ao escrever determinado conteúdo de valor para os clientes que procuram esse serviço em questão.


Esse relacionamento, via formas de apresentação de conteúdo, é muito benéfico para qualquer tipo de empresa, sobretudo quando estamos falando de um segmento tão procurado como o de contabilidade para empresas.


Vamos imaginar esse exemplo: esse escritório está querendo aumentar suas posições no Google e também tentar chamar novos públicos para conhecerem seus serviços. Até aqui normal, certo?


É aí que o guest post entraria. Bastaria, nesse momento, encontrar um parceiro de conteúdo para hospedar os seus textos e links e, como moeda de troca, oferecer essa ajuda para essa outra empresa. Seria uma forma de alavancar os serviços contábeis oferecidos.


Em segundo lugar, fazer guest posts te apresenta a um novo público. Basicamente, ao atingir o público da empresa que lhe convidou, você está se apresentando para uma comunidade de pessoas já estabelecida, pronta para ouvir o que você tem a dizer.


Isso é muito possível de acontecer, porque quem acessa o site que te convidou confia no conteúdo, seja próprio ou de convidados.


Portanto, você, com a sua experiência como dono de empresas de folha de pagamento, estaria agregando valor à experiência de leitura deles. E é provável que essas pessoas acessem o seu site para conferir seus outros conteúdos.


Em terceiro lugar, essa prática é importante no mundo do Search Engine Optimization (SEO), o conjunto de estratégias que fazem o seu site angariar bastante tráfego ao conseguir boas posições nos buscadores.


Ao publicar conteúdo no site de outra pessoa ou empresa, você coloca um link para o seu próprio site. Isso pode estar embutido no texto ou pode ser incluído na sua biografia como autor do guest post.


Mas independentemente de como esteja incorporado ou se a sua empresa de limpeza piso, por exemplo, ainda está caminhando para uma maior projeção, gerar esses links é um dos principais objetivos.


Ser referenciado em sites confiáveis ​​e de qualidade é um grande fator na decisão dos algoritmos do Google e de outros buscadores conhecidos para classificar o conteúdo.


Com o tempo, isso certamente terá um papel importante para a sua estratégia SEO e de ranqueamento nas páginas de busca.


A perspectiva de ambos os lados do guest post

O guest post, da perspectiva de quem convida, trata de gerar novos conteúdos interessantes ao seu público, atraindo-o de outras formas e, também, dando maior reputação dependendo da idoneidade de quem você convidou


Além disso, é um conteúdo gratuito para o seu site, então é tráfego sem gastar um centavo a mais. E entre empresas menores ou de médio porte, hospedar textos e links de outras pessoas significa ajudar uns aos outros.


Se você estiver publicando em outros blogs ou sites, faz sentido oferecer a mesma cortesia aos outros. É uma estratégia ganha-ganha e vocês dois se beneficiarão com a cooperação.


E sobre as postagens em que você é convidado, tenha em mente que terão que ser muito boas, instigantes e chamativas, especialmente se você for um “pequeno peixe” procurando publicar em um “grande mar”, isto é, em uma plataforma maior e já com grande reputação.


Dicas para ser um bom hospedeiro do seu parceiro convidado

Sabe o que fazer quando você convida algum site de boa reputação para escrever gratuitamente em seu espaço de conteúdo? Se ainda não, fique calmo, porque nós separamos algumas dicas.


Sendo as mais importantes as seguintes:


● Coloque links relevantes do parceiro no seu site;

● Promova nas variadas redes sociais com entusiasmo;

● Agradeça a parceria publicamente;

● Engaje com as interações para ganhar mais autoridade.


Como começar?

Portanto, guest post é bom para o SEO, apresenta sua marca a novos públicos e ajuda você a construir relacionamentos e parceiros de negócio. Mas como começar?


O primeiro passo é encontrar um site que irá hospedar os seus conteúdos. Existem algumas maneiras de fazer isso. Por exemplo, procurar sites proeminentes do mesmo setor em que você atua.


Assim, se você tem uma empresa de confecção de uniformes profissionais, vale muito a pena buscar parceiros de conteúdo, com foco em guest post, que tenham compatibilidade com o seu negócio.


Nesse caso, por que não produzir conteúdo de graça e aproveitar o tráfego de um site bastante conhecido do setor de trajes para trabalho? Esses conteúdos gerados para esse parceiro podem se traduzir em um tráfego diferente e mais volumoso.


Posteriormente, essa empresa que você tem alguns conteúdos hospedados, pode fazer a mesma coisa no seu site. Isso gera uma ótima relação de negócio que pode gerar bons frutos, chamando atenção de públicos diferenciados e que procuram qualidade no serviço.


Fazer guest post com uma sinergia tão boa com o parceiro pode ser tão valioso a ponto de construir uma relação a longo prazo, que deixa a segurança patrimonial de sua empresa até mais confortável, por saber que essa parceria durará bons anos.


No final das contas, você precisará se apresentar, falar do seu projeto e por que gostaria de escrever conteúdo para determinado parceiro. Como qualquer processo de negócio, você ouvirá muitos “nãos”, mas, certamente, encontrará uma boa sinergia com alguma empresa.


E o contrário também pode acontecer. Se você tem uma empresa ou site ainda pequeno, vale procurar quem pode e faz sentido publicar conteúdos gratuitos para você.


A forma mais fácil, assim como já falamos por aqui, é pedir uma contrapartida para os sites que você atua com guest posts. Assim, se faz um ganha-ganha completo e ninguém fica para trás.


A principal coisa a se ter em mente ao fazer um guest post é a natureza dos links que você incorpora em seu texto.


Quando você inclui links em seu conteúdo, as palavras reais com hiperlink são chamadas de textos âncora. Ao vincular uma URL, você deve se certificar de que contém palavras úteis e que têm a ver com o conteúdo.


Apenas se certifique de não exagerar nos links, pois os buscadores penalizam por links em excesso.


Tenha alguns cuidados na estratégia

Antes de adotar essa estratégia, há algumas coisas com as quais você deve ter cuidado ao tentar divulgar suas postagens e a hospedar outros sites.


Em algum momento, por exemplo, você provavelmente terá uma proposta para pagar a fim de publicar algo em um site que lhe convidar. Além de questionar se essa estratégia vale a pena economicamente, você também corre o risco de ser penalizado pelos buscadores.


Pagar por links é explicitamente contra a política do Google e, se descobrirem, você poderá enfrentar uma forte queda em suas classificações nos resultados de busca.


Fora isso, usar o guest post é uma maneira bastante segura e infalível de aumentar suas classificações e ganhar novos públicos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 visualização
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign