Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Dicas para desenvolver conteúdo de qualidade para seu blog


Dicas para desenvolver conteúdo de qualidade para seu blog

Trabalhar com conteúdo para blog é uma estratégia adotada por empresas de todos os setores, pois ajuda a atrair novos clientes e a fazer com que os antigos voltem mais vezes.


Os consumidores atuais, independentemente de sua idade ou gênero, estão sempre em busca de informações sobre aquilo que desejam comprar.


Dessa forma, é necessário compreender que produzir conteúdo de qualidade é importante e o que há de melhor para oferecer ao público-alvo.


A internet é um meio que dá liberdade para a construção dos mais diferentes tipos de materiais, permitindo que a mensagem seja adaptada ao público. Mesmo assim, não devemos nos descuidar da gramática.


Escrever corretamente e de maneira clara é importante porque ajuda a construir autoridade em determinado assunto. Além disso, também ajuda a criar a confiança necessária para que o consumidor decida comprar com determinada marca.


Apesar de parecer difícil, criar conteúdos relevantes pode ser mais simples do que imaginamos, seguindo algumas diretrizes básicas. Por meio delas, o objetivo será conquistado e a comunicação será estabelecida.


Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância dos conteúdos para blogs, como planejá-los e dar algumas dicas para escrevê-los do jeito certo.


Importância dos conteúdos para blog

Quando trabalhamos com conteúdo para o blog de uma empresa, estamos usando uma das estratégias de marketing digital mais importantes, conhecida como marketing de conteúdo.


Trata-se da criação de conteúdos de qualidade e relevantes, que esclareçam as dúvidas e entreguem algum tipo de solução para quem o lê.


Por meio dele, uma empresa de terceirização de serviços, por exemplo, terá acesso a uma série de vantagens, tais como:

Geração de leads

Não basta apenas ter um bom número de visitantes no blog, é necessário entender bem sobre eles para criar conteúdos que os agradem, criando oportunidades de negócio.

Por conta disso, investir na criação de materiais de qualidade é o objetivo de boa parte das marcas, pois eles aumentam muito a quantidade de leads.

Quanto mais sólida for a estratégia, mais resultados ela vai trazer em longo prazo, mesmo que não sejam produzidos conteúdos regularmente.

Fidelização de clientes

Conquistar um novo cliente representa um investimento alto para qualquer tipo de organização.

Se uma empresa de pintura de apartamento, por exemplo, investe na produção de bons conteúdos, ela consegue não apenas atrair novos clientes com um custo reduzido, como também fidelizar aqueles que ela já tem.

Geração de autoridade

Quando a marca conhece bem o seu mercado, produtos e serviços, consegue passar todo esse conhecimento em seus conteúdos.

Com isso, os consumidores conseguem enxergar sua experiência e capacidade, ou seja, a autoridade que uma empresa tem naquilo que faz.

Isso é importante porque as pessoas tendem a comprar de quem mais confiam, por entenderem a competência da marca perante seu mercado de atuação.

Além desses benefícios, a criação de conteúdo para blogs traz outras vantagens, desde que bem trabalhado. Dentre elas estão:

Aumento do tráfego;

Gera brand awareness;

Aumenta o engajamento;

Educa o mercado;

Gera vendas.

Só que para ter acesso a tantos benefícios, primeiro é necessário planejar os conteúdos, então, vamos falar sobre isso a seguir.


Como planejar os conteúdos

Mais do que escrever textos ou criar outros formatos de conteúdo, uma empresa de serviços de engenharia mecânica, por exemplo, precisa fazê-los de modo que tragam resultados.


Para isso, é necessário investir em planejamento, que envolve uma série de estratégias importantes. O primeiro passo é definir a persona, um personagem que representa o cliente ideal e para quem os conteúdos serão direcionados.


Para criá-la, é importante definir suas necessidades e interesses, o que permite investir em materiais atraentes para essas pessoas. Portanto, quanto mais conhecermos o público, mais interessante será o que produzimos para ele.


Conhecer o problema da persona também é preciso, pois é dessa forma que a marca poderá abordar os assuntos de interesse do seu público-alvo.


Outro passo importante é fazer uma pesquisa com os clientes, e uma das melhores formas de fazer isso é por e-mail.


As perguntas devem estar relacionadas à obtenção de informações sobre as experiências deles com o serviço ou produto oferecido, as prioridades na hora da compra; suas preferências, dentre outras questões.


Segmentar os conteúdos é outra estratégia porque os clientes não são iguais, o que significa que uma confecção de roupas profissionais poderá dar a informação que cada consumidor realmente precisa.


Um exemplo de segmentação é dividir o público em novos clientes, clientes antigos e clientes perdidos. Para cada divisão deverá ser criado um conteúdo diferente.


Depois disso, é possível planejar as pautas que serão criadas. Sobre o que elas vão falar? Tendo isso em mente, fica mais fácil colocar o conteúdo em prática, ou seja, criá-lo, de fato.


Dicas para produzir o texto

Algumas pessoas acreditam que produzir um bom texto seja muito trabalhoso, o que não é verdade. Seguindo algumas diretrizes, a criação dos conteúdos para blog pode ser mais fácil do que se imagina. Então algumas dicas são:

1 - Colocar-se no lugar do leitor

Um erro muito prejudicial é o autor de um texto achar que possui conhecimentos superiores e não compreender o lugar de seu público. Quem quer afastar leitores e visitantes costuma ter esse tipo de comportamento.

Se o criador de conteúdos de uma distribuidora de EPI se coloca no lugar de seu público, consegue fazer com que as pessoas assimilem melhor o que foi escrito, transmitindo sua mensagem de um jeito muito mais fácil.

2 - Escolher linguagem adequada

Cada público tem uma linguagem diferente. Por exemplo, os clientes de uma loja de roupas para adolescentes são adolescentes, portanto, essa empresa precisa se comunicar com eles de um jeito mais leve e descontraído.

Por outro lado, uma imobiliária que trabalhe com imóveis de alto padrão possui um público que pede uma linguagem mais formal. Isso significa que a linguagem e, até mesmo, o tom de voz da imobiliária precisam ser diferentes daqueles usados pela loja de roupas.

A mesma situação acontece quando escrevemos textos para o blog. Isso significa que uma empresa de limpeza de vidros e fachadas precisa escrever de maneira adequada para o seu público, facilitando a comunicação e a aproximação.

3 - Usar SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization e engloba uma série de estratégias e ações que visam otimizar tanto o conteúdo quanto o blog ou site.

Para os textos, uma boa dica de SEO é o uso de palavras-chave, estas nada mais são do que termos mais utilizados pelos usuários para realizarem pesquisas sobre determinado assunto.

Por exemplo, uma fabricante de moldes plásticos pode usar em seu texto a palavra-chave “empresa de moldes plasticos”, mas para isso, é necessário fazer uma pesquisa para descobrir quais são os termos mais comuns.

Ao usá-los, o Google vai identificar os conteúdos e posicioná-los entre os primeiros resultados da pesquisa.

4 - Esclarecer dúvidas e apresentar soluções

É importante que os conteúdos esclareçam dúvidas e apresentem soluções para os leitores. Quanto mais claro ficar o que a empresa faz, mais fácil será atrair novos clientes.

Para isso, é necessário que os textos sejam persuasivos e vendedores, e a melhor maneira para deixá-los assim é por meio do copywriting.

É possível criar páginas com mais informações e outras com menos, para que o próprio visitante decida o nível de sua necessidade de informação. Lembrando que é importante destacar os serviços mais importantes.

5 - Aprofundar o assunto

Oferecer opções de conteúdos para que o leitor se aprofunde em determinado assunto é uma das melhores formas de melhorar a experiência dele.

Para isso, uma empresa de gerenciamento de resíduos, por exemplo, pode oferecer links no seu próprio site, permitindo que o usuário tenha acesso a conhecimentos complementares.

6 - Revisar os conteúdos

Lá no começo do artigo, nós falamos sobre a importância de usar bem a língua portuguesa na hora de criar os textos, para que a empresa não perca sua credibilidade.

Por isso, é importante revisar bem o texto, enviando-o a um profissional habilitado para isso. Ele poderá avaliar a escrita, ortografia, pontuação, dentre outras questões pertinentes.

Também é importante reler o material para ter certeza de que todas as informações estão corretas, dentro do tom de voz e da linguagem do público. É dessa forma que garantimos que a mensagem será passada do jeito certo.


Conclusão

Empresas que queiram crescer precisam oferecer conteúdos de qualidade para seus consumidores em potencial e seus clientes. Essa comunicação desperta a confiança e estreita a aproximação com o público, algo fundamental hoje em dia.

Sendo assim, ter um blog é o primeiro ponto importante para atrair novas oportunidades de negócio, por meio de materiais ricos e que tragam vantagens para as pessoas interessadas no seu segmento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

11 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign