Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Dicas para criar a identidade visual de sua empresa


Dicas para criar a identidade visual de sua empresa

A identidade visual é um importante aspecto para os negócios, então, é preciso muita atenção ao desenvolvê-la. Nenhum detalhe deve ser deixado de lado, pois é por meio dela que a marca alcança sucesso, reconhecimento e conquista o público.

Assim como a concorrência teve todo um planejamento para desenvolver a identidade visual, o seu negócio também deve ter o mesmo cuidado.

É dessa forma que você vai conseguir se destacar da concorrência e mostrar a qualidade dos produtos e serviços que tem a oferecer.

A identidade de uma empresa é algo tão necessário, que ela pode e está sendo usada na internet e nos meios convencionais de publicidade para destacar a marca.

Isso também se deve ao fato de o mercado ser cada vez mais concorrido, levando os negócios a uma busca pelo destaque dos seus diferenciais.

Só que a criação da identidade visual de uma marca pode despertar muitas dúvidas no decorrer do processo. Por isso, é preciso planejar bem e conhecer os elementos básicos dessa criação.

Com isso em mente, vamos falar sobre o que é identidade visual, sua importância, dar algumas dicas para criá-la, além de explicarmos por que contratar um profissional da área é uma boa escolha.

O que é identidade visual?

A identidade visual de uma marca vai muito além de seu nome e do logo que ela usa. Trata-se de um conjunto de itens que envolvem o design, como no caso do logotipo, cores e fontes usadas, mas também os valores que a empresa quer transmitir.

Dessa forma, podemos dizer que a identidade da marca também diz respeito a alguns aspectos que não aparecem nos materiais de comunicação.

Se uma empresa de impermeabilização de caixa d'água, por exemplo, vai criar a sua identidade visual, primeiro é desenvolvido um manual que estabelece como a marca vai ser aplicada. Alguns itens são:

Materiais gráficos;

Site institucional;

Redes Sociais;

Fachada;

Uniformes;

Veículos.

Ou seja, tudo o que pertence a essa empresa, tanto para seu trabalho interno quanto para seus trabalhos de divulgação, carregará a sua identidade visual.

Importância da identidade visual

Desenvolver a identidade visual é importante por diferentes aspectos, sendo que um deles é a conexão que a empresa estabelece com o público.

Se as empresas de terraplenagem em SP conseguem se conectar bem com o público, automaticamente, ele consegue entender sua mensagem, personalidade e valores.

Isso nos leva a um segundo fator importante que é a construção da força da marca, portanto, ela se fortalece por meio de sua identidade visual.

Com isso, ela se expande, pois começa a ser reconhecida por um número cada vez maior de pessoas, e sempre causando uma boa primeira impressão.

Assim como temos o cuidado com a nossa aparência para que outras pessoas nos enxerguem com bons olhos, as empresas também cuidam de sua identidade visual para impactar o público de maneira positiva.

As empresas mais famosas do Brasil e do mundo fazem um trabalho tão bem elaborado neste aspecto, que nem mesmo precisam atrelar o seu nome ao seu design o tempo todo para que sejam reconhecidas.

Para chegar a esse nível, elas fazem boas escolhas desde o uso de rotulos personalizados, até a opção correta de cores e letras que carregam sua identidade.

Como criar uma boa identidade visual?

Existem algumas estratégias que são fundamentais na criação de uma identidade visual, portanto devem ser bem pensadas e planejadas. Dentre elas:

Investir no briefing

O briefing é um documento que contém todo o planejamento da identidade, então ele deve ser bem detalhado no que diz respeito aos objetivos e desejos da organização.

Ele inclui, também, tudo aquilo que se deseja passar para o público e como a identidade visual deve ser, guiando o designer durante todo esse processo de criação.

Por exemplo, uma empresa de outsourcing de impressão deve expor o que a identidade tem ou não, seu público-alvo, em quais mídias o material será veiculado, seus objetivos e outras informações que desejar.

Evitar excessos de efeitos

Algumas empresas acreditam que para inovar na identidade visual precisam usar muitos efeitos. Esse acúmulo de informações, no entanto, pode causar um impacto negativo.

Sombras e brilhos devem ser usados com moderação para não gerar confusão visual no público e permitir que ele identifique a marca facilmente.

Inspirar-se em boas referências

As referências são boas fontes de inspiração e elas precisam ser coniventes com a ideia do negócio. Elas orientam a criação do projeto e trazem mais credibilidade a ele.

Também devem ser vistas como uma maneira de nos guiar até o objetivo de como desejamos que a identidade visual seja depois de criada.

Não exagerar nas cores

Assim como no caso dos efeitos, também é importante ter cuidado na escolha das cores e em sua quantidade.

É preciso estudá-las para escolher aquelas que têm a ver com o público-alvo e com o tipo de negócio. Isso porque as características de uma empresa de aluguel de tenda para casamento se diferem das de um pet shop, por exemplo.

Sua importância é tão grande que elas podem alavancar ou afundar um negócio, uma vez que despertam sentimentos e sensações nas pessoas.

Não limitar a criatividade

No começo, muitas ideias vão surgir, e não se deve limitá-las ou barrá-las, apegando-se a um padrão inicial.

Quanto mais ideias surgirem, mais fácil será aprofundá-las até chegar na identidade visual que você procura. Depois de consideradas, chega o momento de esculpí-las e aí sim é preciso cuidado e discernimento.

Contratar um profissional

A criação da identidade visual de uma marca exige um trabalho minucioso, como acontece com a montagem de uma cenografia para eventos.

São tantos detalhes que é preciso um trabalho profissional para que nada seja deixado para trás ou fique incompleto. A seguir, vamos mostrar o processo criativo que uma agência executa para entender melhor sua importância.

O trabalho de uma agência de comunicação

A identidade visual de uma marca é fundamental para o sucesso dela, então deve ser trabalhada por quem entende do assunto.

As agências de comunicação contam com profissionais especializados que realizam um passo a passo importante durante esse processo, como:

Construção de briefing

Para construir o briefing, os profissionais levantam todos os aspectos do negócio, principalmente, para conhecer sua cultura, valores e desejos. Inclusive, é importante que os gestores estejam presentes, pois eles conhecem a empresa a fundo.

Dentre as informações captadas estão o público-alvo do negócio, o que ele vende, quais são seus diferenciais, dentre outros aspectos.

Definição de persona

Cada empresa, como uma de tradução juramentada, possui a sua persona, ou seja, o perfil de cliente ideal. Trata-se de um personagem semi fictício criado para direcionar estratégias de marketing e outras ações da marca.

Brainstorming

O brainstorming é uma reunião que busca levantar todas as ideias para desenvolver a identidade visual da empresa.

A equipe coloca em prática toda a sua capacidade e criatividade sem restrições. Depois, começa a etapa de filtragem, deixando apenas aquelas que poderão ou serão utilizadas.

Definição de cores

Neste momento, as cores, fontes e estilos começam a ser escolhidos. É o momento de colocar as ideias no papel para definir o logotipo e outros elementos da marca.

A tipografia não estará apenas no logotipo, mas também em outros materiais de comunicação, por isso é feito um estudo cuidadoso para definir qual será usada em cada situação.

As cores são escolhidas de acordo com sua representatividade, sendo que os profissionais de comunicação fazem um estudo de sua psicodinâmica.

Com isso, elas são escolhidas estrategicamente, trazendo à tona a essência da marca que o proprietário deseja desde o dia em que providenciou abertura de empresa simples.

Identidade visual e branding

Por fim, um dos processos realizados pela agência de comunicação é o alinhamento da identidade visual ao branding da marca.

Dessa forma, evita-se conflitos no que diz respeito à linguagem e posicionamento, sendo que estas situações prejudicam o crescimento da empresa.


Conclusão

Se você se deparasse com um produto de qualidade, mas que vem de uma empresa que você não consegue identificar, qual impressão teria? Certamente que aquele produto parece ser clandestino ou de fonte duvidosa.

Este é apenas um dos pensamentos negativos que uma pessoa pode ter, principalmente quando conta com a oportunidade de comprar algo de um negócio que tem nome, mas não tem uma identidade visual.

Além disso, essa empresa, por melhor que seja, não terá condições de competir com o mercado, porque não estabeleceu uma identidade que a faça ser reconhecida pelo público.

A identidade visual é importante para que a empresa fique na memória dos consumidores e conquiste a confiança deles.

Dessa forma, além de vencer a concorrência, a marca sempre será lembrada quando o consumidor precisar de seus produtos ou serviços.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

5 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign