Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Dicas de integração entre equipes de marketing e vendas


Dicas de integração entre equipes de marketing e vendas

As equipes de marketing e vendas têm responsabilidades distintas, porém, se trabalharem em conjunto podem trazer resultados ainda melhores para uma empresa.


Além dessa união garantir o sucesso da companhia, é capaz de fidelizar um número maior de clientes. Devemos ter como base, também, aquele pensamento de que de nada adianta um setor se sobressair e o outro não.


Quando tudo funciona em sintonia, os ganhos são maiores em diferentes aspectos. Mas a integração que mais se destaca, de fato, é entre a equipe de vendas e a equipe de marketing.


Isso porque elas estão diretamente relacionadas aos ganhos da companhia, então a cooperação entre as duas aumenta os resultados, o que beneficia todos os envolvidos.


Aumentar as vendas e os clientes, bem como fidelizar aqueles que a organização já tem é o objetivo de qualquer marca. Só que é preciso conhecer as práticas que ajudam a chegar a esses objetivos.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar as funções da equipe de marketing e da equipe de vendas, como se complementam, os benefícios de integrá-las e dar algumas dicas para você fazer isso dentro do seu negócio. Acompanhe.


Como marketing e vendas se complementam

Antes de saber como essas duas equipes se complementam, vamos falar um pouco sobre as funções de cada uma.


O time de marketing auxilia os vendedores da organização, isso porque é ele que leva os compradores até o setor de vendas.


Ou seja, o potencial cliente vai contratar uma assessoria contabil depois que entender para quê ela serve e como ela pode resolver seus problemas.


A equipe de marketing utiliza recursos que atraem as pessoas certas para a marca, faz um diagnóstico do mercado, entende as características do público-alvo e, com isso, faz um planejamento que inclui as melhores estratégias.


São atividades bem definidas que são aperfeiçoadas no dia a dia, e dentre elas podemos mencionar:

● Desenvolvimento de plano estratégico;

● Definição da persona;

● Conhecimento de mercado;

● Pesquisas de satisfação;

● Gerenciamento da comunicação;

● Estabelecimento de canais.


A equipe de marketing também cria objetivos e metas, bem como gerencia as campanhas realizadas pela marca.


Por outro lado, a equipe de vendas é a responsável por explicar de maneira direta, ou seja, com abordagem comercial, as vantagens dos produtos e serviços.


A comunicação usada por esse time nas empresas de alimentação é crucial para converter um lead em cliente.


Em outras palavras, os seus vendedores formam um elo entre a marca e o cliente final dela. Por isso é importante que eles criem um clima amigável e sejam atenciosos para que seja possível concretizar a venda.


Essa equipe presta um tipo de consultoria que mostra qual solução se encaixa melhor às necessidades do potencial cliente.


A partir do entendimento do papel de cada um desses setores, podemos compreender de que maneira eles se complementam.


Quando estão em sinergia, ambos garantem a promoção de produtos e serviços de maneira efetiva, atraindo um número maior de consumidores.


Isso significa que não basta ter uma equipe de marketing afiada se os vendedores não estão preparados para atender os clientes em potencial.


O contrário também acontece, ou seja, uma equipe de vendedores super preparada e motivada não vai conseguir vender se o marketing não gerar leads.


Analisando essa complementação, não é possível alcançar bons resultados se os dois times não estiverem alinhados e integrados.


É preciso que eles troquem informações importantes, como dados importantes da atuação um do outro. Essa troca torna o processo de atração e vendas muito mais eficiente, o que faz a diferença no resultado final.


Agora que você já entendeu como as duas equipes se complementam, no tópico a seguir, vamos mostrar os benefícios de integrar os dois setores.


Benefícios da integração entre vendas e marketing

Uma vez que vendas e marketing se complementam, o trabalho integrado dessas duas áreas traz muitos benefícios para empresas de consultoria ambiental ou qualquer outra, como:

Alinhamento entre os setores

O planejamento e execução das estratégias podem ser prejudicados se essas equipes trabalharem de maneira isolada. Isso acarreta na falta de envolvimento uns com os outros.


A integração alinha os dois lados na busca pelos mesmos resultados, deixando de fora desejos individuais de cada setor.


Melhor conhecimento sobre o público-alvo

Para criar boas estratégias de marketing e vendas é essencial que a organização conheça bem o seu público-alvo.


A marca deve estar por dentro do tipo de pessoa que forma o seu público, o que diz respeito às suas características, desejos, necessidades e onde estão concentradas.

Tendo essas informações em mãos, a equipe de marketing, por exemplo, consegue saber qual melhor canal de comunicação com o público-alvo, enquanto a equipe de vendas estabelece uma abordagem mais persuasiva.


Geração de leads qualificados

É importante qualificar bem os leads para que os times não sejam prejudicados. Então, trabalhando a integração entre as duas áreas em questão, uma empresa de totem, por exemplo, gera leads mais qualificados.


Isso acontece porque ela passa a entender as necessidades dessas pessoas, fornecendo conteúdos adequados a elas e no momento mais oportuno.


Determinação de metas precisas

Quando a determinação de metas é feita de maneira precisa, as duas equipes se mantêm mais engajadas.


É preciso cuidado para não investir em objetivos impossíveis, visto que isso desestimula os profissionais envolvidos. Por outro lado, metas muito rasas não levam a lugar nenhum.


É preciso encontrar um equilíbrio, e a integração garante isso porque disponibiliza informações que ajudam a desenvolver um caminho que leve aos mesmos resultados.


Veja como integrar as equipes

Agora que você já entendeu quais são os benefícios dessa estratégia para uma empresa de consultoria em folha de pagamento ou qualquer outra, vamos mostrar como implantá-la:

Criar uma visão do público-alvo

É comum que a equipe de marketing crie uma visão do público-alvo, enquanto a equipe de vendas cria outra. Só que isso pode prejudicar na hora de fechar um negócio.

Isso porque o marketing pode atrair um lead que não é considerado o ideal pelo time de vendas, o que ainda gera alguns conflitos. Portanto, os dois setores devem se unir para definir o público-alvo da marca.


Definir objetivos e metas

Se um setor tem um objetivo e o outro busca algo completamente diferente, cada um vai trabalhar em prol daquilo que estabeleceu.


Só que a integração vai fazer com que eles unam seus objetivos, o que ajuda a concretizar um trabalho em conjunto que leva a alcançar o resultado esperado.


Para que isso aconteça, é importante compartilhar dados e estratégias usadas em cada setor, fazendo com que alcancem um senso comum.


Além de definir os objetivos, também é recomendável que as empresas de engenharia civil em SP ou qualquer outra definam métricas para controlar o desempenho e a maneira como os recursos estão dando retorno.


Viabilizar reuniões entre as equipes

Os avisos, lembretes e e-mails são boas alternativas para manter o fluxo de trabalho, mas nada se compara às reuniões, porque elas possibilitam que as empresas conversem e troquem informações sobre o trabalho.


Portanto, podemos dizer que uma reunião envolvendo as equipes de venda e marketing trazem ótimos resultados.


Um exemplo disso é que os vendedores podem validar as informações acerca do perfil de clientes e outras ações desenvolvidas pelo marketing, como as campanhas.


Do outro lado, o setor de marketing pode mostrar de que maneira os clientes em potencial da empresa esperam ser atendidos, dentre outras informações.


Treinar como uma equipe

Tanto uma empresa de pintura quanto qualquer outra deve enxergar o treinamento como um investimento.


Algumas práticas e informações que parecem estar bem claras para os gestores e líderes de equipe talvez não estejam para os demais profissionais.


É importante lembrar que são eles que atuam na linha de frente, conversando com seus clientes, fazendo pesquisas, comunicando-se com os consumidores e lidando no dia a dia com seu público-alvo.


Cada pessoa envolvida no trabalho e marketing ou vendas deve ser devidamente treinada, pois essa prática fornece estratégias adequadas e também conhecimento que aperfeiçoa o trabalho de cada um.


Conclusão

Toda organização, como uma empresa de monitoramento, precisa de uma boa equipe de vendas e marketing para conseguir chegar aos seus objetivos.

Só que elas precisam trabalhar juntas para que a companhia chegue até os seus objetivos de aumento de vendas, prospecção e fidelização de clientes.

Sabemos bem que esses objetivos são mais difíceis se não houver um trabalho mútuo até eles. Mas se os seus vendedores estão unidos ao setor de marketing, então fica mais fácil elaborar um trabalho inteligente que traga os melhores resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign