Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Dicas para construir seu plano de comunicação


O plano de comunicação é fundamental para todos os tipos de empresa. Através dele, as organizações podem guiar suas estratégias comunicativas, incluindo as ações de marketing, endomarketing, publicidade e relacionamento.


Ou seja, o documento funciona como um mapa, com capacidade de orientação das iniciativas da empresa, de acordo com objetivos específicos que se deseja atingir.


Vale lembrar que as empresas que não sabem se comunicar bem estão fadadas ao insucesso, com o risco de comprometer a sua imagem e reputação no mercado.


Além do mais, para quem deseja alcançar a primeira posição entre as melhores empresas de segurança patrimonial de SP, por exemplo, ter uma boa estratégia de comunicação é algo imprescindível.


No artigo de hoje, confira algumas dicas para construir seu plano de comunicação e alcançar o reconhecimento da marca. Acompanhe a leitura!

1 - Entenda a situação do mercado

Para alcançar os seus objetivos com o plano de comunicação, é preciso entender a situação do mercado. A partir da análise do posicionamento da marca, a reputação do seu negócio e os interesses do seu público, é possível orientar melhor suas estratégias.


Uma dica é realizar pesquisas de recepção sobre a empresa, conduzindo grupos fiscais ou com a análise SWOT. Dessa maneira, tem-se em mãos dados preciosos sobre o cenário interno e externo.


Em momentos de crise, considerar essa análise é ainda mais importante, pois ela ajuda na visualização dos problemas da sua companhia e nas instabilidades do próprio mercado, para conduzir estratégias financeiramente viáveis e com bons resultados.


Entender essa situação é primordial para todos os tipos de negócio, desde uma empresa de segurança eletrônica até profissionais autônomos.

2 - Alinhe o plano de comunicação com o seu negócio

O plano de comunicação deve estar alinhado com os valores da sua empresa. Por conta disso, recomenda-se elaborar estratégias comunicativas em conjunto com o planejamento do seu negócio.


De nada adianta ter um empreendimento que se posiciona sobre um determinado valor, se as iniciativas de comunicação não seguem essa mesma linha de ideias.


Por exemplo, se uma empresa de paisagismo e jardinagem tem como foco o atendimento para pessoas da classe A, tendo como principal valor a sofisticação de seus serviços, as campanhas de divulgação e comunicação devem seguir essa mesma premissa.

3 - Defina os principais objetivos

Os objetivos e metas devem ser bem definidos no seu plano de comunicação. Por meio deles, é que se pode atingir o sucesso, além de ser uma maneira estratégica de guiar as principais ações da sua empresa.


A dica é seguir a metodologia SMART:


S - específicos;

● M - mensuráveis;

● A - recursos possíveis;

● R - objetivos relevantes;

● T - tempo para execução.


Dessa forma, se o objetivo de uma empresa especializada em construção civil é alcançar maior notoriedade no mundo online, as estratégias de comunicação podem ser guiadas por essa meta, levando em conta os recursos e tempo disponíveis.

4 - Conheça o seu público-alvo

Nos últimos anos, a segmentação do público alcançou níveis altamente especializados. Muito disso se deve ao próprio avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), além da mudança de comportamento da audiência.


Hoje em dia, ao buscar por uma empresa de fornecimento de mão de obra temporária, o público quer ir além da propaganda massiva, buscando também conteúdos personalizados.


Por esse motivo, é importante conhecer bem a sua audiência, através de uma pesquisa de mercado, levantando as principais informações e características do cliente ideal.


Sendo assim, vale a pena entender quais são os valores, as dores e as demandas do seu público. Desse modo, é possível orientar ações eficientes para se comunicar com os consumidores, estabelecendo um ótimo relacionamento.

5 - Defina um orçamento

Implementar iniciativas de comunicação é algo que exige disponibilidade de recursos. Ora, de nada adianta ter uma ótima ideia para a propaganda de uma desentupidora no ABC, se não temos dinheiro suficiente para investir na divulgação.


Além disso, antes de começar a sua campanha, é preciso fazer uma cotação de quanto dinheiro a sua empresa tem disponível. Isso ajuda na distribuição da verba de forma inteligente, considerando o ROI (Retorno sobre Investimento) de cada ação.


O orçamento também ajuda a ter um teto de gastos, evitando que a sua empresa se comprometa financeiramente.

6 - Acompanhe as ações da concorrência

Para que o seu plano de comunicação seja eficiente, vale a pena acompanhar as iniciativas da concorrência. Dessa maneira, você consegue ter insights sobre as campanhas de maior sucesso e, assim, orientar suas ações.


Além do mais, ao observar a concorrência, é possível perceber quais os diferenciais da sua empresa. Isso pode ser usado como argumento para influenciar na decisão de compra dos clientes, expondo as vantagens da marca em relação aos concorrentes.

7 - Estabeleça um cronograma

Para que o seu plano de comunicação tenha sucesso, é importante prever quando as ações serão colocadas em prática. O ideal é que cada uma das iniciativas seja complementar às anteriores, para aumentar a complexidade de divulgação.


Assim, se uma prestadora de serviços de contabilidade fez ótimos blog posts, uma dica é prever a criação de e-books, com conteúdos ainda mais aprofundados.


O cronograma ajuda a reforçar a imagem da marca junto ao público, além de ser uma maneira de otimizar os recursos. Desse modo, você sabe exatamente o que pode gastar e quando o gasto está previsto.

8 - Tenha uma orientação criativa

O seu plano de comunicação precisa estar coerente. A identidade visual das peças e das ações devem ser alinhadas ao discurso da marca, mantendo o diálogo em todas as plataformas usadas para a divulgação.


Por esse motivo, o plano de comunicação inclui os principais aspectos identitários da marca, como logo, paleta de cores, tipografias, entre outros.


Todo e qualquer negócio deve ter uma boa identidade visual. Quer dizer que uma empresa de limpeza de fachada, por exemplo, deve estabelecer essas diretrizes, antes mesmo de iniciar suas campanhas de marketing.

9 - Capacite a sua equipe

A comunicação não pode ser uma atividade fim da empresa, porém ela faz parte de toda a estratégia para alcançar o sucesso.


Por conta disso, as equipes responsáveis por esse setor têm a responsabilidade de construir uma boa reputação e posicioná-la como referência.


Nesse sentido, uma das tarefas mais importantes é realizar a qualificação dos profissionais. Isso faz com que os colaboradores também percebam quais as necessidades de divulgação, os interesses do público e possam dominar as campanhas.


Além disso, uma comunicação integrada com toda a empresa ajuda a compartilhar os valores da marca para todos os setores. Desse modo, é possível ter um ambiente de trabalho muito mais agradável e saudável.

10 - Analise os principais canais de marketing

A comunicação está diretamente atrelada ao marketing. Portanto, as campanhas de divulgação são normalmente feitas em diversas plataformas, como sites e redes sociais.


Sendo assim, é importante analisar quais são os canais de comunicação e marketing disponíveis, bem como se essas plataformas atendem as demandas do seu público.


Afinal de contas, é preciso investir em campanhas onde a sua audiência está, para alcançar a notoriedade da marca e aumentar as chances de venda.


Além do mais, vale ressaltar que cada canal de marketing e comunicação possui a sua especificidade. Isso quer dizer que nem sempre o mesmo conteúdo é aproveitado para todas as redes, sendo necessário investir em uma adaptação do material.

11 - Prepare-se para as crises

É fundamental que o seu plano de marketing tenha uma seção dedicada à preparação de crises. Isso vale tanto para instabilidades do mercado quanto crises de imagem, ocasionadas por falhas da própria empresa.


Com essa preparação, evita-se maiores estragos, além de contar com um “plano B” para a sua marca.


Aliás, ter transparência em suas ações é algo que está sendo muito cobrado nos dias de hoje. Por isso, vale a pena incluir valores de honestidade no seu plano de comunicação.


Conclusão

O plano de marketing é um documento imprescindível para todas as empresas. Por meio dele, é possível conhecer as ações de divulgação, marketing e relacionamento, sendo uma maneira de orientar as melhores estratégias e contribuir com a reputação da marca.


Por essa razão, ele é muitas vezes construído em conjunto com o plano de negócios, antes mesmo da abertura do empreendimento.


O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como investir em um plano de comunicação eficiente e assertivo. Dessa maneira, a sua empresa irá alcançar um grande visibilidade, além de conter situações de crise e direcionar melhor seus investimentos.


Até porque, para alcançar o sucesso, o planejamento é essencial.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 visualizações