Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Entenda a importância de ter um site responsivo


Entenda a importância de ter um site responsivo

Um site responsivo é aquele que possui um layout adaptável, que se molda ao formato do aparelho em que está sendo visitado, por exemplo, notebook, smartphone, tablet, entre outros.


Uma fabrica de portas em alumínio conseguirá muito mais clientes se seu site se adequar às necessidades de seus consumidores.


Nesse aspecto, você encontrará as informações de forma fácil e rápida quando acessá-las, seja em um computador ou em um smartphone, sem que o texto e o design sejam prejudicados.


Hoje em dia, com a variedade de formatos de acesso, é quase uma obrigação que as empresas precisam tomar para conseguir alcançar um maior número de potenciais clientes.


Quando um usuário tem uma experiência ruim em um site, é bem comum que ele vá procurar outra opção. Nesse caso, a responsividade pode ser uma grande aliada para converter visitantes em consumidores, melhorando a percepção dessas pessoas.


A técnica do site responsivo é relativamente nova e está ganhando a internet, principalmente, porque é extremamente funcional, além de ser um procedimento simples e barato.


Algumas plataformas de criação de páginas conseguem até mesmo fornecer o serviço de responsividade gratuitamente, permitindo que sua página consiga alcançar patamares maiores.


Sua empresa de automação residencial precisará de poucos reparos na página inicial para se enquadrar em uma modalidade muito mais competitiva de sites.


Quando você cria uma página responsiva, ela consegue cobrir todas as resoluções de tela, evitando criar páginas que não se encaixem em um determinado dispositivo e reduzindo o tempo de desenvolvimento.


Dessa forma, seu site se adapta a todos os tipos de leitura, permitindo que ela se molde às necessidades da pessoa que está acessando sua página.


Do ponto de vista de SEO, é provável que você alcance resultados muito melhores, uma vez que com o site responsivo você evita criar páginas duplicadas e redirecionamentos desnecessários.


Com isso, acaba se tornando mais fácil compartilhar seu conteúdo, uma vez que ele será acessível de qualquer aparelho. Isso acaba ajudando sua empresa a viralizar, alcançando novos públicos e possíveis clientes.


Trabalhar com uma empresa de facilities pode ser um trabalho muito mais fácil se você ampliar seu alcance com um site responsivo.


Conheça os impactos de um site responsivo

Um site responsivo é diretamente conectado ao acesso por dispositivos móveis, que precisam de uma resolução específica para funcionar. Este método tem aumentado o uso tanto no Brasil quanto no mundo.


Os smartphones fazem parte de nossa realidade, e é pouco provável que você encontre pessoas que não o utilizem para buscar produtos e serviços dos quais tem necessidade. Por isso, ter um site que consiga transmitir conteúdo para aparelhos mobile é fundamental.


Além disso, a maioria das ferramentas de busca dão prioridade para sites responsivos, visando oferecer a melhor opção para seus usuários. Com isso, a eficiência dos resultados a partir de um termo acabam sendo afetados, o que pode impactar diretamente seu SEO.


Uma empresa de engenharia e arquitetura tem muito a ganhar otimizando seu site, uma vez que poderá ampliar sua cartela de clientes e fechar muito mais negócios.


Para conseguir conquistar o topo das ferramentas de pesquisa, é importante tomar todos os passos necessários para um serviço de qualidade, e virtualmente manter um site adaptável aos aparelhos que tentam acessar o conteúdo.


A máxima tempo é dinheiro continua válida nos dias de hoje, em que o mundo digital pede cada vez mais agilidade nos processamentos.


Um site responsivo normalmente tem uma taxa de carregamento muito mais rápida que outras páginas, sendo esse um diferencial para conquistar novos públicos.


A velocidade do carregamento impacta diretamente a experiência de quem está visitando seu site, o que pode ocasionar uma queda ou aumento nas taxas de conversão.


Uma página que demora a abrir, ainda que alguns segundos, pode ser abandonada enquanto o consumidor procura uma alternativa mais rápida no atendimento.


Vale lembrar também que sites responsivos são adaptáveis, e estão disponíveis para os mais variados modelos de tela. Isso inclui produtos do futuro, uma vez que não há limitações para a tecnologia de adaptação desse tipo de site.


Pessoas em qualquer tipo de aplicação podem consultar uma distribuidora de papel de parede, tentando encontrar um site que seja responsivo para conseguir concluir sua compra.


Nos dias de hoje, é impensável que alguém não possua nenhuma rede social. A cada dia, essas ferramentas aumentam exponencialmente sua popularidade e criam formas que auxiliam a aumentar a popularidade delas próprias e de usuários.


É importante pensar em quais redes você consegue encontrar uma parcela maior de seu público-alvo, algo que pode ser conseguido através de algumas análises de marketing digital e que podem ser muito úteis para seu planejamento estratégico.


Estar nas redes sociais hoje em dia é quase uma obrigação, uma vez que é lá que será feito o trabalho de fortalecimento de sua marca, além de ser uma ferramenta fundamental para a comunicação entre consumidor e marca.


Em sites responsivos, as conexões entre a página e as redes sociais são destacadas e diversificadas, permitindo uma interação direta entre as ferramentas, o que permite uma maior usabilidade de cada uma delas.


É possível com um só botão levar seu conteúdo para as redes, e cada consumidor satisfeito pode espalhar em sua própria página seu material, gerando uma campanha de boca a boca digital que pode se tornar viral e alcançar um público gigantesco.


Como criar uma página responsiva?

É importante levar em conta alguns passos para conseguir estruturar seu site para receber um layout responsivo.


Uma empresa fabricante de sacos plásticos conseguirá expandir seu público, caso consiga se posicionar bem na internet.


Se você já possui uma página tradicional, pesquise e calcule o melhor momento de fazer a mudança, mas não tenha medo de perder seu trabalho, uma vez que a instalação de um layout responsivo pode ser realizada sem mexer no material já existente no site.


Coloque todas as ferramentas de monitoramento que deseja usar no mesmo molde. Esse tipo de utilização acaba permitindo um acesso mais facilitado a seu conteúdo, podendo vistoriar os números de seu próprio celular, por exemplo.


Para poder se inspirar e descobrir a melhor forma de utilizar um layout responsivo, procure pesquisar pessoas que já estão fazendo isso. Tome como modelo sites que você encontrar na internet e que utilizem essas ferramentas.


Assim, você pode avaliar sua empresa de comunicação visual de acordo com o site que ela já possui e quais melhorias devem ser realizadas.


Dessa forma, você conseguirá pensar em um layout que atenda todas suas necessidades, entendendo os possíveis problemas que outras páginas possuem para minimizá-los.


Existem diversas ferramentas de web design na internet. Você não precisa ser um especialista para criar uma página, se tiver paciência, disciplina e focar em conhecer as ferramentas básicas para a montagem de seu site, como:

● Sketch;

● Adobe Muse;

● Adobe Edge;

● Froont.

Entretanto, pode ser muito mais fácil contar com a ajuda de um profissional qualificado. Essas pessoas são formadas na área e contém conhecimentos técnicos que vão muito além das capacidades de um amador.


Portanto, essa pode ser uma opção ideal para não ter dor de cabeça e conseguir um layout arrojado e profissional, que acabará atraindo muito mais clientes.


Seu trabalho em uma clínica de psicologia demanda uma atenção muito maior, e deixar nas mãos de um profissional a parte técnica do seu site pode ser uma solução adequada.


Para que seu site tenha sucesso, é importante se atentar a alguns obstáculos que podem aparecer no meio do caminho.


O primeiro e mais importante é a velocidade de carregamento. Esse tipo de problema pode ser decisivo para seus clientes, então utilize recursos rápidos e evite perder tempo com coisas desnecessárias.


Além disso, efeitos visuais em sites podem se tornar um problema. Embora sejam interessantes em computadores, eles podem atrapalhar o consumo do conteúdo em celulares e tablets, fazendo a pessoa desistir de consumir seu material.


Considerações finais

É importante lembrar que, quando falamos de sites responsivos, a máxima do minimalismo deve ser levada em conta. Quanto menos exagero tiver em seu site, mais adequado ele estará para seu público engajar em processos de compra.


Sempre que possível, busque por imagens flexíveis para compor seu conteúdo.

As imagens pesadas e estáticas estão cada vez mais sendo deixadas de lado em razão da facilidade de uma imagem flexível, que permite definir diversas alturas e larguras para adequar o conteúdo a qualquer tela que esteja tentando vê-la.


Em resumo, hoje em dia ter um site que se adapte às necessidades de um cliente é quase uma obrigatoriedade. Em um mundo corrido, onde a maioria das pessoas acaba precisando consumir conteúdo em celulares, você precisa ser capaz de atingir esse público.


Isso fará com que seu conteúdo seja consumido por uma quantidade muito maior de pessoas e ganhe mais notoriedade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


3 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign