Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Conheça algumas das métricas mais importantes para seu negócio


Conheça algumas das métricas mais importantes para seu negócioConheça algumas das métricas mais importantes para seu negócio

Existem algumas métricas para negócio que precisam ser acompanhadas frequentemente pelas empresas, para que elas possam tomar a melhor decisão quanto às suas estratégias de marketing.


É por meio delas que conseguimos visualizar resultados de campanhas em cada canal de marketing usado pela marca. Desde o número de pessoas que visitaram o site até o número de vendas, tudo é possível saber e calcular.


Assim, conseguimos entender qual o real impacto das ações e o que precisa ser mudado. Só que nem todo mundo sabe quais são as métricas ideais para a sua empresa.


Apesar de parecer um pouco óbvio, quando se trata das métricas de marketing, são poucos os gestores que realmente sabem a o que elas se referem.


A maioria acredita se tratar apenas da quantidade de pessoas que curtem o perfil da empresa nas redes sociais, sem saber, realmente, o retorno que cada ação pode trazer.


Sem se ater às métricas de vaidade que não geram oportunidades para o negócio, é importante compreender aquelas que realmente mostram se as estratégias estão dando resultados.


Pensando nisso, vamos explicar o que são métricas, sua importância, mostrar as diferenças entre métrica social e de negócios, bem como quais são as mais importantes.


O que são métricas?

As métricas são indicadores que mensuram a efetividade de uma campanha específica e também de toda a estratégia de marketing adotada por uma organização.


Analisando os dados obtidos, podemos estudar as etapas de uma ação com base em fatos, monitorando todo o trabalho que a envolve de maneira prática.


Devido a essa importância, toda organização, como uma empresa de consultoria ambiental, precisa saber usar as métricas para que o setor de marketing faça um bom trabalho.


Para funcionar, elas devem ser acompanhadas durante todo o período das ações, e não apenas no começo ou no fim. E dentro do marketing digital existem muitas métricas, sendo que as principais são:

Pontos positivos e negativos de campanhas;

Mensuração de campanha;

Assistência para tomada de decisão;

Identificação do retorno sobre investimentos;

● Aprimoramento de estratégias.


Existem dois grupos de métricas que precisam ser cuidadosamente avaliados pelas marcas, que são as sociais e de negócios. Vamos falar um pouco mais sobre elas a seguir.


A diferença entre métricas sociais e métricas de negócio

Quando, por exemplo, um laboratório de análise de água que presta serviços para outras empresas quer analisar suas estratégias de marketing, ele precisa avaliar as métricas sociais e de negócios.


São muitos os fatores que podem ser avaliados pelas métricas, por isso, para estabelecer o melhor indicador ou as melhores opções, primeiro precisamos entender qual é o objetivo da ação.


Se você não tiver essa informação bem clara, não saberá se a campanha está adequada ou se as estratégias adotadas são suficientes. Consequentemente, há um risco maior de investir nas ferramentas erradas.


Daí a importância de entender a diferença entre as métricas sociais e as de negócio. As sociais estão relacionadas com os objetivos que a marca deseja alcançar nas redes sociais.


As empresas de assessoria contábil, por exemplo, têm razões diferentes de uma loja de roupas, principalmente, para desenvolver conteúdos nessas plataformas. Assim, diferentes dados das métricas sociais são avaliados, como:

Seguidores

Estas são pessoas que demonstram interesse em acompanhar as publicações de uma marca, e elas podem atrair o público. Contudo, ter muitos seguidores não significa que todos verão o que é compartilhado.

Alcance

Esta métrica pode ser vista em qualquer rede social, e pode servir como base, visto que mostra quantas pessoas recebem o conteúdo divulgado.

Engajamento

Essa métrica se trata da soma de quem comenta, compartilha, curte ou clica nas postagens. O engajamento sempre será menor do que o número de pessoas que viu a publicação, mesmo assim, é importante para as estratégias de marketing.

Uma métrica depende da outra, mas todas devem ter um resultado positivo para que o trabalho de uma agência de empregos temporários, por exemplo, alcance o sucesso nessas plataformas.


O alcance deve sempre aumentar, para que haja mais engajamento e, finalmente, uma conquista de seguidores. Quando uma campanha é finalizada, é preciso gerar um relatório que compare a evolução da marca, bem como erros e acertos da ação.


Uma estratégia que ajuda muito é impulsionar a publicação, uma vez que isso traz mais relevância para o conteúdo.


Falando, agora, sobre as métricas de negócio, para elaborar qualquer campanha de marketing, precisamos ter em mente o motivo que leva uma marca a investir nessas estratégias.


Um dos mais comuns é tornar a empresa mais conhecida, mas sempre devemos interpretar que todo negócio, como uma empresa de dedetização e controle de pragas, almeja o aumento das vendas.


Métricas específicas de marketing precisam apoiar o resultado das principais métricas de negócio, e dentre estas as principais são:

Ticket médio;

Recorrência de compras;

Renovações de contrato;

Valor total de vendas;

Pedidos de orçamento.


Sem levar em conta se a venda é física ou digital, o ponto de partida é a métrica de negócio, pois é possível entender o objetivo da empresa e qual número deve ser perseguido.


Podemos imaginar, por exemplo, uma plataforma e-commerce de semijoias que tenha taxa de conversão de 1%. Isso significa que a cada 1000 pessoas que acessarem o site, 10 vão comprar alguma coisa. Então, temos um exemplo de métrica de negócio.


Para que essa loja on-line chegasse a esses 1000 acessos, precisou criar um post no seu blog, que foi publicado no Facebook, tendo um alcance de 20 mil pessoas e 600 delas engajadas. Então, temos um exemplo de métrica social.


Analisando esses dados, chegamos à conclusão de que o sucesso de empresas de usinagem ou qualquer outra vai além da divulgação, envolvendo fatores dos quais nem sempre temos controle, como preço, retorno sobre investimentos, etc.


Mesmo assim, é preciso conhecê-los para compreender qual o impacto deles nas estratégias de marketing.

Métricas mais importantes e seus cálculos

Até aqui, você entendeu que as métricas de negócio impactam as ações de marketing. Mas existem alguns indicadores que devem ser acompanhados constantemente. Dentre eles:

Número de acesso

Essa métrica mostra o número de pessoas que visitaram o site da empresa, independentemente do número de vezes que elas acessaram.


É importante calculá-la porque ela reflete a audiência que o site ou blog, por exemplo, de empresas de outsourcing de impressão, possui.


Para calcular essa métrica, basta dividir o número de visitantes recorrentes pelo total de visitantes únicos dentro de um período de tempo.


Por exemplo, se no mês de dezembro o site da empresa teve 10 mil visitantes, sendo que 3 mil foram recorrentes, a taxa de número de acessos foi de 70%.

Leads e taxa de conversão

Leads são visitantes que demonstraram interesse pelo que é oferecido pela empresa, a ponto de fornecerem alguns dados em troca de materiais como e-book, newsletter, etc.

É uma métrica importante porque mostra com quantas pessoas, de fato, a empresa pode começar um relacionamento para, futuramente, tentar uma venda.


Só que o número absoluto de lead não é o único fator que deve ser levado em conta por uma empresa especializada em despachante aduaneiro, por exemplo.


É preciso avaliar a porcentagem de visitantes que são convertidos na landing page, ou seja, qual é a taxa de conversão do site. Isso porque se o site atrai muitas pessoas, mas não as converte, há algo errado com a estratégia.


Para calcular a taxa de conversão, precisamos dividir a conversão pela audiência. Por exemplo, 300 leads dividido por 1000 visitantes = 30% de conversão.


Vendas

A métrica de vendas é a porcentagem de oportunidades que são convertidas em clientes. Está relacionada às métricas de marketing porque são desenvolvidas, também, estratégias que visam esse objetivo.


Para calcular, consideramos o total de leads, multiplicamos pelo número de vendas e dividimos por 100. Por exemplo, 1000 leads vezes 300 vendas dividido por 100 = 30% de vendas.


Custo por cliente

Essa métrica mostra o quanto a empresa investiu para conquistar um cliente. Para calculá-la basta dividir a soma dos investimentos pelo número de clientes conquistados no mês x.


Se uma marca investiu, por exemplo, 5 mil e conquistou 10 clientes, seu custo foi de 500,00 por cliente.


Conclusão

Analisar as métricas é muito importante para que as ações de marketing de uma empresa façam sentido. Não adianta nada você investir em uma ação que não traz resultado, é apenas desperdício de tempo e, principalmente, de dinheiro.


As métricas auxiliam na tomada de decisão e mostram quais as melhores estratégias de marketing para o negócio, para que ele consiga alcançar os resultados que almeja de maneira rápida e inteligente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

4 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign