Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

Como criar uma boa estratégia de endomarketing para sua empresa


Uma empresa não se baseia somente em uma boa relação com os clientes, pois também é necessário uma boa relação com os colaboradores. Então, para isso, foram criadas diversas estratégias de endomarketing, que visam aumentar a produtividade de todos.
Como criar uma boa estratégia de endomarketing para sua empresa

Uma empresa não se baseia somente em uma boa relação com os clientes, pois também é necessário uma boa relação com os colaboradores. Então, para isso, foram criadas diversas estratégias de endomarketing, que visam aumentar a produtividade de todos.


Foi-se o tempo em que os colaboradores eram tidos como uma peça de todo o maquinário chamado de empresa. Antes, perder um ou dois colaboradores não era importante, pois eram facilmente substituídos por outros, mas isso gerou diversos problemas.


Com o trabalho mais específico e a humanização das empresas, tudo passou a ser visto como um grande organismo. Então, cada colaborador faz parte deste sistema único, em que cada setor é visto como um órgão da empresa e tem suas células e funções.


Como nada é descartável e tudo pode ser reaproveitado, as estratégias de endomarketing servem para cuidar desse organismo, ou seja, cuidar para que os colaboradores entendam as necessidades da empresa e passem a ter orgulho de trabalhar nela.


Neste artigo veremos como criar uma boa estratégia de endomarketing para sua empresa e como ela pode ajudar no aumento da consultoria fiscal e contábil, vendas, marketing para fora e outros setores. Vamos lá?

Primeiro, entenda o endomarketing

As estratégias de marketing, em geral, buscam divulgar os produtos e serviços gerados pela empresa, para que pessoas de fora tenham acesso ao serviço prestado. O objetivo é, por meio da divulgação e estratégias, captar mais clientes para a marca.


O endomarketing são as estratégias realizadas dentro da empresa. São formas que visam manter os colaboradores empenhados, engajados com os objetivos e orgulhosos de estarem trabalhando para aquela marca.


O endomarketing entende que colaboradores felizes geram melhores resultados e melhores resultados geram mais clientes. Na medida que uma pessoa tem objetivos a cumprir e se sente confiante no que está fazendo, todos têm a ganhar.


Então, empresas de contabilidade, empresas de marketing digital, empresas de artigos esportivos ou quaisquer outros segmentos podem realizar estratégias apenas adequando-as para a realidade em questão.

Conheça os benefícios do endomarketing

Existem diversos benefícios em aplicar estratégias de endomarketing em uma empresa, vejamos alguns deles que serão obtidos seja a curto ou longo prazo, dependendo de como e quando começarem a ser aplicados na sua empresa, são eles:


● Aumento da lealdade do colaborador;

● Aumento da produtividade dos serviços;

● Aumento na qualidade do atendimento ao cliente;

● Qualidade de trabalho;

● Diminuição da rotatividade.


O aumento da lealdade do colaborador é importante, pois ele pensará na hora de receber uma proposta e até mesmo para tratar de cumprir todas as metas da equipe. Uma vez que ele gosta de trabalhar na marca, isso torna tudo muito mais recompensador.


O colaborador passa a se sentir um órgão importante e passa a motivar todos em sua volta, principalmente pelo orgulho de trabalhar naquele local.


A produtividade vem logo em seguida, uma vez que uma pessoa incentivada produz muito mais do que alguém que está trabalhando por mera obrigação. Uma das estratégias é o cumprimento de metas, como é feito em uma empresa de consultoria de contabilidade.


Um colaborador só é produtivo se encontra um motivo real e verdadeiro para se dedicar ao trabalho e isso vai além do profissionalismo, que é algo obrigatório para qualquer pessoa em um ambiente empresarial.


Seguindo, o atendimento ao cliente é melhorado na mesma medida que o profissional se sente bem na empresa, isso fará com que problemas de dentro não saiam e afetem o público-alvo da empresa, o endomarketing possibilita com que treinamentos sejam eficazes.


A qualidade do trabalho afeta diretamente a rotatividade dos funcionários. Pessoas novas exigem treinamento, treinar alguém exige tempo e tempo é dinheiro. Diminuir a rotatividade e fazer com que as pessoas se tornem eficazes no que fazem é essencial.


Uma empresa que troca funcionários com muita frequência, normalmente, dá um sinal negativo. Então, aplicando as estratégias de endomarketing, o funcionário entenderá que ali é realmente o lugar que ele deseja estar.

As principais estratégias de endomarketing

Passado o que é o endomarketing e os benefícios que ele traz para a empresa, vejamos algumas estratégias que podem ser aplicadas na sua organização, independentemente do segmento de atuação.


As principais técnicas são:

Pesquisa interna

Pesquisas internas servem para entender se o colaborador sente falta de algo ou não gosta de alguma coisa dentro da empresa. É muito utilizado em empresas que montam uma cultura organizacional como um escritorio de contabilidade e consultoria.


Essas pesquisas podem ser feitas a cada três meses, o objetivo é verificar se eles estão felizes ao realizar as tarefas dentro da marca. A empresa deve pegar os resultados de forma anônima e observar os padrões ali expostos para pensar nas medidas a serem feitas.

Realização de eventos

Eventos são inesquecíveis e os colaboradores precisam saber que a empresa se importa com seu lazer. Dias comemorativos para levar a família, assim como dias de festa ou finais de ano são formas de gerar boas lembranças e um melhor convívio.


Os eventos também podem ser realizados entre setores e pelos líderes, não necessariamente precisa ser uma grande festa, mas condecorações e reuniões para unir a equipe bancadas por uma verba do setor são formas de gerar um ambiente positivo.


Os chamados happy hours, que são momentos informais entre os colaboradores, são formas interessantes de gerar essa criação de laços entre equipes.

Benefícios e aumento

Segundo especialistas do mercado de trabalho, o principal incentivo que um colaborador pode receber sempre será com um dinheiro a mais. A sensação de estar crescendo dentro da empresa é essencial para qualquer pessoa, ninguém gosta de se sentir estagnado.


Após a realização de uma avaliação do clima organizacional, normalmente, os pedidos estão entre melhoria de estrutura e aumento de salário.


Algumas ideias são: horários flexíveis, folgas durante a semana, possibilidade de trabalhar algum dia em casa. Pense de acordo com a realidade da sua empresa e possibilite com que os funcionários fiquem mais felizes.

Cursos, treinamentos e palestras

Cursos e treinamentos são excelentes formas de deixar os colaboradores em dia com a empresa e com o mercado de trabalho. Ou seja, trazer pessoas para ensinar algo a eles sempre será um ponto positivo.


As pessoas se tornam cada vez mais capacitadas e tendem a errar menos quando aprendem algo específico para eles. Os cursos podem mostrar para a pessoa o ponto positivo de outro setor que nunca tinham visto, e assim gerar uma nova oportunidade.


As palestras são positivas para incentivar o colaborador a continuar na empresa e sempre motivado com o que está fazendo. Com dinâmicas em grupo e jogos coletivos, os palestrantes podem ensinar e acrescentar muito em empresas.

Workspace dinâmico

Um workspace é o local onde o colaborador trabalha, diversas empresas têm investido cada vez mais em ambientes personalizados. O objetivo é trazer algo de casa para o trabalho sem perder o profissionalismo.


Uma boa forma é contratar uma empresa de limpeza piso, dar uma lustrada em todo o ambiente de trabalho, investir em uma boa iluminação e pintura e criar um local claro, dinâmico e que emita um sinal positivo para quem estiver trabalhando.


É muito bom quando o colaborador publica fotos do ambiente de trabalho, feliz por estar lá. Peça para as pessoas trazerem fotos de parentes ou animais de estimação para incentivá-los durante o expediente.O objetivo é resgatar boas lembranças.


Uma dica importante é ficar atento com o clima do ambiente, muitas empresas pecam por não terem um ambiente fresco ou deixam o ar condicionado muito frio. Lembre-se que as pessoas precisam se sentir confortáveis.

Campanhas feitas pelos colaboradores

Existem formas de engajar os colaboradores com a marca, na mesma medida que você cria vídeos institucionais para divulgar para quem quiser. Chame os colaboradores para criação de vídeos dinâmicos, faça-os entenderem o sonho tido para criação daquela empresa.


Desta forma, você fará o colaborador um pouco do que você sentiu ao entrar naquele local, conquistando-o da mesma forma as estratégias de marketing tentam conquistar os clientes. Montar excursões e dias com o presidente da empresa, são campanhas interessantes.


Se necessário, faça a terceirização de serviços de impressão para trazer banners com o rosto dos colaboradores em campanhas de conscientização para todos. É quase certo que eles ficarão felizes em participar e fazer parte dessa história.


O objetivo é integrar a missão,visão e valores da empresa dentro dos envolvidos, para que eles tenham noção do quão importante é o trabalho que estão realizando dentro daquela marca, gerando diversos benefícios, como os que já foram citados neste artigo.

Considerações finais

Desta forma, finalizado este nosso artigo sobre as estratégias de endomarketing, esperamos que você tenha entendido um pouco da importância da criação de campanhas dentro da sua organização de contabilidade ou qualquer outro ramo, por exemplo, empresas de folha de pagamento.


Lembre-se de que cada pessoa é importante e cada setor deve ser visto de maneira única. Tenha líderes responsáveis e de confiança para passarem essas imagens para todos os integrantes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 visualização