Loading...

Logo você terá acesso ao site

 
  • Marcus Vinicius

4 passos para o seu negócio se destacar na Era Digital


A Era Digital revolucionou a forma de fazer negócio, impactando em novas maneiras de empreender e nos processos realizados, indo desde a cultura organizacional até a forma de fazer vendas e propaganda.
4 passos para o seu negócio se destacar na Era Digital

A Era Digital revolucionou a forma de fazer negócio, impactando em novas maneiras de empreender e nos processos realizados, indo desde a cultura organizacional até a forma de fazer vendas e propaganda.


Por isso, é extremamente importante estar ciente do que tem sido feito dentro do ambiente corporativo e identificar novas oportunidades que chegam junto com o ambiente digital e sua constante evolução, de modo a se manter atualizado e se destacar da concorrência.


O comum, até pouco tempo atrás, era ter empreendedores atuando com suas lojas físicas, trabalhando de forma manual e orgânica.


Nos dias de hoje, no entanto, cada vez mais o ambiente digital e, principalmente, da internet, tem tomado conta dos negócios, otimizando o processo de busca por produtos e serviços e expandindo o alcance desses estabelecimentos, que antes podiam estar limitados geograficamente.


No entanto, junto aos benefícios e facilidades, também surgiu uma nova demanda: como se destacar e ser encontrado pelos possíveis clientes de modo a ter mais sucesso?


Por conta disso, muitos empreendedores ainda buscam entender como fazer a transição dos ambientes corporativos ou conciliar ambos negócios, procurando formas de se atualizar e modernizar o seu negócio.


Por isso, é importante ficar atento ao conteúdo que será passado neste artigo, pois será possível encontrar um norte e algumas dicas para ter essas dúvidas sanadas e se destacar na era digital.

O que é empreendedorismo no ambiente digital?

A era digital passa a compor e ingressar de forma mais avançada e ativa no empreendedorismo entre as décadas de 1990 e 2000, tendo um grande crescimento a partir de 2010.


Durante esse tempo, reparou-se que os modelos de negócio passaram a ser completamente, ou em sua grande maioria, mantidos e administrados pela internet, por meio de dispositivos diversos.


Além disso, o comportamento do consumidor também foi se alterando com as novas facilidades disponíveis, como o uso de notebooks e a implementação dos smartphones, que disponibilizam serviços e produtos na facilidade de um toque.


Isso quer dizer que, aos poucos, apesar de ainda ser necessário, há uma migração dos ambientes físicos para o meio digital, principalmente pelos custos reduzidos e facilidade de contato direto com o consumidor.


Inclusive, esse processo também afetou os materiais para divulgação, como papéis e impressão, que dividem espaço com banners e pop-ups digitais.


Com essa mudança, é possível reduzir custos com aluguel e atendimento presencial, além de ser possível adotar estratégias de marketing orgânico, também otimizando o investimento em publicidade.


Esse fator, inclusive, é muito benéfico para os pequenos empresários, que têm a oportunidade de implementar e fortalecer a marca.


Com a era digital, se tornou possível gerenciar a empresa e expandir o seu negócio de forma otimizada, aumentando equipes e obtendo melhores resultados.


Para isso, no entanto, é preciso entender o comportamento do seu cliente nesse novo ambiente, para que seja possível investir em estratégias adequadas.


Além disso, o planejamento claro do negócio e estudo constante das novas mídias e tendências no mercado se tornam fundamentais para a manutenção de novos leads (captura de novos possíveis clientes) e fidelização do público alcançado.


Inclusive, existem muitas ferramentas disponíveis para que seja possível ter um maior ganho nesse quesito, também impactando na rotina de produção, organização de processos e controle das campanhas realizadas.


Nesse cenário, os principais pontos de mídia que o empreendedorismo vem crescendo e que podem contribuir para ampliar o alcance em relação ao público são:


● Blogs;

● Ecommerces;

● YouTube;

● Sites;

● Redes sociais.


Para isso, é preciso adequar as técnicas de mensuração, objetivos e forma de se comunicar em cada ambiente, além de uma linguagem conforme o perfil do público-alvo.

Aumento do cenário digital no empreendedorismo

O desenvolvimento digital ainda se mostra em uma crescente, com novas descobertas tecnológicas, formas de criar conteúdo e, portanto, criar anúncios, além de novas mídias que surgem.


Com isso, ferramentas para tornar os processos mais dinâmicos também surgem, acompanhando o mercado.


Inclusive, ao fazer uma análise da linha do tempo, não há indícios de que em algum momento houve regresso da era digital, apenas adaptações e mudanças; e, com o efeito da pandemia da Covid-19, isso foi acelerado.


Serviços presenciais precisaram parar se adaptar ao novo cenário. Com isso, novos modelos, como o home office, foram adotados, pedidos de entrega se tornaram mais frequentes e a propaganda se concentrou quase que inteiramente no ambiente online.


O mercado não pode parar e, portanto, se renovou, criando novas soluções para passar por essa crise e poder continuar produzindo e vendendo. Lembre-se, uma das premissas do empreendimento é a atenção ao mundo, suas necessidades e às novas oportunidades que surgem.


Por conta disso, a transformação teve uma abrangência de todos os setores, desde o entretenimento e ramo alimentício até setores como os de construção e mineração, adequando seus perfis e necessidades ao novo ambiente.


As reuniões passaram a ser por videoconferência e os serviços precisaram se tornar mais ágeis, com a dinamicidade do ambiente digital.


Do mesmo modo, para o cliente comprar, houve uma constante movimentação aos dispositivos como o celular para procurar por produtos e serviços que melhor atendessem suas necessidades.


Portanto, o mercado da atualidade e do futuro é o ambiente digital, para todas as vertentes.


De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), durante este tempo de pandemia, os segmentos de bens de consumo cresceram mais de 100% no ambiente online, como saúde (111%), perfumaria (83%) e supermercados (80%).


Sites especializados em vendas e entregas de produtos variados também tiveram de aumentar seus funcionários significativamente para atender a demanda das compras online.

Até shoppings passaram a vender mais ativamente pelos sites de compra e venda online, com dinâmicas como o drive thru para quem desejasse retirar no local após a compra online, demonstrando novas possibilidades até para o mercado presencial.


A era digital, portanto, é o principal campo de negócio, possibilitando um desenvolvimento mais consistente por meio de estratégias bem planejadas, como os anúncios feitos em redes sociais ou mesmo a produção de materiais de qualidade para os mecanismos de busca, conforme o objetivo e segmento do empreendimento.


Assim, as redes sociais, algoritmos e a internet passam a fazer parte do perfil de trabalho das empresas, que precisam se adaptar a essa necessidade para sustentar e crescer seu negócio.

Como funciona o empreendedorismo na era digital?

Antes de qualquer investimento, é preciso fazer uma análise do negócio que se deseja montar, verificando como alcançar possíveis clientes, gerar menor custo e reforçar a sua marca dentro do mercado.


Com isso, o empreendedor deve procurar as ferramentas mais adequadas para seus processos, bem como técnicas de marketing digital.


Por meio do marketing, o planejamento estratégico será feito considerando o público que se deseja alcançar e suas necessidades, adequando a forma de anunciar e promover determinado produto ou serviço, com base em dados, otimizando os investimentos feitos.


Um bom exercício para desenvolver o planejamento é observar o mercado, como as empresas do mesmo nicho atuam e, principalmente, as que se destacam - independentemente do setor - fazem, avaliando o que elas tem feito para aprimorar sua forma de trabalhar, o que pode ser adaptado e quais outras soluções você pode oferecer.

Durante essa fase de transição, é normal realizar alguns testes para saber qual a resposta do público e quais são as influências nas vendas que tiveram, adequando os processos necessários e reformulando estratégias que não estão sendo efetivas para cumprir o objetivo.

Portanto, não se deve desanimar nas primeiras tentativas, são fases iniciais, de experimentação, que serve justamente para errar e saber onde e como acertar.

Como se destacar no mercado?

Para se destacar no mercado, principalmente no início, é preciso ter um diferencial, ou seja, algo que fará o cliente escolher o seu serviço ou produto ao invés das empresas convencionais.


Isso pode ser feito com estratégias de marketing, mas o fator principal para se destacar é com vantagens competitivas e por meio da identificação que o cliente adquire com a marca.

Apresentar alguns benefícios que outras empresas do mesmo ramo não apresentam, fazer promoções, dar brindes, descontos, demonstrar a missão e valores, bem como as causas que acredita, dando uma personalidade ao negócio é algo crucial nesse ambiente.


Assim, para atrair público, principalmente quando ainda não se está estabilizado no mercado, é preciso contar sua história e demonstrar os benefícios do produto, educando o possível cliente sobre seus serviços.

Redes sociais

Outra dica é saber que as redes sociais passaram a ser ambientes cruciais para estabelecer o relacionamento com o público, sendo até umas das principais vitrines do seu negócio.


Assim, ingressar nas redes, dando uma boa imagem, mostrando-se atualizada e, principalmente, para mostrar o produto ou serviço que é vendido, conferindo ainda mais personalidade à marca é crucial para atrair e fidelizar o público.


Do mesmo modo, é um ambiente mais prático para sanar dúvidas e se aproximar dos clientes, estreitando o vínculo e a identificação.


Também é interessante verificar o comportamento de outros estabelecimentos nas redes, como os salões de beleza se promovem? A comunicação é a mesma que a de uma loja de roupas? O que há de diferente?


Além disso, identifique a persona com quem precisa se comunicar e crie postagens que atendam a dor desse público ideal com as formas de interação, anúncio e consolidação.


Esse fenômeno se dá pelo fato de que grande parte dos consumidores estão nas redes sociais.


Por isso, elas são um ótimo espaço para divulgar determinado serviço ou produto. Além disso, nesses ambientes o custo para publicidade pode ser reduzido, conforme a demanda e necessidade de cada negócio, sendo mais flexível.


Com as estratégias de marketing digital adequadas, pode-se atrair o público para o negócio, sendo que, de modo geral, o cliente da era digital tende a valorizar:


● Aproximação entre empresa e cliente;

● Resposta rápida;

● Interação;

● Conteúdos (vídeos e imagens) atrativos.

Ferramentas

Existem várias ferramentas que ajudam o empreendedor a fazer as suas análises, identificar o comportamento de seus clientes e adequar a estratégia para conquistar novos públicos.


Um software CRM vendas, por exemplo, é excelente para o empreendedor compreender como se dá a relação entre a sua empresa e o cliente.


Com essa ferramenta é possível saber como o público se comporta dentro do site, como suas redes sociais alcançam o potencial cliente, como ele chega até a plataforma de vendas, em quais momentos ele desistiu, bem como se existiram contatos diretos e como se deu essa interação.


Por exemplo, um cliente que ligou para uma clínica para marcar a consulta, mas precisou avaliar uma outra data disponível. Quando ele retornar, o CRM é uma ferramenta que permite que essa informação fique registrada, otimizando a retomada do contato.


Esse aspecto auxilia os gerentes e vendedores a entenderem e melhorarem a sua relação com o público.


Com o CRM é possível ter dados o suficiente, também, para traçar um perfil e fazer um diagnóstico de qual é o seu público-alvo.


Assim, os investimentos podem ser melhor direcionados nas campanhas que atrairão esse público, resultando em uma taxa de conversão atrativa, afinal as pessoas certas estão sendo impactadas. Assim, é preciso traçar detalhadamente esse perfil dos clientes.


Com isso, em resumo, os passos para ter sucesso no ambiente digital são:


● Planejar o nicho do negócio, considerando os valores da marca;

● Definir uma personalidade e contar a história da marca;

● Identificar o público que se deseja atingir;

● Adequar as campanhas e publicações às necessidades e dores desse público.


Assim, é possível se aproximar do público e, deste modo, por meio das ferramentas indicadas,pode-se avaliar os clientes e a empresa, traçando um perfil e localizando quais são as suas semelhanças e necessidades, compreendendo e atendendo melhor a dor desse público para demonstrar como sua marca pode solucionar esses problemas.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.


8 visualizações