Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius

Entenda as diferenças entre layout mobile e layout responsivo


Entenda as diferenças entre layout mobile e layout responsivo

Entender as diferenças entre layout mobile e layout responsivo é muito importante, uma vez que a navegação mobile representa a maior parte dos acessos à internet realizada por brasileiros. Por isso, é importante saber qual a melhor opção para seu site.


Hoje em dia, a maioria das pessoas tem acesso à internet através de um smartphone. Algumas até mesmo abandonaram computadores e notebooks, mantendo todas as suas formas de consumir conteúdo digital em dispositivos mobile, como aparelhos celulares e tablets.


Então, uma empresa de PABX, por exemplo, assim como uma marca de outro segmento, pode acabar alavancando seu nome no mercado se estiver bem posicionada na internet, principalmente na questão móvel.


Isso porque o avanço nesse tipo de tecnologia permite um acesso muito mais rápido e prático, e com um simples toque você consegue acessar inúmeros conteúdos onde quer que esteja, simplesmente com um chip capacitado para internet 3G.


Claro que não podemos generalizar, então, algumas pessoas ainda seguem firmes adeptas de computadores desktop e notebooks. Entretanto, para fins comerciais, é importante ter em mente que o conteúdo mobile tem tomado muito espaço.


Até mesmo ferramentas de pesquisa estão levando em consideração a adaptação aos serviços móveis para a realização de ranqueamento, o que afeta diretamente as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).


Isso porque grande parte da utilização dessas plataformas migrou para os dispositivos móveis. Essa tendência de crescimento no uso de equipamentos está modificando toda a forma de produzir conteúdo na internet.


Pensando nos pontos citados anteriormente, sua empresa de serviços de contabilidade em geral, por exemplo, precisa estar adaptada para esta nova realidade.


A diferença entre os modelos

Para conseguir estar de acordo com o mercado atual, você deve escolher um tipo de layout que se adapte aos formatos de dispositivos mais utilizados, principalmente para conseguir mais engajamento.


Isso porque muitas pessoas acabam abandonando sites que não são próprios para a leitura em smartphones ou tablets, diminuindo assim as visualizações e deixando seu ranqueamento mais baixo do que o esperado.


Para isso, é preciso compreender algumas diferenças básicas entre os layouts:

Layout Responsivo

Este tipo de layout é próprio para se adaptar a qualquer tipo de resolução. A tela se adequa ao dispositivo que está sendo utilizado para consumir o conteúdo, independentemente de seu tamanho.


Por ser um formato maleável, é ideal para pessoas que estão pensando em atingir uma quantidade maior de público. Isso porque usuários de computador e notebook terão a mesma facilidade que os usuários mobile para conseguir acessar seu conteúdo.


Uma empresa de serviços de tradução técnica, por exemplo, pode alcançar o público mobile sem perder os usuários de computador utilizando esse tipo de layout.


Ademais, existem diversos layouts disponíveis na internet, até mesmo gratuitos, que já possuem essa facilidade. Ele prioriza o conteúdo apresentado, evitando que você perca informações se estiver em uma tela menor.


Entretanto, banners e imagens podem aparecer ou não, dependendo do dispositivo escolhido, uma vez que a página tenta adaptar o conteúdo principal para facilitar a leitura, não prejudicando ou perdendo nenhum ponto de informação.


Layout Mobile

O layout mobile já é planejado e desenvolvido pensando na experiência de usuários em dispositivos móveis. Isso significa que não há uma adaptação para acesso por computadores ou notebooks.


Aqui, uma empresa que trabalha como importador de peças para empilhadeiras, por exemplo, já estrutura o site diretamente para dispositivos móveis, tornando mais fácil a utilização.


Nesse tipo de modelo, toda a estrutura de programação da página já leva em conta a usabilidade do aparelho móvel, com diversos detalhes como:

● Informações;

● Botões;

● Imagens;

● Menus.


Um site planejado diretamente para o serviço mobile é muito mais dinâmico e fácil de mexer utilizando seu smartphone ou tablet. Isso porque ele é pensado especificamente para atender todas as necessidades de quem navega usando estes dispositivos.


Qual escolher?

O principal ponto antes de escolher qual dos layouts você utilizará em seu site é o planejamento estratégico. Isso porque você precisa identificar qual público deseja alcançar primeiro.


Vale lembrar que o público móvel está crescendo cada vez mais, por isso é importante que você consiga acessá-los para conseguir se manter competitivo no mercado, mesmo que você ainda precise de conteúdo para desktop.


Logo, pensando nisso, um fornecedor de saco de lixo, por exemplo, precisa ter um bom site móvel para conseguir vender mais.


Outro ponto a se levar em conta é o orçamento que você possui à disposição para a implementação do layout. Por ser mais amplo e usar o mesmo código para qualquer tela, o layout responsivo costuma ser a escolha principal.


Entretanto, se você quer uma experiência mais personalizada e tiver uma verba maior para investir nesta etapa, criar um site desktop e um site mobile pode ser uma excelente solução, permitindo que sua página fique muito mais completa.


Estar ativo na internet móvel é essencial nos dias atuais, principalmente por conta do alcance que você pode conseguir se estiver em dia com os requisitos de motores de busca. Isso acaba alavancando seus nomes em pesquisas.


Isso porque estas ferramentas identificam seu site como uma opção melhor para usuários, priorizando seu conteúdo quando for apresentar a alguém que está pesquisando uma de suas palavras-chave.


Algumas empresas de seguros, por exemplo, têm optado pela variedade para conseguir alcançar o maior número possível de usuários.


Quanto mais rápido for o carregamento da página, melhor será o resultado em seu ranqueamento, garantindo assim que muito mais pessoas acessem seu site.


Vantagens de um layout para internet móvel

Quando você adapta seu conteúdo para atingir uma parcela maior de usuários, existem diversas vantagens que podem ser pensadas.


Isso porque com um layout apropriado para a conexão mobile, você acaba aumentando seus acessos e conquistando as seguintes vantagens:

Melhorar a experiência do usuário

Um dos pontos mais importantes para um melhor posicionamento no mercado é garantir que a experiência que o usuário tem ao consumir seu conteúdo seja boa. Quanto mais você consegue explorar a qualidade de seu material, melhor.


Quando um usuário entra em uma página confusa, com informações conflitantes ou que seja difícil de ler, é muito provável que ele abandone o conteúdo e não volte novamente. O que você busca é o oposto desse tipo de situação.


Por exemplo, uma pessoa buscando distribuidores de válvulas industriais irá se fixar na empresa que oferecer o melhor conteúdo em seu site.


Vale lembrar que na internet, a primeira impressão é a que fica. Por isso é importante que você apresente seu conteúdo de forma fácil, organizada e que atraia o olhar dos interessados para conseguir melhores resultados.


Melhor SEO

Quanto mais destaque você conseguir junto aos mecanismos de pesquisa, maiores serão as chances de seu público te encontrar. Dessa forma, você acaba alavancando seu conteúdo e se tornando referência no mercado.


O SEO é fundamental para qualquer site que deseja se tornar relevante, uma vez que estas ferramentas têm o objetivo de ampliar seu alcance e levar o material para muitas outras pessoas.


Hoje em dia, quando um usuário faz uma busca pela internet, é comum que ele encontre o que procura entre os primeiros links apresentados pelos motores de busca. Então, estar entre estes links é um dos principais objetivos dos criadores de conteúdo.


Velocidade de carregamento

O perfil atual do cliente exige agilidade. Um site que demore para carregar, facilmente será abandonado, fazendo com que você perca a oportunidade de que uma pessoa conheça seu conteúdo e até mesmo se fidelize.


Quando você opta por um layout apropriado para conteúdos móveis, a programação entende as limitações de velocidade e consumo de dados apresentados por esse tipo de conexão, e garante uma velocidade maior no carregamento de sua página.


Dessa forma, você evita aumentar sua “taxa de abandono”, métrica que reflete pessoas que não esperaram sua página carregar completamente antes de sair. Trata-se de um indicador bastante negativo, que deve ser evitado sempre que possível.


Facilidade de compartilhamento

Dentre o tempo que um usuário médio passa na internet, boa parte dele é utilizado nas redes sociais. Estas plataformas fazem parte integral da vida das pessoas, que buscam a interação e o contato que elas proporcionam.


Todos os dias, milhares de novos usuários se cadastram nas principais redes sociais, e é importante levar em conta o poder de compartilhamento que elas possuem. Por isso, é importante que você, enquanto produtor de conteúdo, se faça presente.


O primeiro passo é identificar como seu público-alvo consome as redes sociais. Isso porque existem diversas plataformas, com objetivos e funcionalidades diferentes. Embora o ideal seja você estar na maior quantidade possível de redes.


Entretanto, é importante que você consiga interagir com o público e criar conteúdo interessante para ele. Não basta ter uma conta, é preciso movimentá-la.


Quando você compartilha um material de seu site responsivo e o usuário consegue acessar de sua rede social, ele pode iniciar uma rede de compartilhamentos, que acabará levando seu conteúdo para muito mais usuários.


Logo, sua fabrica de mochilas, por exemplo, estará sendo acessada por um grupo maior de interessados em consumir seus produtos.


Considerações finais

Ter um site adequado para equipamentos móveis, hoje em, dia deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. A maioria dos usuários acessa a internet por meio desse tipo de dispositivo e precisa de um conteúdo adequado para o consumo.

Por isso, é importante definir qual dos métodos você pretende iniciar na produção, evitando gastos desnecessários e conseguindo atingir o objetivo esperado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


1 visualização
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign