Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius

Como melhorar a experiência de usuário?


Como melhorar a experiência de usuário?

A experiência de usuário é uma das principais interações que uma empresa precisa fazer para garantir seu sucesso comercial. Um cliente que passou por uma boa experiência, certamente, terá vontade de retornar mais vezes.


Com o avanço da tecnologia, principalmente no que tange os smartphones e a internet móvel, os websites e outras ferramentas digitais se tornaram poderosas técnicas de engajamento, que precisam de alguns detalhes para conseguirem afetar positivamente o público.


Isso porque o perfil do cliente mudou com este acesso irrestrito a informações. Atualmente, é muito importante criar uma experiência benéfica, pois o cliente está muito mais exigente quanto aos seus hábitos de consumo.


Então, pense que, para conseguir ofertar sua clinica de fisioterapia, por exemplo, atualmente, é importante trabalhar a experiência que o cliente terá desde o início do processo, quando está descobrindo o consultório.


É muito fácil descobrir um novo estabelecimento que ofereça produtos ou serviços similares com uma rápida procura na internet. Por isso, qualquer empresa que queira se manter ativa no mercado tem que pensar na atração e fidelização de sua clientela.


O consumidor deve ficar encantado com a experiência de compra, desde o início de sua jornada até fechar o negócio. Uma empresa de serviços contábeis, por exemplo, pode oferecer uma série de benefícios durante o processo para conseguir esse resultado.


Isso acaba fazendo com que o cliente não só se aproxime mais de sua marca, mas também seja um difusor de seu conteúdo, espalhando-o em suas redes de amigos e familiares, o que aumenta ainda mais seu potencial de vendas.


1 - Conhecendo seu público

O primeiro passo para conseguir aplicar com sucesso a experiência de usuário em seu conteúdo é conhecer as pessoas que passarão por este processo. Seus clientes, leads e pessoas que se interessam por seu material.


Para conseguir um bom resultado com a experiência, é preciso individualizar o conteúdo. Você não pode criar estratégias simplesmente usando o público-alvo como base. Para auxiliar nessa tarefa, foram criadas as personas.


Uma persona é a idealização de um cliente. É uma pessoa montada pela equipe de gestão e de marketing para representar alguém que consumiria seu produto ou serviço.

Pensando nisso, a persona de, por exemplo, um fornecedor de papel toalha e higienico deve ter vida própria, bem como os motivos que a levam a procurar a empresa em primeiro lugar.


É importante que você faça sua persona o mais real possível, com detalhes como:

Vontades;

● Desejos;

● Medos e receios;

● Hábitos de consumo.

Ela deve ser, para todos os efeitos, uma pessoa real, que está sendo impactada por suas ações de marketing e deve sentir se a experiência de usuário está tendo o efeito desejado de fato.


Dessa forma, você acaba compreendendo uma série de detalhes importantes para melhorar a experiência que sua empresa oferece.


Desde o formato de engajamento que você pretende focar, seja ele móvel ou fixo, até outros pontos importantes como objetivos e interesses. Além disso, verifique se é necessário um serviço de tradução de sites, caso tenha muitos acessos de outro país.


Para conseguir estudar seu público-alvo e identificar os principais traços de sua persona, existem diversas ferramentas na internet que permitem que você consiga estudar toda a estrutura de negócios que está inserido, com análises profundas do consumo de conteúdo.


Com elas, é possível saber idade, gênero, classe social e muitos outros detalhes de pessoas que entraram em seu site, conseguindo determinar assim o tipo de pessoa que você está tentando engajar.


2 - Velocidade do seu conteúdo

A internet é um lugar onde tudo acontece muito rápido. Parte dos avanços tecnológicos foi para facilitar o acesso a sites e blogs, então, é importante que o carregamento desse tipo de conteúdo seja rápido.


Uma empresa de instalação de cerca eletrica, por exemplo, pode conseguir muito mais clientes se estiver com o site atualizado e carregando rapidamente.


O cliente atual não tem paciência para uma página que demora muito para carregar.


Mesmo que ele já seja fidelizado de uma loja, a demora de alguns segundos no carregamento de uma página pode ser o suficiente para que ele busque alternativas.


Por isso, a velocidade de seu site é um dos temas de maior relevância quando lidamos com a experiência do usuário. Um site que demora mais de cinco segundos para carregar pode estar perdendo boas chances de interação com seu público.


Para conseguir resolver esse tipo de ação, o primeiro passo é avaliar se a hospedagem que seu site está utilizando é a melhor opção do mercado. Uma hospedagem de qualidade normalmente utiliza equipamentos potentes que agilizam o processo de carregamento.


Entretanto, o problema pode ser com seu próprio site. Muitas imagens, plugins e outros elementos podem acabar diminuindo o tempo de recarga de seu site e prejudicam o efeito geral que suas páginas têm sobre o usuário.


Quanto mais clean e rápido for seu site, maiores as chances de vender seus serviços de locação impressora laser, por exemplo.


Ademais, para garantir que o usuário tenha uma experiência adequada, é imprescindível que ele consiga explorar todos os recursos de seu site sem precisar passar por muita dificuldade.


3 - Cuidados com o design

O primeiro contato que o usuário tiver com seu site terá um impacto bem duradouro. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Por isso, um site com aparência ultrapassada ou pouco prática pode acabar afastando o público.


Para conseguir alcançar o resultado desejado, o ideal é explorar o minimalismo e a simplicidade. Quanto mais limpo e discreto for o layout de seu site, mais fácil será navegar por ele.


Deixe seu conteúdo fazer a parte de encantar o cliente, enquanto apresenta um design que favoreça a leitura e não incomode as vistas do cliente.


O ideal é que você consiga explorar as cores de sua identidade visual na página, mas cuidado para não acabar exagerando. Algumas empresas de contabilidade, por exemplo, preferem usar o site o mais limpo possível para focar no conteúdo de fato.


Cores muito vibrantes podem dar lugar a tons pastéis e cores neutras, permitindo que o usuário tenha menos impacto visual e consiga passar mais tempo em seu site. Quanto mais ele desejar consumir seu conteúdo, mais assertivo estará seu trabalho.


4 - Facilidade e qualidade de conteúdo

Sites que precisam de inúmeros cliques e redirecionamentos para chegar a um conteúdo específico acabam ficando para trás em uma era onde o conhecimento pode ser alcançado com uma simples pesquisa de celular.


Por isso, você deve pensar e planejar seu site para ser o mais intuitivo possível, utilizando um formato fácil de navegação que não atrapalhe o usuário ou o faça dar voltas em cliques. Isso inclui toda a organização do espaço virtual.


Menus, abas, histórico de publicações. Todos estes elementos devem ser estudados para gerar o melhor resultado possível, sem que exista uma necessidade de procurar por muito tempo na página inicial.


Para conseguir fazer o cliente querer seu conteúdo, entretanto, você precisa tomar alguns cuidados especiais para melhorar a qualidade do material.


O primeiro passo é na forma como o texto é colocado no site. É importante que se divida um texto longo em subtítulos, para facilitar a leitura. Os títulos devem ser interessantes e atrair a atenção das pessoas.


Também é um excelente local para colocar palavras-chave, facilitando assim a busca em ferramentas de pesquisa. Empresas de terceirização de folha de pagamento SP, por exemplo, podem usar as palavras-chave para ir direto ao ponto, atingindo seu público-alvo.


O SEO é um importante elemento para a experiência do cliente, uma vez que o primeiro contato normalmente vem de uma pesquisa em uma destas plataformas.


Os parágrafos também devem ser pequenos, para facilitar a leitura principalmente em dispositivos móveis. Isso porque a resolução diferente pode encurtar o tamanho do texto, e mesmo uma frase pequena acaba ocupando muito espaço.


Quanto maior for o seu texto, mais destacamentos ele deve ter. Isso porque um texto muito longo acaba ficando maçante e difícil de assimilar, sendo um problema para pessoas que estão consumindo o conteúdo.


Por isso, o ideal é que entre os títulos e subtítulos os textos não tenham mais do que três linhas por parágrafo, com destaques para palavras relevantes e outros materiais de apoio.


Considerações finais

A experiência de usuário é um dos mais importantes fatores para a construção de um bom posicionamento de sua empresa. No mercado atual, este é um importante elemento de crescimento, uma vez que os usuários são o objetivo final de qualquer ação de marketing.


Por isso, melhorar esse tipo de atendimento acaba sendo um ponto essencial para conseguir explorar qualquer opção no mercado, transformando-se em líder ao atingir um bom grau de satisfação por conta dos clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

5 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign