Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Como a comunicação visual pode ser importante para sua empresa


Como a comunicação visual pode ser importante para sua empresa

A comunicação visual é algo muito importante para as empresas de qualquer setor, tendo como ponto alto de atenção o marketing.


Por meio de cores, imagens, símbolos e outras possibilidades, uma marca consegue transmitir uma ideia e passar uma mensagem. Só que, para isso, o público precisa estar alinhado com o posicionamento da empresa.


Dessa forma é que os resultados positivos aparecem. Porém, antes mesmo de interpretar uma mensagem, o apelo visual deve se destacar e chamar a atenção dos clientes.


Portanto, esse tipo de comunicação precisa seguir padrões que sejam atraentes para o perfil que a marca atende, ao mesmo tempo em que se mantém coerente com seu posicionamento.


Os consumidores recebem essas informações o tempo todo, em uma fachada de loja, em um outdoor, em um panfleto ou no site das marcas. Tudo envolve a comunicação visual e a identidade da marca, então estes fatores precisam ser bem desenvolvidos.


Somente dessa maneira é possível se destacar e fazer com que a mensagem chegue antes da concorrência, atraindo primeiro a atenção do consumidor.


Por isso, vamos explicá-la melhor, destacar suas formas, detalhar o motivo para investir em identidade visual, bem como daremos dicas para construí-la.


O que é comunicação visual?

Considera-se comunicação visual qualquer maneira de se comunicar utilizando elementos visuais.


Por exemplo, ao lançar uma campanha audiovisual, uma empresa desenvolve material gráfico, como imagens e recursos para passar uma mensagem.


Então, ela contrata uma empresa de comunicação visual para veicular aquela campanha, além de muitos outros canais.


Isso acontece porque, muitas vezes, utilizar uma imagem para veicular informação gera resultados mais positivos do que os textos em si. Estes precisam ser lidos e interpretados, antes de provocar qualquer reação.


Outro ponto a ser destacado é o fato de que nem sempre os textos são bem interpretados, o que prejudica a mensagem. A imagem, por sua vez, atinge o público de maneira instantânea.


Dentre as principais formas que as empresas usam, podemos citar:

Vídeos;

Imagens;

Gráficos;

Ilustrações.

Só que mais do que transmitir uma ideia, uma empresa precisa definir a sua marca para criar uma identidade visual.


Por que investir em identidade visual?

Uma boa identidade visual é fundamental para que o negócio consiga conquistar espaço em determinado mercado, de maneira sólida e profissional. Isso porque uma marca é lembrada pelas experiências que proporciona aos consumidores.


Só que existe muita informação circulando, então quando uma gráfica de etiquetas adesivas personalizadas possui uma identidade visual, isso faz toda a diferença e a destaca em meio à concorrência.


A identidade visual reúne atributos que tornam uma marca única e especial, sendo estes os acidentais e os essenciais.


Os essenciais se referem ao propósito da empresa, sua missão e valores; enquanto os acidentais descrevem a empresa, mas sem definir sua essência.


Toda organização séria que se preocupa com sua imagem possui uma identidade que vai além de seu logotipo.


Isso porque ela acaba englobando o visual e os conceitos existentes por trás da metodologia, sendo um bem de grande importância.


A identidade visual precisa ser bem trabalhada e estudada, além do desenvolvimento precisar de um estudo completo de aplicações e formatos. Isso inclui:

Logotipo;

Cartão de visita;

Envelope;

Papel timbrado;

Website.


Todos esses itens são importantes, incluindo os rótulos personalizados, pois o cérebro humano tem capacidade para armazenar muita coisa. Isso reflete na necessidade que as empresas têm de criar uma identidade visual marcante.


É isso o que vai fazer com que as pessoas se lembrem de uma marca com um símbolo, elemento ou conjunto de cores. Trata-se de uma linguagem comportamental que a empresa adota como padrão para se relacionar.


Dessa forma, o público consegue identificar o universo, o ambiente, a forma e o jeito de ser de uma marca, que ajuda a conceituar seu caráter, seu nível de modernidade, suas tendências e seu estilo.


Resumindo, a identidade visual ajuda a:

Identificar a marca

Quando ela possui uma identidade visual forte e bem planejada, é facilmente identificada pelos consumidores e pela concorrência.


Aumento de publicidade

Com isso, fica mais fácil usar, por exemplo, um totem publicitário e obter bons retornos dos investimentos em publicidade.


Posicionamento da marca

Toda empresa precisa ter um bom posicionamento no mercado em que atua, para que possa atrair mais clientes e aumentar seus lucros.

Por meio da identidade visual, a empresa passa a ser mais reconhecida, e com isso se posiciona melhor no mercado em que atua.


Como aplicar a comunicação visual no dia a dia da empresa?

No próximo tópico, nós vamos mostrar como uma empresa pode criar uma boa identidade visual.


Mas antes, é importante saber como usar e como aplicar a comunicação visual no dia a dia, principalmente no que diz respeito a marketing digital.


Então, algumas das dicas para fazer isso do jeito certo são:

1 - Incluir a comunicação visual em publicações nas redes sociais

Quase 80% do que é compartilhado no Facebook envolve imagens, por isso, uma empresa pode aproveitar para associar essas imagens a sua identidade visual.

Existem várias maneiras para se fazer isso, como incluir elementos visuais da marca na hora de tirar foto, como os banners.

2 - Blog, site ou loja virtual

A gente sabe que investir em materiais de qualidade para uma boa fachada para loja é importante, mas quando se trata de marketing digital, uma das melhores maneiras é por meio de blogs e sites.

Nesse tipo de espaço, a marca tem mais liberdade para definir layout, cores e design. Isso porque nas redes sociais já existe um padrão que dificulta uma personalização maior, diferente de outras plataformas.

3 - Embalagens e outros materiais

Personalizar é um detalhe que faz toda a diferença, mesmo com o formato on-line tendo ganhado tanto destaque nos últimos meses.

Outros formatos de mídia também são importantes, tais como embalagens, cartões de visita, banners, totens, etc.

Dessa forma, ao desenvolver sua comunicação visual, uma empresa precisa pensar nesses aspectos.

É isso que fará com que ela crie uma identidade mais sólida e consiga se aproximar do consumidor pelo aspecto visual.


Como desenvolver uma boa identidade visual

Uma empresa de sublimação, por exemplo, sabe que desenvolver a identidade visual envolve muitos cuidados.


Um dos erros é acreditar que não é necessário o trabalho de profissionais capacitados e nem estudo aprofundado da relação da marca com o mercado.


Pontos são analisados e conceitos são aplicados, como a Psicologia das cores, uma linha de estudos que demonstra como as cores impactam as emoções e a razão.


Elas também são responsáveis pela decisão de compra do consumidor, por isso, para não perder bons negócios, na hora de investir em identidade visual é preciso estar atento.

Os principais pontos, são:

Conhecer o público-alvo

Uma empresa precisa estudar a fundo o seu público-alvo, antes de realizar qualquer ação, como instalação de painel de led outdoor ou qualquer outra.

É por meio de conhecimento que ela consegue criar uma comunicação que atinja o público certo.

Por exemplo, se for composto por jovens que usam a internet para tudo, materiais focados em pessoas mais velhas não trarão resultados.


Contratar profissionais especializados

Somente os profissionais especializados em construção de marca podem ajudar nesse processo.

Eles possuem o conhecimento necessário para transformar missão, visão e valores da empresa em algo relacionado a sua marca, reconhecível visualmente.


Investir em diferentes materiais de comunicação visual

Mais do que investir em comunicação visual, é necessário fazer uso de seus diferentes formatos e dos materiais diversos que eles possibilitam, desde que façam sentido para a marca.

Por exemplo, uma fabricante de etiqueta de segurança precisa cuidar bem de sua fachada, mas além disso, precisa investir em itens que os clientes levam com eles, como os famosos cartões de visita, marcadores de página, adesivos personalizados, etc.


Estar presente na internet

A internet se tornou o principal meio de comunicação, por isso, mesmo que o trabalho em comunicação visual off-line seja impecável, ele produzirá menos resultados, caso a marca não esteja presente na internet, como no caso das redes sociais.

Nesse meio, além de usar as cores e as imagens adequadas na foto de perfil, por exemplo, as marcas escolhem uma linguagem adequada para falar com seu público.


Conclusão

A comunicação e a identidade visual são muito importantes para definir melhor uma marca perante seus clientes e sua concorrência.

Ao ter essa identidade, ela é memorizada pelo público-alvo, além se comunicar com ele de maneira mais rápida e simples, o que ajuda a empresa a ganhar espaço.

Tudo deve ser feito pensado e organizado por pessoas que entendem do assunto, para que a empresa marque de maneira positiva a memória do público consumidor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 visualização
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign