Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Como otimizar os resultados de sua estratégia de marketing


Como otimizar os resultados de sua estratégia de marketing
Como otimizar os resultados de sua estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing digital depende de acompanhamento e de práticas que melhorem os seus resultados.


O marketing digital possui estratégias importantes que fazem uso das melhores soluções tecnológicas do mercado, e somente sabendo usá-las será possível fazer um negócio crescer.


Isso envolve planejamento estratégico, ações bem executadas e mensuração dos resultados. É preciso lembrar que o universo digital é feito de informações em grande número.


Essas métricas melhoram as estratégias usadas e valorizam os investimentos feitos, uma vez que é por meio delas que uma marca descobre o que traz resultado e o que deve ser melhorado.


Inclusive, as métricas são as maiores vantagens do marketing digital, pois são elas que vão mostrar qual o melhor caminho a se seguir.


Sabendo quais são as melhores práticas para o seu negócio, fica mais fácil divulgar seus produtos e serviços, bem como se comunicar com o seu público-alvo.


Mais do que chegar até essas pessoas, essa é a melhor maneira de fazer sua empresa crescer e se tornar mais competitiva no ambiente mais importante hoje em dia: a internet.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de mensurar os resultados e dar algumas dicas para melhorar as estratégias.


Importância de mensurar resultados

A premissa dessa prática é saber para onde o seu negócio está indo e o que é preciso ser feito para melhorar. Então, é exatamente isso que torna a mensuração tão importante.


Qualquer empresa precisa estar atenta para otimizar os números de estratégias importantes do marketing digital, como:

● Conversões;

● Geração de leads;

● ROI (Retorno sobre Investimentos);

● Dentre outras.


No caso da geração de leads, por exemplo, uma empresa de consultoria contábil pode fazer isso por meio das redes sociais ou ainda usando boas práticas de e-mail marketing.


Contudo, é necessário medir essas estratégias em cada canal usado, para que realmente os leads se transformem em oportunidades de negócio e, claro, vendas.


No entanto, essa mensuração deve ser feita do jeito certo, pois quando feita de maneira equivocada, transmite uma falsa sensação de segurança.


Em outras palavras, você acredita que está fazendo o melhor para o negócio, e é levado a tomar as decisões erradas.


Essa situação é uma verdadeira bola de neve, visto que decisões erradas representam gastos maiores com resultados que não existem.


A mensuração cuidadosa é a única forma de ter certeza de que a sua empresa está no rumo certo no que diz respeito às estratégias de marketing.


É dessa forma que, por exemplo, uma empresa de contabilidade para micro empresas consegue gerir suas ações em marketing e vendas, além de poder analisar melhor cada etapa de seu funil.


Então, quanto mais detalhado e cuidadoso for o trabalho de mensuração, mais fácil será identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.


Assim, além de a organização trabalhar com as melhores opções em marketing e vendas, evita desperdiçar seus investimentos com práticas que não levam a lugar algum.


Agora que você já sabe a importância de analisar os resultados de suas ações em marketing digital, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para melhorá-las. Confira.


Dicas para otimizar as estratégias de marketing

Para chegar aos melhores resultados e colher bons frutos de suas ações em marketing digital, é preciso sempre melhorá-las. Então, algumas maneiras de fazer isso são:

Customizar as estratégias

Qualquer negócio, como as empresas de engenharia civil em SP, devem entender seus objetivos e o que precisa ser feito para alcançá-los.


Também deve ter em mente qual o orçamento disponível para fazer uma boa divulgação on-line. Respondendo a essa pergunta, fica mais fácil saber onde investir, que mídia usar, que estratégia seguir, entre outros pormenores.


Depois, é importante que a organização conheça bem a sua persona, para que assim defina quais canais usará.


Por exemplo, uma loja de roupas tem no Instagram o canal perfeito para atrair leads, visto que tem um foco mais visual, o que ajuda a expor os modelos vendidos.


Também é possível precificar os produtos nas publicações, criar stories para engajar o público, dentre outras possibilidades interessantes.


Por outro lado, um fornecedor de flores B2B, ou seja, que tem como cliente outras empresas, tem no LinkedIn um excelente canal de comunicação com seu público-alvo.


Ou seja, o ideal é que a marca foque em sua persona e saiba de que maneira isso pode ajudar a alcançar os melhores resultados.


Alinhar ticket médio e ROI

O ROI é o retorno sobre os investimentos que a companhia fez, ou seja, a cada valor investido, a empresa tem a possibilidade de receber um retorno um pouco maior.


Só que nem sempre você vai receber aquilo que esperava ou no tempo que se imaginava, pois pode ser que esse retorno demore um pouco mais.


É preciso levar em conta o ticket médio do momento e o valor de consumo que os clientes costumam ter.


Essas duas métricas devem ser cuidadosamente acompanhadas, pois são elas que vão mostrar a real situação da empresa e onde ela pode chegar por meio de algumas ações.


Então, é importante que as empresas de terraplanagem e pavimentação, por exemplo, alinhem as expectativas com os resultados que desejam obter.


Também é necessário ser transparente com os clientes, pois isso evita frustrações e mantém o foco no caminho necessário, o que ajuda a colher bons resultados e a conquistar um ROI positivo.


Variar os canais

O Google muda seus algoritmos frequentemente, o que torna algumas companhias reféns das estratégias orgânicas. Mas não é apenas o Google que faz essas mudanças.


O Facebook, por exemplo, passou a priorizar publicações de parentes e amigos em detrimento das marcas e sites de notícias.


Então, as publicações orgânicas que eram naturalmente difíceis, agora estão ainda mais complexas. Para se ter uma ideia, se antes apenas 3% recebiam as publicações orgânicas, agora apenas 1% vai receber.


Em vista disso, qualquer organização, como uma empresa de corte e poda de árvores, precisa estar sempre atualizada. Também é indispensável contar com um site institucional, visto que ele é o canal oficial da marca na web, onde quem dita as regras é ela.


Plataformas de análises de dados

As ferramentas de análises de dados são muito importantes para as marcas que investem em redes sociais, SEO, links patrocinados, etc.


Algumas plataformas, como o Facebook, disponibilizam dados importantes acerca do desempenho do perfil de uma empresa.


Também o Google oferece o Google Analytics, que é especialmente interessante para as lojas e-commerce ou para as empresas que possuem sites para captação de leads.


Essa ferramenta ajuda, por exemplo, as empresas de manutenção industrial a analisarem os acessos ao site e outras informações que possam ser mensuradas.


Tudo isso é feito de acordo com os objetivos de cada corporação, para que elas possam otimizar seus resultados em marketing digital.


Analisar a concorrência

É importante saber onde a concorrência investe, pois isso ajuda a saber por onde começar. No entanto, isso não significa seguir os passos dela e esperar as coisas acontecerem, é preciso ir além.


Uma dica para analisar os concorrentes é usar a Análise SWOT. Ela é ótima para ter uma visão mais ampla do mercado e as possibilidades que podem ser desperdiçadas.


Isso porque essa análise ajuda a obter um diagnóstico das forças e fraquezas do seu negócio, bem como suas ameaças e oportunidades.


Também é uma oportunidade que as empresas de sinalização de emergência, por exemplo, têm de desenvolver novos produtos com base nas demandas do mercado, saindo na frente da concorrência.


Planejar a longo prazo e acompanhar

O planejamento deve incluir metas bem definidas que precisam ser atingidas em longo prazo. É dessa forma que a marca também consegue descobrir como encurtar esse tempo e atingi-las mais rapidamente.


No que diz respeito ao marketing digital, o planejamento mostra quais são as melhores estratégias para o seu negócio e quando elas devem ser executadas.

Por exemplo, se for investir em marketing de conteúdo, é importante montar um calendário de publicações, com fluxo de postagens definido, datas, dentre outras informações.


Todo e qualquer planejamento deve ser dividido com a equipe, para que todos possam trabalhar juntos na busca por bons resultados.


O progresso deve ser continuamente acompanhado, para que os erros possam ser corrigidos, potencializando os acertos e proporcionando o crescimento da empresa.

Conclusão

Não existe segredo para fazer um bom trabalho em marketing digital. É necessário definir objetivos, conhecer a persona, definir canais e estratégias, bem como acompanhar os resultados.


Esse trabalho promove os melhores resultados e garante que todos os investimentos em marketing digital terão bons retornos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


1 visualização