Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Como utilizar as redes sociais para destacar sua marca


Como utilizar as redes sociais para destacar sua marca

As redes sociais se tornaram um dos principais canais de divulgação de uma marca, seus produtos e serviços. Por isso, saber fazer o trabalho de divulgação nessas plataformas é uma preocupação entre as empresas.


Isso porque o Brasil é um dos países que mais utilizam essas redes, que concentram os mais variados perfis de consumidores. Ou seja, tem público para todos os segmentos de mercado.


Além disso, essas plataformas expõem as marcas e promovem mais interação entre elas e as pessoas, ajudando nas estratégias de marketing digital.


No entanto, muitos negócios não sabem como começar a utilizá-las, pois as opções são muitas. Com isso, identificar o primeiro passo se torna um desafio.


Por conta dessa situação, muitos escolhem contratar uma agência especializada, o que nem sempre é uma boa opção, principalmente para quem está começando agora, por conta dos custos.


Por isso, é importante assumir o controle da situação e começar a implementar uma estratégia nas redes sociais que faça o negócio crescer. Ademais, ninguém melhor do que o próprio dono ou gestor para conhecer bem a empresa.


Por isso, neste artigo, trouxemos as principais dicas para fazer um bom trabalho nas redes sociais, que vão trazer resultados muito positivos.


Importância das redes sociais para os negócios

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, influenciando-as de muitas maneiras, inclusive na hora da decisão de compra.


Por isso, tornaram-se ferramentas que, juntamente com um bom planejamento, aumentam a visibilidade e as conversões. Além disso, uma empresa de gerenciamento de resíduos que use as redes sociais tem acesso a vantagens como:


Aumento do engajamento

Essas plataformas conseguem segmentar o público de maneira detalhada. Com isso, a marca tem acesso a informações importantes sobre seu público-alvo, tais como:

Necessidades;

Desejos;

Dúvidas;

Interesses.

Esse rastreio do comportamento permite que a empresa entregue conteúdos que chamem a atenção de seu público-alvo, o que aumentará o seu engajamento.


Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Pelo fato de as redes sociais permitirem uma maior aproximação entre empresas e público, fica mais fácil manter os clientes sempre por perto.

Isso unido ao compartilhamento de publicações de valor faz com que as pessoas que já compraram de uma marca, como empresas de engenharia elétrica, voltem a comprar novamente.


A fidelização é importante porque, por meio dela, o negócio consegue gerar uma renda fixa e previsível, descartando a necessidade de investimentos altos para conquistar novos clientes.


Mais relevância para a marca

A relevância da marca para o público é importante, afinal, ninguém que comprar algo que não seja considerado útil.

Por meio das redes sociais, as empresas têm liberdade para criar materiais que levem até o público aquilo que ele deseja saber. Isso ressalta sua autoridade e promove a sua relevância.


Como usar as redes sociais?

Para usar as redes sociais do jeito certo, seja uma escola ou empresas de etiquetas adesivas é necessário um planejamento. Além disso, é importante definir quais são os objetivos, para tomar as decisões certas com um bom embasamento.

Começar sem saber onde quer chegar é um erro, então, alguns exemplos de objetivos mais comuns entre as empresas são:

Tornar a marca mais conhecida;

Gerar leads;

Vender pelas redes sociais;

Criar um canal de atendimento.


Independentemente de qual seja o objetivo, existe uma abordagem mais adequada. Também é interessante usar o maior número de redes sociais possível.


Veja bem, falamos o maior número possível porque nem toda empresa se encaixa em todas as plataformas. Dentre as principais redes que temos hoje estão o Facebook, o Instagram, o YouTube, o LinkedIn e o Twitter.


No entanto, estar em cada uma delas vai depender da área de atuação do negócio. Quem trabalha com consumidor final, como uma loja de roupas femininas, pode estar nas mais populares, como Facebook e Instagram.


Já um negócio B2B, como uma distribuidora de EPI, é interessante investir no Facebook e no LinkedIn, além de canais alternativos como os blogs.


De qualquer forma, é importante identificar todas aquelas que compactuam com o perfil do negócio e criar um perfil em cada uma.


Para escolher qual plataforma se encaixa, é importante criar uma persona. Divulgar uma marca é um desafio, mas se a empresa sabe para quem ela vai divulgar, o trabalho se torna muito mais fácil.


A divulgação deve ser focada em um grupo de pessoas que esteja alinhado aos produtos e serviços oferecidos, bem como, que seja formado por pessoas que sejam realmente clientes potenciais.


Isso ressalta a necessidade de criar uma persona, pois ela carrega informações importantes como dados demográficos e comportamentais.


Depois disso, é possível criar os conteúdos relevantes que agreguem valor ao dia a dia das pessoas. Ou seja, criar um perfil só para divulgar promoções, descontos e produtos é uma perda de tempo.


Para que o perfil de uma empresa de serviços aduaneiros, por exemplo, faça sucesso, ela precisa investir em conteúdo de qualidade para o blog associado ao perfil.


Ao colocar em prática todas essas etapas, chegou o momento de monitorar os resultados trazidos por elas. Para evitar gastos com ações que não trazem resultados, é necessário monitorar.


Dessa forma, tudo o que não funciona pode ser mudado, e isso não tem nada a ver com likes ou compartilhamentos.


Por isso, recomenda-se o uso de ferramentas para entender melhor o retorno que as campanhas pelas redes sociais estão trazendo.


Também é importante testar as estratégias que serão colocadas em prática. Por exemplo, comparando a interação do público em diferentes horários de publicação.

Com isso, uma fábrica de camisetas lisas, por exemplo, sabe em que momento o público interage mais e acessa as plataformas.


Como usar as duas principais redes sociais?

Antes de falarmos sobre isso, é importante deixar claro que todas as redes sociais são importantes para as estratégias de marketing digital de uma marca. Mas existem duas que são mais famosas: Facebook e Instagram.


São mais famosas porque reúnem um número maior de usuários. Por isso, é importante saber usá-las.


No Facebook, o primeiro passo é criar o perfil do negócio no Facebook, Por meio dele, o negócio terá acesso a cerca de 130 milhões de usuários só no Brasil. Ou seja, é muito oportunidade de negócio.


Promover conteúdos compartilháveis também é importante porque eles atraem a atenção dos usuários, que vão compartilhar em seus perfis, aumentando o alcance da marca.


Uma boa dica para fazer isso é a cada duas publicações sobre produtos, criar outra para apenas informar e interagir.


Mas independentemente do tipo de postagem que uma empresa de assessoria em segurança do trabalho ou qualquer outra faça, é importante usar o Facebook Ads para impulsioná-las.


São campanhas pagas segmentadas por idioma, localidade, gênero e interesse, dentro das possibilidades financeiras de cada negócio.


Com relação ao Instagram (segunda maior rede social do mundo), a primeira dica é detalhar o perfil. Isso porque esta é uma plataforma importante para conceituar um negócio.


Por isso, é importante cuidar bem do perfil, usando, além do logo da empresa na foto de perfil, um texto que explique a proposta da empresa.

Usar o stories também é importante, pois é por meio dele que a empresa vai inserir seus seguidores em seu universo.


Por meio desse recurso, uma fábrica de aparelhos de musculação, por exemplo, reforça a jornada do seu negócio com o storytelling.


Além disso, a empresa precisa integrar o seu perfil do Instagram a outros canais. Por exemplo, no perfil, pode acrescentar o link do site ou do blog.


Ao postar uma imagem, pode acrescentar também um link de outros perfis e até divulgar o e-mail e o endereço físico do estabelecimento.


Também é importante usar o recurso Shopping Instagram, que são tags para fotos de contas comerciais.


São etiquetas que permitem marcar produtos com preços e links que levam os seguidores até a plataforma de vendas da empresa.


Mais do que uma maneira de vender, pode ser usado como um excelente recurso para observar a concorrência.


Conclusão

As redes sociais possuem um amplo alcance de divulgação de uma marca, produtos e serviços e, sem dúvidas, este é um dos seus principais benefícios.


Inclusive, é estranho e motivo de desconfiança para os consumidores não encontrarem uma empresa nas redes sociais.


Assim como o site institucional, ter um perfil em, pelo menos, uma delas é indispensável para se tornar uma marca de respeito e confiança. Mas, para isso, é preciso saber usá-las.


Por isso, procuramos explicar, neste texto, como um

a empresa pode fazer para atingir seus objetivos por meio dessas plataformas tão influentes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

10 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign