Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

Dicas para planejar a construção de seu site


mulher negra escrevendo e notebook
A montagem de um website é um passo muito importante para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado, que cada vez mais depende da internet para conseguir converter bons resultados.

Quando você decide planejar a construção de seu site, deve ter em mente que este é um processo bastante complexo, que requer uma série de detalhes que, muitas vezes, dependem de um especialista para executar corretamente.


Por isso, é importante não pular a etapa de planejamento, conseguindo conquistar um modelo de trabalho muito mais seguro para você, onde cada etapa será devidamente calculada e estruturada para uma melhor otimização de seus recursos.


O planejamento é um momento essencial para a construção de um site de qualidade, sobretudo por conta do alcance cada vez maior gerado pela utilização da internet em sua empresa, seja ela uma clinica de fisioterapia ou de qualquer outro ramo.


O mundo mudou, e os avanços tecnológicos são cada vez mais parte do dia a dia das pessoas. Por conta disso, muitas empresas compreenderam a importância de existir na internet.


Inclusive, hoje em dia, uma companhia sem um site ou uma rede social não passa confiança para o público.


As pessoas estão cada vez mais dependentes desse tipo de tecnologia, passando boa parte do dia conectadas em computadores e smartphones, sempre ávidas por conseguir mais informações e conteúdo.


Por isso, quando um cliente tem uma necessidade, antes de procurar propagandas ou anúncios de itens que possam ser úteis, ele irá até a internet, onde procurará informações relevantes para ajudá-lo a solucionar o problema.


Aqui entra a importância de ter um bom site, tanto para empresas de equipamentos hospitalares quanto para companhias de outros ramos de atuação.


Até porque se sua empresa é um dos resultados que o consumidor encontra, ele acabará absorvendo o conteúdo que você ofereceu, pensando em seu negócio quando ele efetivamente precisar iniciar uma jornada de compra.


Assim, você consegue alcançar excelentes resultados através de simplesmente estar na internet. Entretanto, é preciso ter atenção para uma série de etapas que possibilitam esse tipo de interação.


Quando você tem um site amador, pouco intuitivo e interessante, as chances do cliente desistir de procurar o conteúdo são grandes, independentemente da qualidade do seu material. Por isso, ter um site de qualidade deve ser sua prioridade.


A maioria das empresas está buscando uma profissionalização nestes recursos, que é fundamental para você identificar quais são os pontos que devem ser aprimorados para que seu site possa ficar entre os mais visitados.


Pois bem, agora veja como iniciar o planejamento do site de sua empresa de paisagismo ou de qual seja o ramo de atuação!


Como iniciar seu planejamento?

Como qualquer ação importante para sua empresa, o planejamento é fundamental. É com ele que você definirá o norte para seguir, identificando quais elementos devem ser prioridade e o que pode ser estudado mais a fundo.


Além disso, é importante ter em mente que a criação de um site, muitas vezes, exige a contratação de profissionais qualificados, o que gera um custo extra para a empresa.


Por isso, muitas empresas de consultoria ambiental possuem equipe específica para lidar com a parte virtual.


Então, é importante que você tenha todas as questões orçamentárias resolvidas ainda na etapa de planejamento, evitando assim que você passe por dificuldades em caso de algo sair do controle no meio do processo. Entre os pontos de organização estão:


Defina os seus objetivos

O primeiro passo para você conseguir um bom website é definir qual será o propósito dele existir. É importante você pensar em todas as funcionalidades que deseja para seu site, uma vez que ele será um cartão de visitas para sua empresa.


Ainda na etapa de definição de objetivos, você deve identificar se deseja que seu site funcione como:

● Site institucional;

● E-commerce;

● Blog;

● Hotpage.

Você pode até mesmo ter mais de um modelo inserido na base de seu site, mas a definição de objetivos é fundamental para que você tenha um padrão de criação para seguir.


Isso porque cada uma destas funcionalidades requer competências diferentes de desenvolvimento. Sendo assim, algumas empresas de contabilidade, por exemplo, precisam de um modelo específico para dialogar melhor com seu público.


Assim, você não só define como seu site será depois de criado, mas também que tipo de profissional você precisa contratar para ajudá-lo a colocar suas ideias em prática, criando um ambiente virtual muito mais adequado para as suas projeções.


Crie um briefing

Possuir um briefing completo para seu projeto é uma etapa fundamental de planejamento. É com ele que você conseguirá expor todas as vontades e necessidades que possui para a criação do website, bem como definir o orçamento disponível para a montagem.


É importante que este documento seja criado em conjunto com o desenvolvedor, para que você consiga entender os valores discriminados e qualquer limitação que surja no meio do caminho. Assim, terá mais assertividade nas suas escolhas.


Com o briefing em mãos, você pode iniciar uma boa pesquisa no mercado, identificando suas possibilidades para conseguir mão de obra qualificada e um preço aceitável, para que você consiga criar seu site sem estourar seu orçamento.


Além disso, é importante olhar seus concorrentes diretos e o mercado como um todo, principalmente para buscar inspiração para a sua fábrica de camisetas lisas para sublimação ou qualquer outra empresa.


Crie um cronograma

A criação de um site é um processo muito complexo. São diversas etapas, desde a idealização do que você deseja até o início da produção de fato. Por isso, é importante que você estipule prazos e datas para conseguir explorar todos os recursos que você possui.


Dentre as principais funções que você terá enquanto um especialista cria a programação do site, está a contratação de um domínio, que será seu endereço virtual e como a maioria das pessoas identifica seu site.


Além disso, a contratação de um bom serviço de hospedagem e a configuração dele para receber o site é fundamental. Depois de separados estes elementos, você deve começar a pensar junto a equipe de criação para definir o layout que será usado.


Se sua empresa terceirização de serviços de portaria, ou qualquer outra, já possui uma identidade visual, é importante que ela esteja refletida em seu website, para que as pessoas tenham uma fácil identificação com a sua marca.


Cada uma dessas etapas leva tempo, e é fácil se perder em qualquer uma delas. Por isso, é importante que toda a produção da página seja realizada com prazos para você conseguir levar o projeto para frente.


Participe do desenvolvimento

Entender todos os pormenores da criação de um website pode estar fora de sua alçada, mas é importante que você esteja presente em todas as etapas do desenvolvimento. Isso inclui a arquitetura do site e as informações finais que serão colocadas.


Quanto mais você compreende e faz parte desse processo, maior será a capacidade de fazer alterações e deixar o site exatamente como você planejou. Assim, você evita o risco de receber um produto pronto que não era o que você desejava.


Além disso, é importante ter em mente que o foco de qualquer plataforma que interaja com os clientes deve ser a experiência que ele receberá ao acessar o site.


Por isso, você pode, ao longo da produção, perceber elementos importantes desse tipo de recurso. Assim, sua confecção de uniformes profissionais, por exemplo, ficará com um site muito mais qualificado.


Quando você participa de todo o processo de desenvolvimento, também consegue integrar as equipes. Assim, o grupo de desenvolvedores que faz a programação do site conseguirá um contato direto com a equipe de arte, que estará elaborando o layout.


Dessa forma, você acaba se tornando um vínculo entre todas as áreas para conseguir criar um material de mais qualidade.


Realize testes

Quando o projeto estiver na etapa final, é importante que você realize testes para corrigir qualquer tipo de defeito e validar a versão que ficará como oficial. Esse tipo de ação deve ser planejada para evitar que no lançamento aconteça qualquer tipo de problema.


Nesse momento, você deve se atentar a performance do site, se ele é um ambiente seguro para seus clientes e se todos os serviços que você colocou na ferramenta estão funcionando, para garantir uma efetividade muito maior para o website.


Considerações finais

A montagem de um website é um passo muito importante para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado, que cada vez mais depende da internet para conseguir converter bons resultados.

Por isso, planejar a construção de seu site é um passo importante, que deve ser avaliado com muita calma para você conseguir obter exatamente o que deseja com a ferramenta, possibilitando que seus clientes aproveitem.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


2 visualizações