Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Dicas para aumentar as vendas de sua loja online


Dicas para aumentar as vendas de sua loja online

Um dos setores que ganhou outras proporções nos últimos anos foi o das vendas pela internet, que cresceu consideravelmente. Investir em uma loja online pode ser o caminho para muitos grandes e pequenos empresários.

Isso porque o setor otimiza o tempo do cliente, que não precisa sair de casa para pesquisar e/ou comprar determinado produto ou serviço. Sem mencionar que há mais chances de encontrar preços acessíveis e outras variações.

Sites especializados em vendas online foram fortalecidos e recebem milhões de visitantes diariamente. Não apenas para produtos novos, agora muitos portais oferecem serviços de comercialização de usados.

As grandes marcas perceberam a necessidade de modernização e estão iniciando um processo de automação comercial para poder tornar os espaços físicos mais competitivos em relação à internet.

Em alguns comércios brasileiros já existem caixas de autoatendimento, onde não é necessário a presença do profissional para contabilizar as compras. O processo torna as compras em locais físicos mais ágeis e chamativas ao consumidor.

Além, é claro, de que há uma grande vantagem econômica em modernizar o atendimento. Mesmo que se gaste com a implementação da tecnologia, o retorno vem rapidamente, com a redução do quadro de funcionários, otimização do tempo e com o possível aumento da clientela.

Para muitas pessoas ainda é chamativo se locomover a esses espaços para comprar ou contratar determinado produto ou serviço. Isso porque o ato acontece instantaneamente, ou seja, o cliente alcança seu objetivo na mesma hora.

Por isso os sites e plataformas de venda, ou marketplaces, estão tentando agilizar as entregas, assim ganhando cada vez mais público. Outro problema é justamente o valor do frete, muitas vezes considerado abusivo por parte do consumidor.


Loja online em tempos de pandemia

Mesmo assim, as vendas pela internet continuam ganhando espaço no cotidiano. O setor teve um aumento significativo neste ano, justamente pela pandemia do novo coronavírus, Covid-19.

Com as recomendações dos órgãos de saúde, de permanecer em isolamento social por longo período, o público em geral encontrou na internet um caminho interessante para satisfazer as necessidades de consumo.

Mesmo com o crescimento do desemprego e o corte salarial em diversas companhias, o setor de e-commerce, como também é conhecido, aumentou consideravelmente nos primeiros meses da pandemia. Lembrando que os estados brasileiros estão reabrindo o comércio gradativamente.

De acordo com dados do índice MCC-ENET, do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online dobraram em junho deste ano. Em relação ao mesmo período de 2019, o setor apresentou alta de 110,52%.

Outra mudança que o setor apresentou no período de pandemia foi o aumento de visitas em portais especializados na comercialização de alimentos, produtos de higiene pessoal, utensílios domésticos, entre outros.


Vantagens das vendas online

A tendência do ser humano é modernizar todas as suas ações, tornando a vida mais confortável e fácil. Até por isso não é difícil de imaginar que as vendas online têm um grande horizonte para expansão nos próximos anos.

Citaremos abaixo algumas das diversas vantagens em apostar no e-commerce.

Agilidade na busca

Como dito anteriormente neste artigo, talvez a grande vantagem da internet seja a agilidade em achar determinado produto ou serviço. Basta fazer uma simples consulta ao Google para localizar inúmeras ofertas, comparações de preços, avaliações, entre outros.

Em setores específicos a compra pela internet se torna ainda mais chamativa. Por exemplo, um profissional procura por ferramentas para marcenaria, e encontra opções novas e usadas.

Neste caso não haverá a necessidade de o consumidor se locomover para determinado local, por exemplo, ao centro de uma grande cidade, onde há ruas segmentadas inteiramente ao comércio de ferramentas.


Segurança garantida

Isso vale tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Isso porque o processo é feito totalmente online, ou seja, não haverá a necessidade de contato direto entre as partes. A menos que seja a contratação de algum serviço, como o aluguel de tendas para eventos.

Sem mencionar que a internet disponibiliza ferramentas interessantes para avaliar a integridade do portal, produto ou serviço. Assim como o vendedor possuirá dados pessoais do consumidor, diminuindo o risco de possíveis golpes.

Diversas ferramentas para opinião sobre lojas estão disponíveis aos usuários da internet, onde se pode conferir a reputação da empresa, assim como o tratamento pós-venda. Seja na solução de problemas, avaliação pessoal do consumidor, entre outros.

Por exemplo, um cliente que compra uma máquina de café automática de determinada loja pode dar sua opinião sobre o produto ou reclamar se veio algo fora do combinado.


Alta visibilidade

Estar no mundo online pode significar que você pode ser encontrado por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Para uma marca é de extrema importância aparecer para a maior quantidade possível de usuários.

No caso das lojas, o potencial de ganho com a internet é infinitamente maior que o do comércio físico. Basta pensar em qual lugar passa um maior fluxo de pessoas: em uma rua X ou em uma plataforma de vendas, por exemplo.

Por isso há a necessidade de mostrar uma boa imagem ao consumidor, tendo em vista que ele precisará confiar na marca. O comércio que passa confiança e transparência passa à frente da concorrência.

Até porque é normal que aconteça algum erro no meio do processo, por exemplo, pela falta de estoque, extravio da transportadora ou erro de sistema no momento do pagamento. É necessário demonstrar segurança nesse tipo de situação, com o intuito de tranquilizar o cliente e evitar possíveis desgastes.

Pensamos na situação hipotética de um cliente que mandou produzir camisetas personalizadas. Mas algo ocorreu no setor de criação e os produtos chegaram com defeito. Nesse momento, é de suma importância que a empresa resolva a situação do consumidor.

Até porque essa atitude positiva por parte da instituição evita muitas dores de cabeça, principalmente no âmbito jurídico e nas avaliações negativas na internet. Ademais, também é possível evitar a diminuição de clientes e de reputação.


Como aumentar as vendas pela internet

Como vimos anteriormente, a necessidade de mostrar uma boa imagem ao cliente é uma das grandes premissas do e-commerce.

É necessário traçar uma estratégia para potencializar as vendas, seja investindo no próprio portal de vendas ou optando pelo uso de plataformas especializadas. Algumas dicas importantes são:

1 - Diálogo com clientes

Uma boa possibilidade para entender o que precisa ser feito é conversar com o público-alvo, afinal, convencê-los é um dos grandes objetivos do negócio. Abrir e acompanhar a caixa de sugestão e críticas é um dos exemplos.

Os marketplaces geralmente oferecem essas funções, tornando sua utilização chamativa para muitos empreendedores. A entrada nessas plataformas é indicada para marcas que não possuem um portal próprio.

Apesar de ser considerado um método antigo e, em certas vezes, incômodo, os telefonemas também são alternativas para promover essa aproximação com o público. Ademais, os e-mails entram como outro exemplo dos caminhos utilizados.

A necessidade de manter um diálogo bem aproximado aumenta de acordo com o produto. Por exemplo, as empresas de equipamentos hospitalares devem manter contato direto com seus clientes, seja de iniciativa pública ou privada.


2 - Posicionamento no Google

Você lembra daquele velho ditado: Quem não é visto não é lembrado? Então, a mesma situação vale para o mundo online, onde há uma enorme competitividade dos mais diferentes setores, não apenas do comércio.

Mas a necessidade de manter uma boa colocação no principal mecanismo de busca do planeta é evidente. O Google disponibiliza um quadro de avaliações, que cada vez mais ganha atenção do público. Afinal, é mais seguro comprar em um local com notas melhores.

A otimização do SEO se torna essencial neste quesito. Contratar um profissional para auxiliar no quesito pode ser interessante. Com o aumento do fluxo de usuários no portal, muito possivelmente haverá um aumento das vendas.

Para empresas que atuam com o comércio físico, uma das possibilidades é a inclusão no Google Meu Negócio, que tornará sua empresa visível no Maps. Ficaria mais fácil de encontrar até uma companhia especializada em embalagens de papelão, por exemplo.


3 - Redes sociais

Estar presente nas diferentes redes sociais é importante para aproximar a marca do cliente. Com elas é possível fazer pesquisas de satisfação, abrir espaço para sugestões ou simplesmente mostrar determinado produto ou serviço com mais detalhes.

São ferramentas poderosas no cotidiano, podendo ser utilizadas para promover ações de marketing e assim potencializar a divulgação.


4 - Site responsivo

Grande parte das pessoas passam mais tempo no celular do que em computadores ou notebooks, por isso é interessante manter portais que são facilmente utilizados nesses dispositivos.

Com uma tecnologia adequada, o consumidor se sentirá mais seguro ao comprar na empresa. Assim diminui consideravelmente a possibilidade de perder algum negócio por desistência ou problemas técnicos.

Por exemplo, uma indústria de máquinas agrícolas. Com o alto valor de uma máquina ou peça, é primordial que não haja nenhum defeito ou problema de sistema.


5 - Utilização de marketplaces

A inclusão da loja em plataformas especializadas tem se tornado uma tendência no Brasil. Há uma série de vantagens econômicas e funcionais:

● Ferramentas de avaliação, sugestão e cálculo do frete;

● Agilidade no cadastro;

● Baixo investimento;

● Diversificação do público;

● Retorno financeiro;

● Facilidade.

São diversos fatores que tornam o uso dos marketplaces interessantes para sua loja. Eles funcionarão como vitrines para o negócio. Então não perca mais tempo e faça as suas vendas dispararem!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign