Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Como integrar o Youtube em sua estratégia de marketing?


Como produzir bons conteúdos para o YouTube

É cada vez mais difícil considerar o uso das redes sociais para promover uma marca sem deixar de incluir o Youtube em estratégia de marketing, não é mesmo? Afinal, a plataforma tem cada vez mais destaque e importância no mundo virtual.


O YouTube surgiu em 2005, e foi adquirido pelo Google no ano seguinte, tamanho era o seu potencial de crescimento. Atualmente, ele conta com mais de dois bilhões de usuários no mundo todo, que acessam a plataforma todos os meses.


Outro dado interessante da plataforma é que mais de um bilhão de horas de vídeos são vistas ali todos os dias, sendo 70% desse volume consumido diretamente por meio de smartphones.


Além disso, grande parte dos usuários do YouTube está na faixa etária entre 18 e 34 anos, mostrando o quanto o público jovem está em busca de consumir o que é exibido na plataforma.


Vale mencionar também que o YouTube já está em mais de 100 países, e foi traduzido para 80 idiomas, tornando o seu acesso muito mais simples e facilitado para pessoas no mundo todo.


Todas essas informações mostram o quanto a plataforma se torna importante para uma estratégia de marketing, fazendo com que empresas de usinagem ou de qualquer outro segmento possam incluí-la entre as redes sociais mais importantes para marcar presença.


Se você tem um negócio e está na dúvida sobre integrar o YouTube dentro do seu plano de atuação no mundo virtual, este artigo pode ser fundamental para esclarecer melhor o assunto.


Então, siga na leitura do conteúdo e entenda melhor quais são as razões para apostar no YouTube, quais são as estratégias para utilizá-lo e como elaborar conteúdos para engajar o seu público.


Por que incluir o YouTube nas estratégias de marketing?

Quem trabalha com serviços de contabilidade sabe que a internet se tornou um elemento cada vez mais presente na rotina das pessoas, e que por isso estar visível no mundo virtual é indispensável para crescer e conquistar bons resultados.


As redes sociais são essenciais nesse processo. Assim, como o YouTube está enquadrado nessa classificação, nada mais justo do que considerá-lo uma ferramenta fundamental dentro das estratégias de marketing digital.


Nesse sentido, abrir mão de criar uma conta na plataforma pode ser um grande erro para quem quer melhorar a sua atuação virtual e ter resultados cada vez mais positivos na internet.


Há várias razões para incluir o YouTube nas estratégias de marketing do seu negócio, sendo algumas delas:


● Gratuidade da plataforma;

● Alto índice de engajamento do público;

● Aumento da visibilidade da empresa;

● Ganho de autoridade para a marca.


É preciso ressaltar que o YouTube é uma plataforma gratuita. Assim, seja para uso por pessoas físicas ou por uma empresa de factoring, cadastrar-se na plataforma e postar vídeos é uma ação que não depende de investimentos financeiros.


Além disso, os dados mencionados no início do artigo mostram o quanto a plataforma pode ser fundamental para conquistar um bom engajamento do público com a sua companhia, pois o número de usuários e de consumo de vídeos é bastante grande.


Ao mesmo tempo, há uma série de recursos que são responsáveis por aumentar a visibilidade da empresa na internet, e ter uma conta no YouTube é uma delas.


Tudo isso contribui para o aumento da autoridade da marca, de maneira que garantir que a sua companhia possa ser vista na plataforma é fundamental para que cada vez mais pessoas saibam dela e tenham acesso aos conteúdos de qualidade que você posta.


Essas são apenas alguns dos motivos pelos quais o YouTube deve fazer parte do marketing de uma empresa de manutenção de cabine primária, assim como outras de diferentes nichos, o que fará toda a diferença na atuação virtual dela.


Estratégias de marketing para o YouTube

Depois de criar a conta na plataforma, é fundamental saber quais ações podem ser colocadas em prática de modo estratégico, para que se possa alcançar os resultados desejados no YouTube. Conheça algumas delas a seguir.


1. Produza conteúdo relevante

Quando você decide assistir a um vídeo no YouTube, certamente entre as suas prioridades está escolher conteúdos de relevância, e que possam agregar maiores conhecimentos sobre o tema que você está buscando.


Esse mesmo elemento é importante para os seus seguidores, de maneira que saber desenvolver um material que possa ser aproveitado positivamente pelo seu público é essencial.


Uma fabricante de maquina de fazer salgados, por exemplo, pode postar um vídeo falando sobre os cuidados com limpeza e manutenção desse tipo de equipamento, o que pode fazer toda a diferença para os usuários que seguem o seu canal no YouTube.


2. Gere engajamento na audiência

Para o sucesso da sua conta no YouTube, uma estratégia muito importante é engajar o público, o que não significa apenas postar vídeos periodicamente e parar a atuação por aí.


Afinal, ao postar um conteúdo falando sobre como é feita uma limpeza de tanque de combustível, podem surgir dúvidas nos espectadores daquele material, de modo que responder a essas questões é essencial.


Além de mostrar uma preocupação com os seus seguidores, essa interação cria uma boa relação com o público, o que ajuda na fidelização dessas pessoas e faz com que elas permaneçam inscritas no canal.


3. Otimize o vídeo para buscas através de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), também chamado de técnicas de otimização para mecanismos de busca, tornou-se indispensável para que uma empresa seja encontrada entre as primeiras posições de uma pesquisa na internet.


Entre as principais ações envolvidas nessa estratégia, é possível mencionar o uso de palavras-chave, a escolha de bons títulos, as taxas de cliques e até mesmo o nome do arquivo que será postado.


Essas mesmas regras se aplicam ao YouTube, de modo que uma empresa de terceirização de limpeza que posta um vídeo na plataforma e quer que ele seja encontrado rapidamente pelos usuários deve apostar nas práticas mencionadas acima.


Com isso, o conteúdo consegue um melhor posicionamento e, por consequência, aumentar o seu número de visualizações na plataforma.


4. Anunciar em outros canais e fazer parcerias

O YouTube também oferece os serviços de publicidade patrocinada, o que permite que os seus anúncios sejam vistos em outros canais da plataforma que possuam públicos com perfil semelhante ao seu.


Sendo assim, é possível apostar também nas parcerias com outros usuários da plataforma e criar vídeos em conjunto com essas pessoas, enriquecendo ainda mais os seus conteúdos.


Vale mencionar que outro formato de publicidade que ganhou um grande número de adeptos foi a realização de parceria com influenciadores digitais, que são pessoas com alto número de seguidores e que podem ajudar na divulgação do seu negócio.


Por isso, estude algumas das estratégias mencionadas acima e aplique aquelas que fazem mais sentido para a sua empresa, de maneira a atingir os objetivos desejados na sua atuação dentro do YouTube.


Como produzir bons conteúdos para o YouTube

Uma instituição de ensino ou uma empresa de outsourcing de impressão pode conquistar com facilidade um bom número de seguidores e de usuários engajados ao criar conteúdos relevantes e interessantes.


Para isso, conhecer algumas dicas pode ajudar no processo, sendo algumas delas:


● Dicas relacionadas à área de atuação da empresa;

● Depoimentos de clientes e colaboradores;

● Demonstração de produtos;

● Fazer entrevistas e falar de cases de sucesso.


Vários tipos de conteúdos podem ser interessantes para o seu público. Dessa forma, apostar em alguns formatos pode ser bastante oportuno para garantir o sucesso da sua conta na plataforma.


Uma das principais é dar dicas relacionadas ao setor em que se atua. Uma loja de roupas infantis, por exemplo, pode mencionar o que se deve fazer no momento de lavar as peças, de modo a explicar como conservá-las por mais tempo.


O depoimento de clientes e de colaboradores também enriquece a visão que os espectadores possam ter do seu estabelecimento. Por isso, não deixe de coletar alguns deles e criar um vídeo com essa proposta.


Empresas que vendem produtos podem criar vídeos para apresentá-los ao público, o que permite que as compras sejam feitas com maior assertividade.


Por fim, realizar entrevistas e falar de cases de sucesso também são ações que costumam interessar os usuários e fazer com que eles queiram consumir o conteúdo postado no seu canal do YouTube.


Todas essas sugestões podem enriquecer de maneira bastante positiva os vídeos postados na sua conta, o que gera um maior número de interessados nos seus materiais.


Sendo assim, se você busca otimizar as suas estratégias de marketing e ainda não utilizava o YouTube entre elas, não deixe de começar o quanto antes e tenha a certeza de alcançar resultados cada vez mais positivos na plataforma.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

4 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign