Loading...

Logo você terá acesso ao site

  • Marcus Vinicius Souza de oliveira

Automação de marketing: veja dicas para trabalhar a de sua empresa


Automação de marketing: veja dicas para trabalhar a de sua empresa

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, muitos setores corporativos estão se beneficiando de softwares inteligentes para melhorar a produtividade e diminuir a ocorrência de erros. É o caso da automação de marketing, que simplifica inúmeros processos de divulgação.


Através da ajuda da tecnologia, as campanhas de marketing se tornam muito mais assertivas e ágeis, acompanhando as tendências do mundo digital e o próprio comportamento do consumidor.


Nesse sentido, as empresas que investem em sistemas de automação conseguem se destacar da concorrência, pois os conteúdos são enviados de maneira ainda mais personalizada, o que contribui com o engajamento no marketing digital.


Diante desse contexto, o artigo de hoje busca trazer algumas dicas para trabalhar a automação de marketing na sua empresa e, desse modo, conquistar o sucesso. Acompanhe a leitura!


O que é automação de marketing?

A automação de marketing nada mais é que o uso da tecnologia em prol de campanhas de divulgação e comunicação. Como exemplo, temos o disparo automático de e-mails personalizados, o agendamento de postagens nas redes sociais e os chatbots.


A grande vantagem é que a automação de marketing pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, desde empresas de contabilidade em SP, até mesmo para microempreendedores individuais, dependendo das necessidades.


Importante ressaltar que essas iniciativas tecnológicas não incluem somente os processos automatizados pontuais, mas sim, toda a estratégia de workflows que prevê a inserção de tecnologias para facilitar o trabalho de gerenciamento, produção e análise.


Assim, é possível dispensar várias ações manuais, que são suscetíveis a erros.


Na internet, a automação de marketing está diretamente atrelada a metodologia do Inbound Marketing, ou “Marketing de Atração”, já que a intenção é automatizar a nutrição dos leads (potenciais clientes), fazendo com que eles finalizam a jornada de compra com a aquisição de um produto ou serviço.


Durante todo esse percurso, a automação de marketing irá colaborar com a geração de leads, nutrição dos usuários e na aquisição de novos clientes.


Quais as principais vantagens da automação de marketing?

De acordo com um levantamento da Marketing Tools, cerca de 69% das empresas da América Latina já incorporaram alguma ferramenta de automação de marketing.


A perspectiva é que essa porcentagem aumente com o passar dos anos, ainda mais com o boom das TICs (tecnologias da informação e comunicação).


Além disso, o mercado está cada vez mais exigente e competitivo. Basta procurarmos por uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, para nos depararmos com inúmeros resultados e empresas.


Por essa razão, é preciso investir em instrumentos que ajudem a destacar nossos negócios. A seguir, conheça algumas das principais vantagens da automação de marketing.


Escalabilidade para o negócio

A escalabilidade se refere ao crescimento dos negócios, em termos de aumento de vendas e número de clientes, porém sem grandes custos.


Com uma ferramenta de automação de marketing, a empresa está investindo em melhorias, mas não precisa contratar mais de uma pessoa para geração de vendas, já que o processo automatizado pode ser replicado inúmeras vezes.


Ou seja, a automação se torna importante para a geração de leads, sem a necessidade de investimentos grandiosos, permitindo que o seu negócio seja escalável.


Para quem não dispõe de muitos recursos para o marketing, esse tipo de investimento direcionado para a tecnologia pode facilitar muito os processos.

Maior eficiência no funil de vendas

O funil de vendas nada mais é que a representação gráfica da jornada do cliente. Em geral, ele é dividido nas seguintes etapas:


● Topo do funil: descobrimento;

● Meio do funil: consideração;

● Fundo do funil: compra;

● Pós-venda: relacionamento.


No Inbound Marketing, é preciso elaborar campanhas assertivas para cada uma das etapas, uma vez que o usuário que acabou de conhecer a sua empresa de paisagismo, por exemplo, terá necessidades diferentes de uma pessoa que já comprou um serviço.


Com a automação de marketing, fica mais fácil direcionar os conteúdos para cada um dos leads, melhorando a eficiência do funil de vendas.


Maior integração entre as equipes

A automação de marketing permite integrar várias informações em um só sistema, em que os colaboradores têm acesso aos dados e histórico dos clientes em um único lugar.


Isso evita perda ou extravio de informações importantes. Fora que tanto a equipe de vendas quanto a de marketing podem trabalhar em conjunto.


Ou seja, se a intenção é aumentar o número de alunos de um curso de quiropraxia, toda a sua empresa pode trabalhar em prol desse objetivo em comum.


Redução de falhas

Quando as máquinas executam o trabalho dentro das empresas, os riscos de erros são muito menores em comparação às ações humanas.


Muito disso, deve-se à própria programação dos sistemas, que segue um conjunto de regras preestabelecidas, que evitam as falhas.


Com isso, a sua empresa ganha em produtividade, além de reduzir o desperdício, a perda de oportunidades e até gastos a mais.


Quais são as principais ferramentas de automação de marketing?

Hoje em dia, é possível encontrar uma grande diversidade de ferramentas de automação de marketing. Por isso, é preciso escolher aquela que melhor atende às necessidades da sua empresa, levando em consideração um planejamento prévio.


Por exemplo, se a intenção de uma clinica de medicina do trabalho é enviar mensagens por e-mail personalizadas, a melhor ferramenta é a automação de e-mail marketing.


Com a ferramenta correta, é possível definir as regras da automação, integrar os profissionais envolvidos no processo, além de reunir de forma segura os dados e métricas do funil de vendas.


Entre as principais ferramentas de automação de marketing, destacam-se:


● Criação de fluxos de informação;

● E-mail marketing;

● Atribuição e monitoramento dos leads;

● Realização de testes A/B;

● Geração de relatórios.


Inclusive, há algumas ferramentas gratuitas de automação de marketing que podem funcionar para o seu negócio.


Por exemplo, se uma escola de educação infantil na Liberdade tem interesse de atingir apenas um grupo restrito de leads, é possível que alguns programas gratuitos consigam atender a demanda.


3 dicas para automatizar o marketing da sua empresa do zero

Diante de todos os benefícios das ferramentas de automação de marketing, cada vez mais empresas buscam implementar sistemas tecnológicos em suas operações e campanhas.


Sendo assim, é possível verificar a automação de marketing em serviços de avaliação imobiliária, ou até mesmo em campanhas automáticas nas redes sociais.


Mas para quem nunca trabalhou com essas ferramentas, há algumas dúvidas de como implementar a automação do zero. A seguir, confira algumas dicas:

1 - Faça um planejamento

Assim como toda estratégia de marketing, a automação também demanda um planejamento prévio para a sua concretização. Afinal, não adianta nada criar vários fluxos, se eles não têm objetivos bem definidos.


Por esse motivo, o primeiro passo é verificar os propósitos da automação de marketing na sua empresa. Posteriormente, entenda mais sobre a sua persona (perfil representativo do cliente ideal), pois é com ela que a sua empresa irá se comunicar.


Tendo todo esse planejamento em mãos, fica mais fácil compreender a jornada do cliente e, desse modo, orientar corretamente as ferramentas de automação de marketing.

2 - Qualifique a lista de contatos

A próxima dica é investir na qualificação da lista de contatos. Como dissemos anteriormente, uma pessoa que acabou de conhecer a sua empresa de seguros de autos terá interesses diferentes de alguém que já é cliente.


Por essa razão, é importante segmentar quem são os leads, para identificá-los com maior precisão e, desse modo, orientar as campanhas corretas.

3 - Tenha uma boa produção de conteúdo

As ferramentas de automação de marketing trabalham especialmente com a metodologia Inbound, que tem como característica a atração dos leads através de conteúdo relevante.


Sendo assim, um ponto importante para que a sua automação tenha resultados é justamente produzir materiais informativos aos leads.


Com esse conteúdo, a sua empresa poderá nutrir os clientes com informações valiosas e, dessa forma, é possível construir uma relação muito mais próxima e saudável com a audiência, que irá culminar em um significativo aumento das chances de vendas.


Inclusive, mesmo que a ferramenta de automação ajude nessa produção de conteúdo, é fundamental orientar os materiais de acordo com as preferências da persona. Muitas vezes, esse processo só é possível pela criatividade humana.


Conclusão

A estratégia de automação de marketing está se tornando cada vez mais comum nas empresas. Muito disso, deve-se ao próprio desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia, que é indispensável para a grande maioria dos trabalhos contemporâneos.


Por esse motivo, é cada vez mais urgente conhecer as ferramentas de automação de marketing e implementar inovações na sua empresa. Afinal de contas, isso se traduz em um aumento considerável das vendas e uma vantagem competitiva.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


2 visualizações
  • Facebook Umdesign
  • Instagram Umdesign
  • LinkedIn Marcus Vinicius
  • Pinterest Umdesign
  • Twitter Umdesign