Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

Como transformar a cultura digital de sua empresa


homens e mulher olhando notebook
Como transformar a cultura digital de sua empresa

Para transformar a cultura digital de uma empresa, é necessário investir em tecnologias para solucionar problemas recorrentes nas companhias. Por meio dessas soluções, é possível diminuir as quedas de desempenho e produtividade, além de aumentar a agilidade e a eficácia dentro da organização.


Trata-se de uma transformação que deve partir de uma mudança estrutural das organizações. O fato é que muito se ouve falar a respeito desse processo, e é exatamente por isso que o termo tem atraído a atenção de muitos.


Entretanto, alguns profissionais costumam relacioná-lo meramente a esforços de TI, ou a melhorar a experiência do cliente, dentre outras práticas que não resumem essa mudança.


Só que não estamos falando de algo que deve ser pensado ou feito apenas no futuro, é uma necessidade real para as empresas, e elas devem ter atenção máxima quanto a isso, principalmente se quiserem se manter ativas no mercado.


Para colocar a transformação digital em prática, primeiro, é necessário entender o seu conceito e seus impactos em companhias dos mais variados segmentos.


Também é importante reconhecer seus pontos positivos e saber como fazer a transformação digital acontecer no seu negócio. Então, é exatamente sobre esses pontos que vamos falar aqui.


O que é transformação digital?

Contextualizar o termo transformação digital fica muito mais fácil quando damos uma olhada no passado das organizações. Aquelas que surgiram antes da internet passaram por grandes desafios, pois observaram muitas regras deixarem de existir.


Elas precisaram adotar a transformação digital para se manterem ativas, sendo assim, estamos falando de uma mudança completamente possível para qualquer segmento de mercado.


Por exemplo, a partir do momento em que as empresas de contabilidade fazem uso de tecnologias para melhorar seu desempenho, elas estão investindo em transformação digital, e com isso têm acesso a resultados melhores.


Contudo, o fato de investir em um blog ou site não quer dizer que uma organização está implementando sua transformação digital.


O conceito é muito amplo e envolve uma mudança radical na estrutura da empresa, colocando a tecnologia no centro das estratégias, indo muito além de uma presença superficial.


Esse processo não acontece do dia para a noite, pelo contrário, demanda tempo e recursos, mas pode ser implementado por qualquer tamanho de negócio, independentemente de seu segmento.


Para que isso seja possível, o gestor precisa entender o processo que leva a essa mudança e, assim, investir em estratégias colaborativas para alcançá-la.


Analisando sob este ângulo, vemos que a transformação digital se trata muito mais de um desafio de gestão do que de qualquer outro setor, como o de marketing.


Precisamos entender, também, quais são os impactos dela ao longo dos anos, em empresas de diferentes segmentos.


Na verdade, a transformação digital causa impactos na sociedade como um todo. Ela mudou a maneira como nos comunicamos, compramos produtos e serviços, como acontece um consorcio contemplado para investimentos, dentre várias outras práticas.


Se pensarmos em como o uso da tecnologia mudou as nossas vidas, percebemos o quanto as coisas ficaram mais rápidas e o quanto o volume de informações aumentou. E a tendência é que ele continue aumentando.


Consequentemente, os consumidores ficaram mais exigentes, a vida ficou mais simples e vários processos do dia a dia se tornaram mais cômodos.


Serviços essenciais, como os de hospitais, graças à tecnologia, podem salvar mais vidas. Mas apesar de todas essas vantagens, é comum vermos companhias que implantam o uso da tecnologia, mas não se atentam à experiência do cliente.


Entretanto, ao passo que a tecnologia evolui, também surgem novos problemas que obrigam as empresas a fazerem novas adaptações, visando suprir as necessidades da sociedade.


A transformação digital se trata exatamente de otimizar os processos, e podemos ver o quanto ela é benéfica nesse sentido quando analisamos seus pontos positivos.


Pontos positivos dessa mudança

Cerca de 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos dois anos, e já existem 14 bilhões de dispositivos móveis ativos no planeta.


Isso explica o quanto a tecnologia está presente em nossas vidas e por que surgiram novos ramos de atuação, como a contabilidade especializada em TI.


A transformação digital trouxe novos modelos de negócio, como o e-commerce, ampliou a oferta de produtos e serviços, bem como disponibilizou maneiras de criar empresas completamente digitais.


Os próprios usuários produzem dados, por exemplo, quando fazem uma pesquisa no Google. São trilhões de pesquisas todos os meses, então, o que podemos fazer com um volume de dados tão grande?

É necessário extrair inteligência deles, e tudo isso trouxe muitas mudanças para as companhias, com impactos positivos, como:

Melhor experiência do cliente;

Processos operacionais mais eficiente;

Redução de falhas humanas;

Vantagem competitiva.


A experiência do cliente, por exemplo, melhorou muito, e esse ponto é um diferencial importante para qualquer organização.


Por meio da transformação digital, uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, consegue segmentar melhor o seu público, abordar as pessoas de forma personalizada, fazer ofertas bem direcionadas e investir em estratégias de fidelização.


Ela também consegue saber o que as pessoas estão falando sobre sua marca, por meio do monitoramento de diferentes plataformas.


Os processos internos se tornam mais eficientes e simples, o que deixa a equipe mais motivada, já que não precisa se dedicar a atividades desnecessárias. Consequentemente, a produtividade também melhora.


Por meio de ferramentas, como softwares de gestão, as falhas humanas são reduzidas. Isso acaba por otimizar diversas atividades repetitivas e manuais, liberando os profissionais para as mais estratégicas e economizando recursos.


Por fim, traz mais vantagens competitivas, visto que fazer a junção de processos online e offline permite que a companhia, como uma serviços de desenvolvimento de software, esteja sempre à frente da concorrência.


Dicas para transformar a cultura digital

Para mudar a cultura digital do seu negócio, é necessário investir em algumas estratégias indispensáveis. Pensando nisso, listamos as principais, sendo que entre elas estão as seguintes:

Focar no planejamento estratégico

A cultura digital não se resume ao uso de softwares. É necessário contar com um bom planejamento estratégico, como treinamentos.

É necessário pensar além de uma mera atualização, bem como focar em um objetivo, que pode ser melhorar a produtividade, integrar processos, dentre outras possibilidades.

Atentar-se à infraestrutura

Atualmente, por exemplo, uma empresa de fomento mercantil, para mudar sua cultura digital, investe em softwares, equipamentos, armazenamento em nuvem, dentre outros processos.

Se você não tem muita experiência com tecnologia, pode contar com a ajuda de um especialista. Um consultor pode mostrar de que forma o desempenho da empresa pode ser melhorado.

Dessa forma, a comunicação se torna mais rápida e vários setores podem ser integrados, o que beneficia até mesmo o clima organizacional.

Mudar o mindset das lideranças

A transformação digital acontece de dentro para fora, ou seja, não é porque há uma necessidade intrínseca relacionada a ela que você vai se apegar a conceitos simplistas, como ter um perfil nas redes sociais.

É essencial que os gestores também entendam essa transformação e se capacitem. Se há consciência de mudança e conhecimento por parte dos líderes, os colaboradores de empresas de seguros, por exemplo, identificam com mais facilidade os pontos que precisam evoluir.

O primeiro passo é mudar todos os processos de produção, para só depois pensar nos aspectos atrelados ao relacionamento com o cliente, digitalizando-os.

Investir em iniciativas digitais

Existem várias iniciativas que fazem parte da transformação digital e que, talvez, seu negócio já esteja colocando em prática, como o marketing de conteúdo. Contudo, existem alternativas que podem ser exploradas.

Também é importante investir em maneiras de ajudar a equipe a desenvolver novas habilidades inerentes à transformação digital, como melhora da persuasão.

Manter a continuidade da transformação digital

Tanto para um consultório de fisioterapia ortopédica quanto para uma loja de roupas, o comportamento do cliente muda com frequência, então, a transformação digital também precisa ser contínua.

Mesmo que o negócio pareça ter superado suas expectativas em termos de eficiência, há sempre algo que pode ser feito. Em vista disso, é essencial se manter atualizado em relação às novidades em tecnologias empresariais e até mesmo marketing digital.

Atente-se às tendências globais e tenha em mente que investir em tecnologia só vai trazer benefícios para a sua empresa em curto, médio e longo prazo.



Conclusão

A transformação digital é uma necessidade, pois sem ela, uma empresa fica parada no tempo e perde espaço para a concorrência dia após dia.


Isso acontece porque seus processos se tornam defasados, o que vai impactar na qualidade das soluções oferecidas e no atendimento ao cliente.


Outros aspectos, como estratégias de marketing e comunicação também são afetados, até que a companhia praticamente deixa de existir.


Implementar a mudança digital em seu negócio significa levá-lo para frente, independentemente de seu segmento de mercado, conquistando um espaço cada vez maior.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

4 visualizações