Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Estratégias de e-mail marketing para obter novos clientes


Estratégias de e-mail marketing para obter novos clientes
Estratégias de e-mail marketing para obter novos clientes

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente para a nutrição e qualificação de leads (potenciais clientes), tendo alto poder de conversão, além de ajudar a aumentar as chances de vendas dos produtos ou serviços.


No artigo de hoje, conheça mais sobre as estratégias de e-mail marketing para obter novos clientes. Acompanhe a leitura!


O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é que uma campanha orientada ao envio de mensagens para uma lista de contatos previamente estabelecidos, com o objetivo de manter uma comunicação com cada destinatário.


Por exemplo, uma clinica de acupuntura pode enviar e-mails para determinados clientes, perguntando o que eles acharam da sessão. Ou seja, o objetivo da campanha é coletar a opinião dos consumidores, para avaliar a qualidade dos serviços.


O e-mail marketing pode ser usado para diferentes finalidades, de acordo com os interesses da empresa. Em geral, o disparo é feito por meio de ferramentas de automação, que segmentam a lista de contatos para personalizar as mensagens.


Vale ressaltar que o e-mail marketing é diferente do spam, embora muitas pessoas confundam essas iniciativas.


No spam, as mensagens são enviadas com base na compra de uma lista de contatos. Ou seja, mesmo que você não queira, acaba recebendo o conteúdo. Essa prática é mal vista na internet, já que os usuários são bombardeados por materiais não desejados.


Já no e-mail marketing, é preciso se cadastrar para receber o conteúdo. Por exemplo, você pode inserir o seu endereço em uma landing page, para receber um desconto em uma grafica impressao de cardapio.


A partir daí, a empresa tem a liberdade de entrar em contato com você, por meio de mensagens orientadas e personalizadas. Fora que há a possibilidade de descadastramento a qualquer hora.


Quais os benefícios do e-mail marketing?

O e-mail marketing é o terceiro canal de comunicação mais usado pelas empresas. Muito disso se deve a sua grande popularidade e facilidade de uso.


Além do mais, negócios de todos os segmentos podem usar a ferramenta, desde uma empresa de aromatizador de ambiente, para o envio de ofertas em seus produtos, até um prestador de serviço, para se comunicar diretamente com o cliente.


Mesmo com o avanço das redes sociais, o e-mail marketing ainda permanece com um lugar de destaque. Afinal de contas, a estratégia oferece inúmeros benefícios às empresas.


A seguir, conheça algumas das principais vantagens do e-mail marketing e por que o seu negócio deve investir na estratégia.


Grande alcance

Atualmente, existem mais de 4 bilhões de usuários de e-mail, e esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos.


Só com essa estimativa já é justificável o porquê do e-mail marketing ser tão popular, pois o seu alcance é muito maior do que outros canais de comunicação.


Fora isso, o e-mail é capaz de concentrar várias informações de outras ferramentas. Por exemplo, se nos cadastramos em uma rede social ou em um site de uma consultoria fiscal empresarial, há a possibilidade de fazer tudo isso pelo e-mail.


Portanto, ao investir na estratégia, a sua empresa é capaz de atingir um grande número de pessoas, em uma comunidade muito maior em comparação com as demais plataformas, incluindo as redes sociais.


Flexibilidade de formato

A mensagem de um e-mail é uma tela em branco. Isso quer dizer que dá para preenchê-la de inúmeras formas, sem limites de caracteres, possibilidade de uso de imagens, vídeos, GIFs e hiperlinks. Além disso, é possível alterar o layout, respeitando a identidade da marca.


Por exemplo, uma empresa de paisagismo e jardinagem SP pode compartilhar em uma mensagem de e-mail um vídeo, mostrando vários trabalhos realizados. Ou então, pode enviar um material em PDF.


Ou seja, o e-mail tem um formato bastante flexível e pode ser usado de várias maneiras. Com isso, a capacidade de personalização das mensagens aumenta ainda mais.


Alto retorno sobre investimento

O ROI (Retorno sobre Investimento) do e-mail marketing é um dos maiores dentro das estratégias digitais.


De acordo com um levantamento da Litmus, para cada 1 dólar investido em e-mail, as empresas têm um retorno de $42, em média. Dependendo do seu segmento, essa quantia pode ser ainda maior.


Isso porque as campanhas de e-mail têm um baixo investimento e, ao mesmo tempo, as taxas de conversão são altas.


Em geral, basta ter uma ferramenta de automação para conseguir fazer o disparo das mensagens, sem grandes investimentos.


Sendo assim, mesmo que uma desentupidora no ABC, por exemplo, não tenha a quantia necessária para investir em marketing, elaborar uma boa estratégia de e-mail é a chance de obter um bom retorno financeiro.


Como o e-mail marketing pode ajudar sua empresa?

Apesar de ser normalmente associado com abordagens promocionais, o e-mail marketing pode ir muito além disso. Quando um usuário concede a permissão para receber mensagens da sua marca, ele se abre para conversa.


Ou seja, as empresas têm a chance de conquistar mais clientes e manter um relacionamento saudável com os consumidores. Como consequência, isso pode gerar um aumento de vendas e maior reconhecimento da marca.


Sendo assim, o e-mail marketing pode ajudar a sua empresa de várias formas, incluindo:

Estreitar relacionamentos com os clientes

O e-mail é um canal de relacionamento pessoal, já que ele promove a comunicação direta com os consumidores. Por isso, é a oportunidade para a empresa se aproximar dos clientes, através da oferta de conteúdos relevantes e úteis.


Algumas maneiras de fazer isso são:

● Envio de e-books e materiais gratuitos;

● Compartilhamento das atualizações do site;

● Oferta de promoções e cupons de desconto;

● Cadastro em clube de vantagens;

● Entre outros.


Assim, uma empresa de cabeamento estruturado, por exemplo, pode manter o contato direto com os seus clientes, tornando a comunicação muito mais intimista e direta.


Promover conteúdos relevantes

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para a promoção de conteúdos relevantes. Ou seja, se a empresa tem um blog, ela pode usar as mensagens para divulgar os materiais recentemente publicados.


Dessa maneira, os e-mails contribuem para aumentar a visibilidade da marca e o fluxo de visitantes no seu site.


Educar os leads

Muitas vezes, uma empresa acaba perdendo oportunidades de venda só porque o público não conhece muito bem o produto ou serviço. Por esse motivo, o e-mail marketing pode ser um grande aliado na educação dos leads.


Desse modo, as empresas de serviços terceirizados, por exemplo, podem compartilhar conteúdos que explicam mais sobre suas atividades, o que ajuda na tomada de decisão dos clientes e os aproxima da compra.


5 estratégias de e-mail para uma campanha de sucesso

Diante de todas as vantagens que o e-mail marketing oferece às empresas, dá para entender o porquê essa estratégia é cada vez mais usada.


Sendo assim, para ajudá-los(as) a realizar as melhores campanhas de e-mail, separamos algumas dicas. Confira!

1 - Crie uma comunidade exclusiva

Uma das melhores estratégias de e-mail marketing é criar uma comunidade exclusiva de leads. Ou seja, segmentá-los de acordo com os seus interesses ou necessidades de compra. Desse modo, a personalização é muito mais efetiva.


Além disso, os usuários se sentem parte de um clube exclusivo, o que é algo de valor para o público. Afinal de contas, os clientes se sentem reconhecidos e respeitados pela marca.

2 - Invista em um bom layout

A apresentação da sua mensagem é um ponto muito importante nas campanhas de e-mail. Ela precisa seguir a identidade visual da marca e, ao mesmo tempo, entregar algo atrativo aos usuários.


Por esse motivo, vale a pena investir em um layout bem estruturado, respeitando os padrões de cores e fontes do seu negócio e, além disso, oferecendo uma boa leiturabilidade aos usuários.

3 - Defina os objetivos da campanha

Como vimos, o e-mail marketing pode ter diversas finalidades. Por isso, é importante definir bem quais os objetivos da sua campanha, para que a mensagem seja direcionada e assertiva, com maiores chances de conversão.

4 - Invista em ferramentas de automação

As ferramentas de automação são indispensáveis para a estratégia de e-mail marketing. Afinal de contas, é por meio delas que se pode segmentar os contatos, personalizar as mensagens e analisar os resultados.


Sendo assim, é importante contar com, pelo menos, uma ferramenta de automação. Dependendo do porte da sua empresa, é possível optar por recursos gratuitos.

5 - Inclua CTAs

Os CTAs (Call to Action) são recursos que chamam os usuários para alguma ação, facilitando a conversão.


No e-mail marketing, eles podem aparecer na forma de textos, hiperlinks ou botões. É importante colocá-los na sua mensagem para condicionar os leitores, ajudando-os a tomar decisões que os aproximam da compra.


Conclusão

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para nutrição e conversão de leads, bem como para manter um bom relacionamento com os clientes.


O artigo de hoje mostrou um pouco mais de como você pode usar o e-mail no seu planejamento de marketing e, dessa forma, obter novos clientes e aumentar as chances de venda.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 visualização